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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39511
Tipo: Tese
Título: Respiro fora da(s) linha(s): aproximações poéticas às diásporas africanas no Brasil e Alemanha
Título(s) alternativo(s): Breathing out of (the) line(s): poetic approaches to the African diasporas in Brazil and Germany
Zwischen den Zeilen atmen: poetische Anmerkungen über die afrikanischen Diasporas in Brasilien und Deutschland
Autor(es): Oliveira, Jess
Primeiro Orientador: Ayoh’Omidire, Félix
metadata.dc.contributor.advisor-co1: França, Denise Carrascosa
metadata.dc.contributor.referee1: Rohr, Cilene Trindade
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Raquel Alves dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Cíntia Guedes
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee5: Ayoh’Omidire, Félix
Resumo: Através de uma jornada por produções artísticas das diásporas africanas na Alemanha e no Brasil que abrange o período desde o final da década de 1970 até os anos de 2021/2022, esta tese visa aproximar e memoralizar poéticas da Relação, em termos glissantianos (1990) e que, ao longo deste documento, adquirem dimensões de modos de fazer (e de) viver. A espinha dorsal desta tese/arquivo é o encontro e sentidos produzidos com e por meio de textos escritos e não verbais, cantados e silenciados, desaparecidos e traduzidos. Organizada em quatro atos, a tese proporciona uma experiência multifacetada e multimodal de poéticas da diáspora africana, possibilitando uma leitura não linear que destaca a fluidez e movimentos na abordagem do tema. Os dois primeiros atos, “DANÇAR / TANZEN” e “ESCUTAR / ZUHÖREN”, concentram-se em constelações de cenários literários, críticos e políticos nos dois países e tangem poéticas conectadas, dissonâncias situacionais e a convergência com movimentos políticos afrodiaspóricos contemporâneos, além de abordarem produções literárias e suas respectivas traduções. O terceiro ato, “ENCONTRAR / BEGEGNEN” analisa as formas e projetos políticos do volume Farbe bekennen (1986), uma obra de autoria coletiva que entrelaça diferentes gêneros textuais em um único livro. O ato aborda também as condições políticas que forjaram a sua feitura e publicação, traçando suas continuidades no contexto alemão e além. Essa análise é estendida a seguir para a leitura de outras obras alemãs que seguem a tradição de Farbe bekennen. “CONTINUAR / WEITERMACHEN”, o quarto e último ato concentra-se na experiência em Relação da autora-pesquisadora durante o estágio de doutorado em Berlim, por meio de encontros e experiências vividas em comunidades africanas diaspóricas, com artistas e projetos artísticos, bem como com experiências imaginativas para além deste contexto alemão. Esse ato continua o diálogo com antologias de textos da diáspora africana na Alemanha, abrangendo o período de 1992 a 2022, mais especificamente. Ao longo da tese, poemas, prefácios, flyers de eventos e exposições, e material de arquivo pessoal, são apresentados em tradução e em Relação, como documentos da memória afrodiaspórica. Uma lista de autoria traduzida é fornecida ao final desta tese.
Abstract: Through a journey accross artistic productions, covering roughly the period from the 1970s to 2021/2022, within the African Diaspora in Germany and Brazil, this dissertation aims to bring closer and memorialize poetics of Relation, in Glissantian terms (1990), which – throughout this document – take on dimensions modes of making (and) living. The backbone of this dissertation/archive is the encountours and meanings derived from and with written and non-verbal, sung and silenced, disappeared and translated texts. Organized into four acts the dissertation provides a multifaceted and multimodal experience of African diasporic poetics, allowing for a non-linear reading that emphasizes fluidity and movement in approaching the theme. The first two acts, “DANÇAR / TANZEN” and “ESCUTAR / ZUHÖREN,” focus on literary and political constelations across these countries. They touch upon connected poetics, situational dissonances, and convergence within contemporary African diasporic political movements, addressing literary productions and their respective translations. The third act, “ENCONTRAR / BEGEGNEN,” analyzes the forms and political projects of the volume Farbe bekennen (1986), a collective work that intertwines different textual genres into a single book. The act also delves into the political conditions that shaped its creation and publication, tracing its continuities in the German context and beyond. This analysis is extended to the examination of other Black German works that follow in the tradition of Farbe bekennen. “CONTINUAR / WEITERMACHEN,” the fourth and final act focuses on the author-researcher's experience during the research fellowship in Berlin, exploring encounters and lived experiences, i.e., poetics of Relation in African (and) diasporic communities, with artists, artistic projects and imaginative experiences in and beyond the German context. Additionally, this section continues the dialogue with anthologies of African diasporic texts in Germany, covering the period from 1992 to 2022. Throughout the thesis, poems, prefaces, event flyers, and exhibitions, along with personal archive material are presented in translation and in Relation, serving as an archive and reliquary. A list of translated authors is provided at the end of this thesis.
Palavras-chave: Poéticas
Multilinguismo
Germanística
Artes
Estudos Negros Alemães
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39511
Data do documento: 19-Abr-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

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