Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVega, Íris Barbosa Faria Almeida-
dc.date.accessioned2024-04-03T21:10:10Z-
dc.date.available2024-04-03-
dc.date.available2024-04-03T21:10:10Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationFARIA VEGA, Íris. EU TENHO QUE ESTAR ONDE EU QUERO ESTAR: REFLEXÕES DE GÊNERO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM CRIAÇÕES DRAMATÚRGICAS E MONTAGENS CÊNICAS. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39251-
dc.description.abstractThe present work deals with the presence of women and female characters in drama and theatre productions, based on gender questions from a feminist perspective. Throughout the work, the following question is addressed: How strategies of analysis can be set up in plays and productions that approach the discussion and deconstruction of gender issues as a category of analysis, especially considering how women are artistically represented? Therefore, research works that present gender inequality in different artistic languages are discussed, notably in the visual arts, cinema and, in other countries, for theatre. Then, a brief state of the art is introduced regarding the academic productions of Brazilian researchers who, in the performing arts, address gender issues as well as some artistic works and theatre groups that explore those themes in the city of Salvador. To develop analytical criteria for theatrical performances, the Bechdel-Wallace Test, which inspired the creation of the Faria-Vega test exercise, is contextualized, and discussed. The Faria-Vega Test consists of a game-like proposition of analysis tool to be applied in dramaturgical scripts and theatrical performances, to contribute to gender discussions in theatre. The test was applied in the plays such as Casa de Bonecas, As Velhas, Noivas, A Mulher Como Campo de Batalha and in three selected productions, A Primeira Vista, Ânsia and Refazendo Salomé. As a result, tools that are present in theatrical epistemologies as devices for deconstructing dichotomies in gender paradigms are presented, pointing out the importance of female presence and the attention to the way in which women characters are represented on stagept_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro feministapt_BR
dc.subjectMulheres no teatropt_BR
dc.subjectTeste de Bechdel-Wallacept_BR
dc.subject.otherFeminist Theatrept_BR
dc.subject.otherWomen in theatrept_BR
dc.subject.otherBechdel-Wallace testpt_BR
dc.titleEU TENHO QUE ESTAR ONDE EU QUERO ESTAR: REFLEXÕES DE GÊNERO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM CRIAÇÕES DRAMATÚRGICAS E MONTAGENS CÊNICASpt_BR
dc.title.alternativeI HAVE TO BE WHERE I WANT TO BE: GENDER REFLECTIONS ON THE REPRESENTATION OF WOMEN IN DRAMATURGICAL CREATIONS AND STAGE PRODUCTIONSpt_BR
dc.title.alternativeTENGO QUE ESTAR DONDE QUIERO ESTAR: REFLEXIONES DE GÉNERO SOBRE LA REPRESENTACIÓN DE LAS MUJERES EN LAS CREACIONES DRAMATÚRGICAS Y LAS PRODUCCIONES ESCÉNICASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, George-
dc.contributor.advisor1ID0000-0002-1189-0163pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2242471657037271pt_BR
dc.contributor.referee1Mascarenhas, George-
dc.contributor.referee1ID0000-0002-1189-0163pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2242471657037271pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.referee2ID0009-0000-5609-2096pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628pt_BR
dc.contributor.referee3Fagundes, Patrícia-
dc.contributor.referee3ID0000-0002-3744-0689pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4833760995067683pt_BR
