Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39704
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O ENSINO DA LINGUAGEM MUSICAL NO TERCEIRO SETOR: A CRIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA OS PROJETOS SOCIAIS
Otros títulos : TEACHING MUSICAL LANGUAGE IN THE THIRD SECTOR: DEVELOPING EDUCATIONAL MATERIAL FOR SOCIAL PROJECTS
metadata.dc.creator: Leite, Joyce Carneiro Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor1: Konopleva, Ekaterina
metadata.dc.contributor.referee1: Konopleva, Ekaterina
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Joel Luís da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Gondim, Maria Thereza Pita
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão Final apresenta-se como requisito para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA. O objetivo geral deste documento é refletir sobre a trajetória profissional e acadêmica, e apresentar produtos de pesquisa na área de Educação Musical. Dessa forma, responde-se à questão norteadora: Como construir uma proposta de ensino da linguagem musical no contexto de projeto social que atenda às necessidades do Terceiro Setor? A escolha do tema justifica-se por expressar minha vivência como musicista e educadora musical, com atuação em projetos sociais no estado do Rio de Janeiro ao longo de sete anos. A metodologia do trabalho engloba os seguintes passos: a escrita do Memorial, a elaboração do Artigo Acadêmico e a construção do Produto Final do PPGPROM, que contempla o material didático-pedagógico autoral, organizado em formato de Caderno de Atividades, tendo como proposta auxiliar as práticas pedagógicas dos educadores musicais que atuam no contexto em destaque. Nessa perspectiva, o trabalho visa promover as reflexões relevantes sobre as práticas pedagógicas criativas e eficazes para o Terceiro Setor.
Resumen : This Final Conclusion Work is a requirement for obtaining a Master's Degree at the Professional Postgraduate Program in Music at UFBA. The general objective is to reflect on my professional and academic trajectory, and present research products in the area of Music Education. In this way, the guiding question is answered: How to build a proposal for teaching musical language in the context of a social project that meets the needs of the Third Sector? This theme is justified because it expresses my experience as a musician and music educator, working in social projects in the state of Rio de Janeiro for seven years. The work methodology encompasses the following steps: the writing of the Memorial, the preparation of the Academic Article and the construction of the PPGPROM Final Product, which includes the authorial didactic-pedagogical material, organized in the Activity Notebook format, and has as an auxiliary proposal to the pedagogical practices of music educators who work in the highlighted context. From this perspective, the work aims to promote relevant reflections on creative and effective pedagogical practices for the Third Sector.
Palabras clave : Ensino de Música; Projeto Social; Linguagem Musical
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
Citación : Leite, Joyce Carneiro Corrêa. O ensino da linguagem musical no terceiro setor: a criação do material didático-pedagógico para os projetos sociais / Joyce Carneiro Corrêa Leite.- Salvador, 2023
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39704
Fecha de publicación : 28-nov-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCF FINAL 07.07.2024.pdf7,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.