Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39259
Tipo: Dissertação
Título: Música, memória e negritude: a estética do pensamento radical negro dos Blocos Afros de Salvador-BA
Título(s) alternativo(s): Music, memory and blackness: the aesthetics of black radical thought in Blocos Afros of Salvador-BA
Autor(es): Conceição, Wesley da Ressurreição
Primeiro Orientador: Souza, Florentina da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Florentina da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Franca, Denise Carrascosa
metadata.dc.contributor.referee3: Pinho, Osmundo Santos de Araujo
Resumo: Esta dissertação intitulada Música, memória e negritude: a estética do pensamento radical negro dos Blocos Afros de Salvador-BA, teve o objetivo de analisar as letras de algumas canções de quatro blocos afros de Salvador (Ilê Aiyê, Malê Debalê, Olodum e Os Negões), com foco nas composições produzidas e/ou regravadas no século XXI. Colocando os compositores/as negros/as em destaque, buscou-se entender de que maneira a textualidade dos blocos afros se configura enquanto instrumento de enunciação e resistência negra. Partindo do conceito de negritude proposto por Aimé Césaire (2010), e valendo-se da ideia da estética da tradição radical preta proposta por Fred Moten (2023) – conceitos basilares para este trabalho – esta pesquisa também dialoga com outros/as intelectuais, a exemplo de Abdias Nascimento, Alberto Guerreiro Ramos, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Leda Martins, Florentina Souza, Paul Gilroy, bell hooks, Jônatas Conceição. Como resultado da análise das letras das canções, este trabalho aponta que a literatura dos blocos afros, em conjunto com os demais elementos éticos-estéticos que compõem esses blocos (dança, toque, canto, figurino e espiritualidade) se constitui enquanto espaço de preservação da memória, quilombamento, insurgência, improviso e valorização da negritude. Por conta disso, essa literatura insere-se na estética do pensamento radical negro. Esse trabalho também aponta que, através de suas obras literárias, os compositores e as compositoras negros e negras dos blocos afros atuam como intelectuais e agentes de transformação social que educam gerações de negros e negras há quase cinco décadas.
Abstract: This thesis entitled “Music, memory and blackness: the aesthetics of black radical thought in Blocos Afro of Salvador-BA” had to analyze some lyrics from four blocos afro in Salvador (Ilês Aiyê, Malê Debalê, Olodum and Os Negões) focused on compositions produced and/or re-recorded in the 21st century. By highlighting black composers. It sought to understand how the textuality of Afro blocks is configured as an instrument of black enunciation and resistance. Based on the concept of blackness proposed by Aimé Césaire (2010), and followed by aesthetics of the black radical tradition proposed by Fred Moten (2003) - fundamental concepts for this work – this research also dialogued with other black intellectuals, such as Abdias Nascimento, Alberto Guerreiro Ramos, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Leda Martins, Florentina Souza, Paul Gilroy, bell hooks and Jônatas Conceição. As a result of the song lyrics analysis, this work figures out that the Literature of Blocos Afro in addition to other ethical-aesthetic elements that make up these Blocos (dance, African ringtones, singing, costumes and spirituality) shaped a space for the preservation of memory, aquilombamento, insurgency, improvisation and valorization of blackness. In this sense, this literature has been inserted into the aesthetics of black radical thought. This work also highlighted that, through their literary works, black composers and composers from Blocos afro has acted as intellectuals and agents of social transformation that has shaped black generations for almost five decades.
Palavras-chave: Blocos Afros
Negritude
Pensamento Radical Negro
Literatura Negra
Música Negra
Compositores/as Negros/as
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Citação: CONCEIÇÃO, Wesley da Ressurreição. Música, memória e negritude: a estética do pensamento radical negro dos Blocos Afros de Salvador-BA. Orientadora: Florentina da Silva Souza. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39259
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wesley Conceição - Dissertação.pdfDissertação1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.