dc.creator.ID0009-0007-3112-5489pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929454298914862pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta discussões referentes às presenças de personagens mulheres e das mulheres nas criações de textos teatrais a partir de questionamentos de gênero embasados em perspectivas feministas. Ao longo do trabalho é discutida a seguinte questão: Como configurar estratégias de análise para peças teatrais e montagens cênicas que proponham a discussão e desconstrução de questões de gênero enquanto categoria de análise, considerando-se especialmente o modo como as mulheres são representadas artisticamente? Para tanto, são expostas pesquisas que apresentam desigualdade de gênero em diferentes linguagens artísticas, notadamente nas artes visuais e no cinema e, em outros países, também no teatro. Em seguida, é introduzido um breve estado da arte referente às produções acadêmicas de pesquisadoras brasileiras que, nas artes cênicas, abordam as questões de gênero, assim como são apresentas algumas obras artísticas e grupos teatrais que exploram essas temáticas na cidade de Salvador. Tendo em vista desenvolver critérios de análise para os espetáculos teatrais, é contextualizado e discutido o Teste de Bechdel-Wallace, que inspirou a criação do exercício-teste FariaVega. O Teste Faria-Vega consiste na proposição de um instrumento de análisecom caráter de jogo a ser aplicado em textos dramatúrgicos e espetáculos teatrais, tendo em vista contribuir para as discussões de gênero no teatro. O teste é aplicado nos textos dramatúrgicos Casa de Bonecas, As Velhas, Noivas, A Mulher Como Campo de Batalha e em três espetáculos selecionados, A Primeira Vista, Ânsia e Refazendo Salomé. As conclusões desse trabalho expõem ferramentas presentes nas epistemologias teatrais como dispositivos de desconstrução de dicotomias presentes nos paradigmas de gênero, apontando a importância da presença de mulheres e da atenção para o modo como estão as personagens mulheres estão representadas em cena.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesAGENDA CULTURAL. Sobejo – solo com Eddy Veríssimo. 2021. Disponível em: <http://agendacultural.ba.gov.br/sobejo-solo-com-eddy-verissimo-2/>. Acesso em: 10 de out. 2021 ALDEIA NAGÔ. Como Medeia para minha mãe, Salvador, 17 de jun. 2016. Disponível em: <http://www.aldeianago.com.br/teatro/eventdetail/151557/44/como-medeiaara-minha-mae->. Acesso em: 10 de out. 2021 ALMEIDA, Íris Barbosa Faria; NETO, Otávio José Correia; NEVES, Veridiana Andrade; TUDELLA, Eduardo Augusto da Silva; OLIVEIRA, George Mascarenhas de. UM BORDADO A MÚLTIPLAS MÃOS: uma análise da construção do espetáculo A Primeira Vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos. Cadernos JIPE-CIT, Salvador, n. 24, n. 45, p. 24-43. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/issue/view/2171/pdf_24>. Acesso em: 19 de jul. de 2021. ARIAS, Juan. Porque os homens vibram mais com armas do que as mulheres. Veja, Brasil, 22 jan. 2019. Política. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/noblat/porque-os-homens-vibram-mais-com-armasdo- que-as-mulheres/ >. Acesso em: 19 de jul. de 2021. BARROS, José D'Assunção. Os falanstérios e a crítica da sociedade industrial: revisitando Charles Fourier. Mediações Revista de Ciências Sociais, Londrina, vol.16, n. 1, p. 239-255, set. de 2011. BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo: A Experiência Vivida. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira,1980. BECHDEL TEST MOVIE LIST. Bechdel Test Movie List, 2021. Disponível em: <https://bechdeltest.com/>. Acesso em: 19 de jul. de 2021. BECHDEL, Alison. The essential dykes to watch out for. 4ª Ed. Boston, New York: Mariner Books, Houghton Mifflin Harcourt, 2020. BÍBLIA, N. T. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de José Simão. São Paulo:Sociedade Bíblica de Aparecida, 2008. BRONDANI, Joice Aglae. Máscara da bufona, mitologias e feminino na cena – ConFabulAções. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Pós-Doutorado-PNPD, CAPES. Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia; Departamento de Fundamentos do Teatro. Disponível em:<https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3878/41 37>. Acesso em: 10 out. de 2021. