Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39785
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Análise situacional de uma clínica-escola de Fonoaudiologia de uma universidade federal da Bahia: um enfoque sobre os problemas.
Other Titles: Situational analysis of a Speech, Hearing and Language clinical school at a federal university in Bahia: a focus on problems.
metadata.dc.creator: Andrade, Natalia Vital de Sales
Matos, Catharina
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma análise situacional de uma clínica-escola de Fonoaudiologia de uma universidade federal da Bahia no que tange ao seu funcionamento e à articulação com a rede municipal de saúde de Salvador-BA. Estudo de caso descritivo, cuja estratégia metodológica foi baseada no Enfoque por Problemas na perspectiva do Planejamento Estratégico Situacional (PES), de Carlos Matus. A investigação empregou como estratégia metodológica a análise documental, a observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal com os atores institucionais. Os resultados apontaram fragilidades em quatro das cinco categorias de análise, quais sejam: infraestrutura, financiamento, organização e gestão, o que remete a fragilidades no processo de formação dos discentes e na integração da Instituição com a rede municipal de saúde. Dos vinte problemas identificados, dez encontram-se dentro da capacidade de governo e dentro da governabilidade dos atores institucionais, ou seja, são passíveis de intervenção pelos atores institucionais. Conclui-se que a clínica-escola deve institucionalizar a prática do planejamento estratégico situacional para combater a improvisação de ações e conseguir cumprir com efetividade suas duas importantes funções: ensino e atenção à saúde.
Abstract: This work describes a situational analysis of a Speech, Hearing and Language clinical school at a federal university in Bahia, examining how it functions and coordinates with the municipal health system in Salvador, Bahia. It is a descriptive case study, whose methodological strategy is based on Carlos Matus’ Situational Strategic Planning (Planejamento Estratégico Situacional: PES) with a Focus on Problems. Our methodological strategy employed document analysis, participant observation, semi-structured interviews and a focus group with institutional actors. The results indicate weaknesses in four of the five categories of analysis, which were: infrastructure, funding, organization, and management. These have led to failings in student training and in the institution’s integration with the municipal health system. Of the twenty identified problems, ten related to the institutional actors’ capacity for both governance and governability, in other words, problems that are amenable to intervention. We conclude that the clinical school must institutionalize the practice of situational strategic planning to combat improvisational practices and enable it to effectively fulfil its two important functions: teaching and healthcare.
Keywords: Fonoaudiologia
Clínica-Escola
Sistema Único de Saúde
Análise Situacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva
metadata.dc.publisher.initials: ISC-UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39785
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise situacional de uma clínica-escola.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.