Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZanoni, Henrique de Godoy Del Picchia-
dc.date.accessioned2024-07-04T15:57:10Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-07-04T15:57:10Z-
dc.date.issued2024-05-27-
dc.identifier.citationZanoni, Henrique de Godoy Del Picchia Zanoni. SINTOMAS DE TEATRO, SINTOMAS DE CINEMA: A REMEDIAÇÃO DO TEATRO EM CIBERTEATRO. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39507-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze, in an interdisciplinary manner, the relationships between theater and remote presence technologies. With the outbreak of the Covid-19 pandemic in March 2020, most cultural institutions adopted consequent confinement and distancing measures that ultimately led to indefinite closures – or drastically reduced services – interrupting and canceling residencies, rehearsals, and performances throughout the cultural sector, thereby encouraging/forcing artists to create their works in this scenario, (re)embracing connectivity and the use of so-called dematerialized technologies. However, the intersection of theater and such technologies did not begin in the pandemic period, hence this dissertation historicizes this aspect by reclaiming the experience of the Theaterphone, carried out between the late 19th and early 20th centuries. Reinforcing the importance of this reclamation, we also bring to the forefront artistic experiences and debates surrounding the naming of this "new language" – undertaken since the 1990s – bridging theater and contemporary digital media. Finally, we propose that theater, in these circumstances, undergoes a process of remediation to be characterized as cyber theater. Based on the proposal of some categorical elements, we analyze the Brazilian works "Camming – 101 Noites" and "Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar."pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdiscipinaridadept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTeatrofonept_BR
dc.subjectCiberteatropt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRemediaçãopt_BR
dc.subject.otherInterdisciplinarypt_BR
dc.subject.otherTheaterpt_BR
dc.subject.otherThéâtrophonept_BR
dc.subject.otherCybertheaterpt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.subject.otherRemediationpt_BR
dc.titleSintomas de teatro, sintomas de cinema: a remediação do teatro em ciberteatropt_BR
dc.title.alternativeSymptoms of theater, symptoms of cinema: remediation of theater in cyber theaterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ROTEIRO E DIRECAO CINEMATOGRAFICOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.contributor.advisor1Thürler, Djalma-
dc.contributor.referee1Colling, Leandro-
dc.contributor.referee2Machado, Renato Guimaraes-
dc.contributor.referee3Arantes, Priscila Almeida Cunha-
dc.contributor.referee4Thurler, Djalma-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8097944392155752pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca analisar, de forma interdisciplinar, as relações entre o teatro e as tecnologias da presença à distância. Com a explosão da pandemia de Covid-19 em março de 2020, a maioria das instituições culturais adotou consequentes medidas de confinamento e distanciamento que terminaram por fechar suas portas indefinidamente – ou reduziu drasticamente seus serviços – interrompendo e cancelando residências, ensaios e apresentações de todo o setor cultural, o que incentivou/forçou artistas a criar suas obras neste cenário, se (re)aproximando da conectividade e do uso das chamadas tecnologias desmaterializadas. Mas, o fazer e o pensar entre o teatro e tais tecnologias, não se iniciaram no período pandêmico, por isso esta dissertação historiciza esse aspecto, resgatando a experiência do Teatrofone, realizada entre o final do século XIX e início do XX. Reforçando a importância desse resgate, também trazemos à cena experiências artísticas e debates acerca da nomeação dessa “nova linguagem” – realizadas desde os anos 1990 – entre o teatro e as mídias digitais contemporâneas. Por fim, propomos que o teatro, nestas circunstâncias, passa por um processo de remediação, para se caracterizar como ciberteatro. A partir da proposta de alguns elementos categoriais, analisamos as obras brasileiras “Camming – 101 Noites” e “Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar”.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.relation.referencesABRAHAMS, Annie; JAMIESON, Helen Varley. CyPosium – The Book. Link Editions, Brescia. 2014. ANDRESSEN, SOPHIA DE MELLO BREYNER. Obra Poética. Lisboa: Editora Assírio & Alvim, 2015. ARANTES, PRISCILA. @rte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. São Paulo: Editora Papirus, 2005. AZEVEDO, Maria Fernanda Silva. Dança e reabilitação neurológica infantil: estudo de caso exploratório em uma proposta artístico-educativa. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Dança. Salvador: Universidade Federal da Bahia, , 2019. BAUMGÄRTEL, Stephan; GISLON, Giórgio Íman; CUPERTINO, Cupertino. Prometendo a cena online como acontecimento: Uma análise de Tudo que coube numa VHS, do Grupo Magiluth. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, set. 2021. BECKETT, Samuel. O Silêncio Possível. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. BERTHOLD, MARGOT. História Mundial do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva. 2010. BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Midia. Cambridge, MA and London: MIT Press. 2000. BRASILEIRO, Castiel Vitorino. Tornar-se Imensurável: o mito Negro Brasileiro e as estéticas macumbeiras na Clínica da Efemeridade. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Psicologia Clínica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): São Paulo, 2021 BROADHURST, Suzan. Digital Practices: Aesthetic and Neuroesthetic Approaches to Performance and Technology. Londres: Palgrave Macmillan. 2007. BURK, Juli. The Word as Body + Stage Or How Synchronous Chat Became Theatre – Juli Burk’s ATHEMOO. Disponível em: https://nachtkritik.plus/en_EN/films/21055 . 100min. 2022. Acesso em 05 mar 2024. CABRAL, Duarte. Camming: a história de um olhar virtual. Shifter. Disponível em : https://encr.pw/w132T. 2021. Acesso em 05 mar 2024. CARVALHO, Victa. O dispositivo imersivo e a imagem-experiência. Revista ECO-Pós, vol. 9, No.1, Jan-jul, 2006, p. 141-154. CAUSEY, Matthew. Theatre and Performance in Digital Culture: From Simulation to Embeddedness. Londres: Routledge, 2006. CESARINO, Letícia. O Mundo do Avesso: Verdade e Política na Era Digital. São Paulo: Editora Ubu, 2022. CHATZICHRISTODOULOU, Maria. Cyberformance? Digital or Networked Performance? Cybertheaters? Or Virtual Theatres? ...or all of the above?. In: ABRAHAMS, Annie; JAMIESON, Helen Varley (org.). CyPosium – The Book. Brescia: Editora Link Editions, 2014. CRARY, Jonathan. Suspensões da Percepção: Atenção, Espetáculo e Cultura Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2013. CRARY, Jonathan.. Terra Arrasada: Além da Era Digital, Rumo a um Mundo Pós- Capitalista. São Paulo: Editora Ubu, 2023. DINIZ, Guilherme. Palavras: Portais da Memória. Horizonte da Cena. 2023. Disponível em: https://www.horizontedacena.com/palavras-portais-da-memoria/. Acesso em 05 mar 2024. DIXON, Steve. Digital Performance: A History of New Media in Theatre, Dance, Performance Art, and Installation. Cambridge, MA and London: The MIT Press. 2007. DUBATTI, Jorge. O Teatro dos Mortos. São Paulo: Ed SESC, 2016. DUBATTI, Jorge. A Poética Teatral em Marcos Axiológicos: Critérios de Valoração. Tradução de Luciana Romagnolli. Questão de Crítica – Revista Eletrônica de críticas e estudos teatrais , 2014. Disponível em https://l1nq.com/wO2ZY. Acessso em 05 mar 2024. DUBATTI, Jorge. Experiência Teatral, Experiência Tecnovivial: Nem Identidade, Nem Campeonato, Nem Superação Evolucionista, Nem Destruição, Nem Vínculos Simétrico. Rebento, São Paulo, n. 14, jan-jun 2021. DUBATTI, Jorge. Teatro Y Territorialidad. Perspectivas de Filosofía del Teatro Y Teatro Comparado. Barcelona: Gedisa E-book, 2020. FANON, Franz. Os Condenados da Terra. São Paulo: Editora Zahar, 2022. FANON, Franz. Pele Negra, Máscaras Brancas. São Paulo: Editora Ubu, 2020. FERAL, Josette. Além dos Limites. São Paulo: Perspectiva, 2015 FERREIRA, Fliblio. O que é Acusmática? Disponível em: https://encr.pw/MSW77. Acesso em 21 de jun. de 2021. FONTELA, Orides. Poesia Reunida. São Paulo: Editora Cosac Naify. 1996. FURTADO, Renato Guimarães. Palco, pixel e pandemia: estratégias de remediação do Teatro Zoom. Revista Pós-Limiar, v. 5, e226506, 2022. GARRAMUÑO, Florencia. Frutos Estranho: sobre a inespecificidade na estética contemporânea.Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2014. GHIRARDI, Ana Luiza Ramazzina; RAJEWSKY, Irina; DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução. Revista Letras Raras, v. 9, n. 3, p. 11-23, ago, 2020. GIANACCHI, Gabriella. Virtual Theathers: na Introduction. Londres: Routledge, 2004. GRAPPE, Georges. Jules Clarétie: biographie critique. Paris: E. Sansot, 1906. HELDER, Herberto. Os Passos em Volta. Porto: Porto Editora, 2014. JAMIESON, Helen Varley. Adventures in Cyberformance experiments at the interface of theatre and the internet. Queensland: Queensland University of Technology, 2008. JAMIESON, Helen Varley. 2020: the year the world discovered cyberformance. 2020. Disponível em: http://www.cyberformance.org/. Acesso em: 26 de abril de 2023. JAMIESON, Helen Varley. From Paper and Ink to Pixels and Links. International network of women in contemporary theatre, 2001. Disponível em: https://themagdalenaproject.org/sites/default/files/OP6_HelenJamieson.pdf. Acesso em: 26 de abril de 2023. JANSSON, Mathias. From Plaintext Players to Avatar Actors: A Short Survey of Online Gaming Performance. h-z journal, v.17, abril, 2012. LAFARGE, Antoinette. A World Exhilarating and Wrong: Theatrical Improvisation on the Internet. Leonardo, the Journal of the International Society for the Arts, Sciences, and Technology, vol. 28, no. 5. 