Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443
Tipo: Livro
Título: O ensino de Química para formação participativa e crítica : uma proposta para a abordagem de aspectos sociocientíficos a partir do novo Enem e de livros didáticos
Autor(es): Stadler, João Paulo
Azevedo, Mariana da Silva
Gonçalves, Fabiana Roberta
Hussein, Silva
Resumo: Este livro sumariza cerca de dez anos de pesquisa, com o objetivo de discutir sobre a presença de aspectos sociocientíficos em itens de química do novo Enem (2009-2020), em livros didáticos de química (PNLD 2014 e 2018), como forma de compreender como esses aspectos são abordados em materiais de larga escala. As pesquisas apresentadas tornaram possível estabelecer as temáticas abordadas, os critérios de relevância social, o tipo de controvérsia e o tipo de abordagem relacionados às questões e aos trechos, com potencial para fomentar discussões sociocientíficas, de modo que é possível propor uma forma de organização de práticas educativas sociocientíficas a partir de itens do novo Enem. A obra busca, ainda,contribuir para a reflexão crítica, com foco na aproximação dos objetivos para o ensino de ciências, mirando na formação cidadã.
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Prática de ensino
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Sociais e Aplicadas (EDUFBA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.