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003. BYINGTON, Carlos Amadeu Botelho. As principais diferenças entre a Psicologia Analítica e a Psicologia Simbólica Junguiana. Junguiana, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 67-74, dez. 2019. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/jung/v37n2/08.pdf>. Acesso em: 28 de mar. 2021. CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. A personagem de ficção. 11ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2009. CANDIDO, Marcia Rangel; MARTINS, Cleissa Regina; RODRIGUES, Raissa; JÚNIOR, João Feres. Raça e gênero no cinema brasileiro 1970 – 2016. Boletim Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da UFRJ. Rio de Janeiro, n. 2, 2017. Disponível em: <http://gemaa.iesp.uerj.br/wpcontent/uploads/2017/06/Boletim_Final7.pdf>. Acesso em: 19 de jul. de 2021. CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, vol.10, n.1, p.171-188, 2002. CRIOULA COMUNICAÇÃO. Ofélia: sete saltos para se afogar faz temporada do Espaço Xisto Bahia. ln: BAHIAJÁ. Salvador, 23 mai. 2015. Disponível em: <http://www.bahiaja.com.br/cultura/noticia/2015/05/23/ofelia-sete-saltos-para-seafogar-faz-temporada-do-espaco-xisto-bahia,82152,0.html>. Acesso em: 10 de out. 2021 DECROUX, Étienne. Palabras sobre el mimo. 1ª Edição. México: Arte y Escena Ediciones, 2000. DEVIRES. Mostra Devires, Salvador, 2018. Disponível em: <http://mostradevires.com/artista/lais-machado/>. Acesso em: 10 de out. 2021 DIÁRIO ROSA. Diário Rosa. Salvador, 16 de out. 2017. Facebook: projetodiariorosa. Disponível em:<https://web.facebook.com/projetodiariorosa/photos/a.1662617163762299/166261 7483762267>. Acesso em: 10 de out. 2021. EL-HANI, Charbel Niño. Diferenças Entre Homens e Mulheres: Biologia ou Cultura? Revista USP, [S. l.], n. 29, p. 149-160, 1996. DOI: 10.11606/issn.2316- 9036.v0i29p149-160. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25665>. Acesso em: 31 jan. 2022. FAGUNDES, Patrícia, MARTINS, Iassanã. Imaginários para nosso tempo. In: FAGUNDES, Patrícia; DANTAS, Mônica Fagundes; MORAES, Andréa (org.). Pesquisa em Artes Cênicas em Tempos Distópicos: rupturas, distanciamentos e proximidades. Porto Alegre: PPGAC-UFRGS/Faísca Design Jr., 2020. Cap. 5. p. 90-112. FAGUNDES, Patrícia; MARTINS, Iassanã. Escrever como atriz, como mulher Writing as an actress, as a Woman. Revista Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 98- 111,dez. 2018. FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In: Revista Sala Preta, São Paulo, nº 8, 2008. p. 197-210. Tradução: Lígia Borges. FISCHER, Stela. A crescente disseminação dos estudos feministas na pesquisa em Artes Cênicas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais. Revista Urdimento, Florianópolis, v.3, n.33, p. 296-310, dez. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/14145731033320 18296>. Acesso em: 10 out. de 2021 FRANCHINI. O que são as ondas do feminismo? In: Revista QG Feminista. 2017. Disponível em: <https://medium.com/qg-feminista/o-que-s%C3%A3o-as-ondas-dofeminismoeeed092dae3a>.Acesso em: 19 de jul. de 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996 FUNCEB. #PerfilDasArtes - Solo, silenciamentos e a persistência de Jaqueline Elesbão na dança, Salvador, 14 de abr. 2020. Disponível em: <http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/2020/04/14231/PerfilDasArtes-Solosilenciamentos-e-a-persistencia-de-Jaqueline-Elesbao-na-danca.html>. Acesso em: 10 de out. 2021 FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS. Escandalosa encerra Mostra Abundância no Espaço Cultural Barroquinha. ln: BAHIAJÁ. Salvador, 15 out. 2016. Disponível em: https://atarde.com.br/cultura/espetaculo-refazendo-salome-aborda-questoes-dofeminino-815240. Acesso em: 20 jul. 2021. G1. 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. 