1995. LAUREL, Brenda. Computers as Theatre. Boston: Addison-Wesley Professional, 2013. LEAL, João Vitor. O close-up e o sujeito reinventado: À procura do personagem de cinema. Aniki, vol. 6, n. 2, 2019, p. 93-114. LEÃO, Howardine Queiroz; LEGASPE, Suia; FAGANELLO, Sol. CAMMING 101 NOITES. Resenha apresentada no Curso “Teatro em Movimento Digital”, 2022, cópia não digital. LEHMAN, Hans T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Ed Cosac & Naify, 2007. LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017. LEITE, Janaina Fontes. Corpo e presença on-line: uma experiência no universo da pornografia virtual em “Camming 101 Noites”. In: LIRIO, Gabriela (org.). Cenas Contemporâneas: arte em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2023. LÍRIO, Gabriela. Cenas da pandemia: tecnologia e performatividade. In: LIRIO, Gabriela (org.). Cenas Contemporâneas: arte em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2023. MACHADO, Renato Bandeira de Gouvêa. O Novo Nó Tecnológico. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2019. MARTINEZ, Lis Yana de Lima. O Diálogo Intermidiático Entre A Sociedade Do Anel e The Lord Of The Rings Online (Lotro): Aspectos de Remidiação, Meia-Realidade, Estrutura e Ficção Interativa. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-graduação em Letras, Porto Alegre, 2017. MUNIZ, Mariana Lima; ROCHA, Maurilio Andrade. A relação entre teatro e internet: tensionamento do tempo e do espaço do acontecimento teatral. Pós: Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p. 242 - 254, novembro, 2016. NWABASILI, Mariana Queen. Entre negro-eu e negro-nós. Teatro Jornal. 2021. Disponível em: https://teatrojornal.com.br/2021/07/entre-negro-eu-e-negro-nos/ Acesso em 05 mar 2024. ISAACSSON, Marta. Teatro e tecnologias de presença à distância: invenções, mutações e dinâmicas. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, v. 3, n. 42, dez. 2021. ISAACSSON, Marta. Ciberteatro e a atualização da experiência espaço-temporal promovida pelo acontecimento teatral. In: LIRIO, Gabriela (org.). Cenas Contemporâneas: arte em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2023. ISAACSSON, Marta. Intermedialidade na criação cênica: ator e tecnologia. VII Reunião Científica da ABRACE. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2838 . Acesso em 05 mar 2024.2013 ISSACSSON, Marta; FERNANDES, Silvia. Dossiê: Teatro em Campo Expandido. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes. v. 3 n. 1. 2016. OS SATYROS. Artistas criam teatro digital e conquistam público online, In: https://satyros.com.br/2020/06/13/satyros-enquanto-discutem-o-que-e-ou-nao-e-teatro- nos-produzimos-arte-online/. 16/06/2020. Acessado em 28 abril 2023. PLAYERS, Hamnet. About the internet theatre & the Hamnet Players. 1994. In: https://www.marmot.org.uk/hamnet/about.htm. Acesso em: 21/12/2023 SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018. SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Flecha no tempo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. SMALL, Daniele Avila. Presencialidade intertemporal e multiespacial na cena contemporânea: poéticas do endereçamento no teatro filmado, no teatro on-line e na reperformance. In: LIRIO, Gabriela (org.). Cenas Contemporâneas: arte em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2023. SIMONDON, Gilbert. Do Modo de Existência dos Objetos Técnicos. Rio de Janeiro: Editora Contraponto. 2020. THÜRLER, Djalma; Woyda, Duda. Teatroestendido e a revolta dos corpos em luta em “Escorpião”. Repertório, 1(36), 2021. THÜRLER, Djalma; Woyda, Duda. O Real, o teatro e a canjira política: o discurso provocado em ‘Stabat Mater’. Repertório, 1(40), 2023. VAN DRIE, Melissa. Hearing through the théâtrophone: Sonically constructed spaces and embodied listening in late nineteenth-century French theatre. SoundEffects. Vol. 5. no. 1. 2015a. VAN DRIE, Melissa. The Theatrophone’s Scenic Space (1881-1930) and the New Figuration of the Listener-spectator. In: Modèles et modalités de la transmission Culturelle. Paris: Éditions de la Sorbonne, 2015b. Disponível em: http://books.openedition.org/psorbonne/8265. Acesso em 15 de ago de 2023). XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: Opacidade e Transparência. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008. ZANONI, Henrique. Cadernos de Estudos: Anotações de processo de pesquisa. Inédito, 2022.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sintomas de Teatro, Sintomas de Cinema - A Remediação do Teatro em Ciberteatro.pdf18,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.