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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Em Busca do Stimmung: sobre um conceito fundamental na obra de Alois Riegl
Título(s) alternativo(s): In Search of Stimmung: on a fundamental concept in the work of Alois Riegl
Autor(es): Paz, Daniel Juracy Mellado
Resumo: O livro Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (O Culto Moderno dos Monumentos: sua essência e sua gênese), do historiador da arte Alois Riegl (1858-1905), de 1903, tornou-se um clássico da Teoria da Conservação e Restauro, com uma abordagem extremamente original sobre o patrimônio, que atribui ao sujeito a sua apreciação por meio de distintos valores, internamente coerentes e identificáveis e com uma história própria de transformação. Do elenco de valores que reconhece, seria o valor de antiguidade (Alterswert) o ascendente, característico da sensibilidade moderna, ancorado em um sentimento que denominava “atmosfera” (Stimmung). Esse conceito se torna mais transparente apenas ao contemplar o conjunto da obra de Riegl, composta principalmente de livros de História da Arte, onde aparece como o estado mais recente de um processo milenar que pode ser descrito como uma transição do objetivo ao subjetivo, do modo de visão tátil ao óptico, e da sucessão das formas da luta com a natureza e da harmonia do homem no mundo. E que se revela, por fim, nos nuances do culto das ruínas, e nas transformações da historiografia e da história da arte.
Abstract: The book Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (The Modern Cult of Monuments: its essence and its genesis), by art historian Alois Riegl (1858-1905), from 1903, became a classic of Conservation and Restoration Theory, with an extremely original approach to heritage, which attributes to the subject its appreciation through different values, internally coherent and identifiable and with its own history of transformation. From the list of values that he recognizes, the value of antiquity (Alterswert) would be the ascendant, characteristic of modern sensibility, anchored in a feeling which he called “mood” (Stimmung). This concept becomes more transparent only when considering Riegl's work as a whole, composed mainly of Art History books, where it appears as the most recent state of a millenary process that can be described as a transition from the objective to the subjective, from tactile to optical mode of vision, and from the succession of forms of struggle with nature and the harmony of man in the world. And that reveals itself, finally, in the nuances of the cult of ruins, and in the transformations of historiography and the of art history.
Palavras-chave: Stimmung
Patrimônio
Valores
Obra de arte
Arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade de Brasília
Sigla da Instituição: UnB
Citação: Paz, D. J. M. (2022). Em Busca do Stimmung: sobre um conceito fundamental na obra de Alois Riegl. Museologia &Amp; Interdisciplinaridade, 11(21), 349–374. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/41486
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.26512/museologia.v11i21.41486
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39679
Data do documento: Jun-2022
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