13 jan. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-saocatolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml. Acesso em: 11 ago. 2021. G1. Espetáculo Isto Não É Uma Mulata é apresentado na Sala do Coro do TCA, Salvador, 4 de nov. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2018/11/04/espetaculo-isto-nao-e-umamulata-e-apresentado-na-sala-do-coro-do-tca.ghtml>. Acesso em: 10 de out. 2021 G1. Solo 'Mamba Negra' é apresentado no Espaço Cultural da Barroquinha, Salvador, 13 de ago. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/08/mamba-negra-e-apresentada-noespaco-cultural-da-barronquinha.html>. Acesso em: 10 de out. 2021 GIRO PRODUÇÕES. O corpo a espreita do feminino. Salvador, 27 de abr. 2016. Disponível em: <http://www.giroproducoesculturais.com/o-corpo-a-espreita-dofeminino/>. Acesso em: 10 out. 2021 GRILLO, Camila Karla. Fixidez e a desconstrução: uma discussão sobre a identidade lésbica invisibilizada nas artes. Revista Ártemis, vol. XXV nº 1; jan.-jun., 2018, p. 183-202. IBSEN, Henrik. Casa de bonecas. 2ª Edição. São Paulo: Veredas, 2007. INTERTVWEB. Espetáculo Entrelinhas será apresentado no Sesc Ribeirão Preto, Ribeirão Preto. 2019. Disponível em: <https://intertvweb.com.br/evento/espetaculo-entrelinhas-sera-apresentado-nosesc-ribeirao-preto/>. Acesso em: 10 out. 2021 KANE, Sarah. Ânsia. Tradução de Laerte e Roseli Mello. Documento eletrônico, São Paulo: 2003. KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhecimento. Uma palestra performance de Grada Kilomba. Mostra Internacional de Teatro. São Paulo. 2016. Disponível em:<https://www.goethe.de/mmo/priv/15259710-STANDARD.pdf>. Acesso em: 19 de jul.de 2021. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007 LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pósestruturalista Guacira Lopes Louro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. LUCINDA, Elisa. Elisa Lucinda – Diálogos Ausentes (2017). Youtube, 30 de ago. De 2017. Disponivel em: < https://www.youtube.com/watch?v=w5UBFd0wZ94 >. Acesso em: 31. jul. 2020. LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira. Escrita acadêmica performática... Escrita F(r)iccional: Pureza e perigo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-13, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200033. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17759. Acesso em: 10 out. 2021. MACIVOR, Daniel. A Primeira Vista / In On It. Tradução Daniele Avila Small. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012. MASCARENHAS, George. A origem da mímica corporal. Uma entrevista com Etienne Decroux. ouvirOUver, v. 4, n. 2, p. 222-241, 2009. MATSUMOTO, Roberta. Variações sobre teatro e audiovisual. Revista Repertório, Salvador, vol. 20, n. 28, p.47-67, 2017. MEDEIROS DE ARAÚJO, R. Sarah Kane e o mito de si: sob o guarda-chuva, com um projeto em punho à sombra do golem. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 035-048, 2017. DOI: 10.5965/1414573101282017035. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017035 >.Acesso em: 28 mar. 2021. MELANINA DIGITAL. Mônica Santana (BA), Salvador, c2021. Disponível em: <https://melaninadigital.com/monica-santana-ba/>. Acesso em: 10 de out. 2021 MENDES, C. F. . Castro Alves - Marmelada: Uma Comédia Caseira - Noivas (vol.1); Lábaro Estrelado - Bocas do Inferno - O Bom Cabrito Berra (vol.2). 1. ed. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, 2003. v. 2. 456p. MENICUCCI, Eleonora. O golpe e as perdas de direitos para as mulheres. In: Ogolpe na perspectiva de Gênero. Edição 1. Salvador: EDUFBA, 2018. MIMUS. Mimus - Companhia de Teatro. Disponível em: <https://www.mimus.com.br/>. Acesso em: 10 de out. 2021 MIMUS. Mimus - Companhia de Teatro. Espetáculos. Disponível em: <https://mimus.com.br/project/refazendo-salome/>. Acesso em: 10 de out. 2021 MIRANDA, M. B. de. Colcha de Memórias: Epistemologias Feministas nos Estudos das Artes da Cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 231-248, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018231. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310333201 8231. Acesso em: 10 out. 2021. MORÃO, Paula. “Salomé e seus avatares: representações do feminino perverso nos poetas portugueses de Orpheu”. In: Convergência Lusíada. n. 24. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1997. MOREIRA, Deborah. Refazendo Salomé. Salvador, 2016, não publicado. MOREIRA, Marília. ‘Se quiserem debater racismo, que leiam’, diz Djamila Ribeiro sobre racismo. Portal Geledés, Salvador, 11 de ago. de 2018. Mulher Negra, Questão Racial. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/se-quiserem-debater-queleiam- diz-djamila-ribeiro-sobre-racismo/>. Acesso em: 19 de jul. de 2021. NATA, Núcleo Afrasileiro de Teatro de Alagoinhas. NATA - Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas. Salvador, 12 de out. 2018. Facebook: NataTeatroAfrobrasileiro. Disponível em: <https://web.facebook.com/NataTeatroAfrobrasileiro>. Acesso em: 10 de out. 2021. NOGUEIRA, Yasmin; ONISAJÉ, Fernanda Júlia. O corpo ancestral da atris negra nas artes cênicas da cidade de Salvador. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, v. 22, n. 41, 2018. Disponível em: <http://www.ppgac.tea.ufba.br/wpcontent/uploads/2018/12/cad_gipe_cit-41.pdf.> Acessp em: 10 out. de 2021 ONISAJÉ, Fernanda Júlia. AFROGRAFANDO A CENA – UM ESTUDO SOBRE A POÉTICA DO NATA. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, v. 21, n. 39, 2017. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/gipecit/article/view/35411/20468> Acesso em: 10 out. de 2021 PANACÉIA DELIRANTE. Dorotéia, Salvador, 2021. Disponível em: <http://panaceiadelirante.blogspot.com/p/doroteia.html>. Acesso em: 10 de out. 2021 PAREYSON, Luigi. A arte e outras atividades. In: Problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 34-38. PEREIRA, Antônia. Procedimentos dramatúrgicos na encenação de gênero e identidades. In: MENDES, Cleise; LEÃO, Raimundo. Dramaturgias: construções e desvios. Volume 1. Salvador: EDUFBA, 2017 PETHERICK, Anna; GOLDSZMIDT, Rafael; KIRA, Beatriz; BARBERIA, Lorena. As medidas governamentais adotadas em resposta ao COVID-19 no Brasil atendemaos critérios da OMS para flexibilização das restrições? BSG-WP 2020. Disponível em: <https://www.bsg.ox.ac.uk/sites/default/files/2020-06/BSGWP- 2020-033-PT.pdf>. Acesso em: 19 de jul. de 2021. PICO PRETO. A Pico, Salvador, c2021. Disponível em: <https://www.picopreto.com.br/equipe>. Acesso em: 10 de out. 2021 PINHEIRO, Lara. Dezembro tem maior número de mortes por Covid-19 no Brasil desde setembro, indicam secretarias de Saúde. 29/12/2020. Coronavírus. Disponível em <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/12/29/dezembro-temmaior-numero-de-mortes-por-covid-19-no-brasil-desde-setembro-indicamsecretarias-de-saude.ghtml> Acesso em: 24 de março de 2020. RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Teatro nordestino: cinco textos para montar ou simplesmente ler. Campina Grande. 1975. p. 51-101. Refazer. In.: Michaelis, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/busca?id=nej4w>. São Paulo: Melhoramentos, 2021. Acesso em: 19 de jul. de 2021. ROMANO, L. R. V. TeatrAs feministas, substantivo feminino plural: trabalho-dememória sobre as narrativas do feminismo no teatro brasileiro. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 6, n. 1, 18 nov. 2019. ROMANO, Lúcia. Casos e coisas em torno de Nora, ou para onde pode ir o teatro quando uma mulher bate a porta atrás de si com força Revista Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 174-195 dez. 2018. ROMANO, Lúcia. De quem é esse corpo?: a performatividade do feminino no teatro contemporâneo. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA-USP:São Paulo, 2009.ROQUE, Maria Isabel. A mulher na arte: mais objeto que sujeito. Hypotheses, Lisboa, 8 mar. 2018. Disponível em: https://amusearte.hypotheses.org/2192. Acesso em: 30 out. 2021. SANTANA, Ivani; MASCARENHAS, George. ARTE: RESISTÊNCIA E IGNIÇÃO. Revista Repertório, Salvador, vol. 23, n. 34, p. 6-8, 2020. SARRAZAC, Jean-Pierre. Reprise: uma resposta ao pós-dramático. Questão de Crítica – Revista eletrônica de crítica e estudos teatrais, 19 mar. 2010. Disponível em:Acesso em: 19 jul. 2021. SATOU, Danilo. A representatividade da mulher na arte. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 6 mar. 2020. Artigos, blog. Disponível em: http://centrocultural.sp.gov.br/2020/03/06/a-representatividade-da-mulher-na-arte/. Acesso em: 31 out. 2021. SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade,Porto Alegre, vol.15, n. 2, p.71-99, jul./dez. 1995. SECULTBA. Teatro Base leva A Bunda de Simone para Alagoinhas, Salvador, 15 de mai. 2015. Disponível em: <http://www.cultura.ba.gov.br/2015/05/9942/TeatroBase-leva-A-Bunda-de-Simone-para-Alagoinhas.html>. Acesso em: 10 de out. 2021 SECULTBA. Versão Online do Espetáculo Tibiras Realiza Ocupação Artística em Rede Social, Salvador, 25 de fev. 2021. Disponível em: <http://www.cultura.ba.gov.br/2021/02/18470/LeiAldirBlanc-Versao-online-doespetaculo-Tibiras-realiza-ocupacao-artistica-em-rede-social.html>. Acesso em: 10 out. 2021 SILVA, Monalisa Nanaina da; MONTEIRO, Juliana Cristina dos Santos. Representatividade da mulher negra em cartazes publicitários do Ministério da Saúde. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 52, Nº 03399, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 62342018000100475&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 abr. 2021. SÓ BIOLOGIA. Coluna Vertebral, [s.a.]. Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao4.php>. Acesso em: 10 out. 2021 SYMPLA. Desmontando Cassandra, Salvador, 25 de set. 2019. Disponível em: <https://www.sympla.com.br/filtebahia---desmontando-cassandra 650387>. Acesso em: 10 out. 2021 SYMPLA. Obsessiva Dantesca, Salvador, 29 de out. 2016. Disponível em: <https://www.sympla.com.br/obsessiva-dantesca---lais-machado-ba 96671>. Acesso em: 10 out. 2021 TAYLLA DE PAULA FOTOGRAFIA. Teatro | Obsessiva Dantesca | Espaço Cultural da Barroquinha. Salvador, 16 de jul. 2016. Disponível em: <https://www.taylladepaula.com/post/2016/07/19/obsessiva-dantesca>. Acesso em: 10 out. 2021 THE MAGDALENA PROJECT. THE MAGDALENA PROJECT. international network of women in contemporary theatre. online: 2018. Disponível em: https://www.themagdalenaproject.org/. Acesso em: 6 ago. 2021. TRILOGIA MEMÓRIAS. A Cia. Estupor de Teatro. Disponível em: <http://trilogiamemorias.blogspot.com/p/cia-estupor-de-teatro.html>. Acesso em: 10 de out. 2021 UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005. UFBA, Escola de Teatro da. Ânsia - Sessão 04 - Dia 13/12, 20h. Youtube, 13 de dez. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ig6VT1cF9tw&t=7s>. Acesso em: 10 de out. 2021 UZÊDA, Eduarda. Espetáculo Refazendo Salomé aborda questões do feminino. ln: ATarde. Salvador, 14 out. 2016. Disponível em: https://atarde.com.br/cultura/espetaculo-refazendo-salome-aborda-questoes-dofeminino-815240. Acesso em: 20 jul. 2021. VIGARELLO, Georges. História do estupro: violência sexual nos séculos XVI-XX. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998. VILELA, Rafael Pedro. Mais de 70% da violência sexual contra crianças ocorre dentro de casa. Agência Brasil, 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2019-05/mais-de-70- da-violencia-sexual-contra-criancas-ocorre-dentro-de>. Acesso em: 19 de jul. De 2021. VISNIEC, Matei. Paparazzi Seguida de a Mulher Como Campo de Batalha. 1ª edição. São Paulo:É Realizações, 2012.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
íris barbosa faria almeida vega - dissertação.pdfíris barbosa faria almeida vega - dissertação3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.