Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39243
Tipo: Tese
Título: Ensino na educação superior: construção e validação de escalas de modalidades de aprendizagem e saberes docentes
Autor(es): Sampaio, Marcio Santos
Primeiro Orientador: Bruni, Adriano Leal
Segundo Orientador: Dos-Santos, Marcos Gilberto
metadata.dc.contributor.referee1: Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.contributor.referee2: Dos-Santos, Marcos Gilberto
metadata.dc.contributor.referee3: Sales, Mary Valda Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Paixão, Roberto Brazileiro
metadata.dc.contributor.referee5: Souza-Silva, Jader Cristino de
Resumo: O ensino na educação superior é uma atividade permeada de especificidades e complexidades que requer a aprendizagem e desenvolvimento de saberes docentes. No sentido de identificar tais saberes Koehler e Mishra (2006, 2007) desenvolveram o modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) apontando os saberes de conteúdo, pedagógico e tecnológico e suas interrelações como basilares para a realização do ensino. Entretanto, o modelo TPACK não aponta possibilidades no que diz respeito aos modos de aprendizagem para a construção destes saberes. Diante dessa constatação teórica fizemos uma revisão sistemática de literatura (RSL) que, no período da sua realização tinha como objetivo realizar um mapeamento das pesquisas que utilizavam o TPACK tendo a educação superior como contexto. As lacunas identificadas pela RSL, sobretudo, àquelas que dizem respeito as correlações entre modos de aprendizagem, formação docente e saberes docentes, o que somada às nossas experiências pessoais como docente motivaram o desenvolvimento desta tese, cujo objetivo geral é avaliar, por meio de construção e validação de escalas, as relações entre as modalidades de aprendizagem docente e os saberes de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos para o ensino na educação superior. Para tanto, mobilizamos, para além do modelo TPACK, uma discussão teórica em torno dos saberes docentes e abordagens epistêmicas de aprendizagem individual-cognitiva e socioprática. Com o propósito de cumprir o objetivo adotamos uma abordagem metodológica de natureza quantitativa para a construção e validação de duas escalas (modalidades de aprendizagem e saberes docentes), ambas contextualmente adaptadas com o cenário da educação superior. As escalas tiveram seu conteúdo validado por meio de professores especialistas. Contamos com a participação de 838 docentes das instituições de ensino superior públicas do estado da Bahia. Para fins de operacionalização dos procedimentos metodológicos, utilizamos análises fatoriais exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais por meio de linguagem computacional para estatística R e o ambiente Rstudio. Deste modo, defendemos a tese de que é possível associar as modalidades de aprendizagem da abordagem individual-cognitivista e socioprática com a construção dos saberes de conteúdo, pedagógico e tecnológico, por meio da construção e validação de escalas, voltados para o ensino no âmbito da educação superior. As escalas apresentaram evidências de validação baseada na estrutura interna do instrumento (consistência interna e fidedignidade). Para além das contribuições de ordem teórica e prática, destacamos como contribuição inovadora teórica da tese ocorreu quando avançamos teoricamente ao associar as modalidades de aprendizagem com estes saberes docentes. De modo geral, os resultados apontaram que: as modalidades de aprendizagem podem, isoladas ou conjuntamente, fornecer, em maior ou menor grau, suporte para a construção, desenvolvimento e compartilhamento dos saberes tipificados pelo TPACK; as escalas, para além do processo de validação, podem servir como um instrumento diagnóstico para avaliação da prática docente; a reflexividade, dialogicidade e as interações podem servir como catalisadores no processo de aprendizagem colaborativa; que a aprendizagem ocorre, na maioria das vezes, com a atuação combinada das duas abordagens epistêmicas (individual-cognitiva e socioprática); que se faz necessário o aprofundamento de um processo continuado de formação docente para a educação superior, principalmente, no que diz respeito aos saberes pedagógicos e tecnológicos, que se complexificam quando relacionados a variáveis de ordem sociodemográfica e de perfil docente. Deste modo, diante dos resultados obtidos confirmamos a nossa tese, mas a tomamos como um ponto de partida para pesquisas futuras que possam desdobrar os resultados encontrados sob a forma de diversas outras investigações que possam contribuir para pensar o tema.
Abstract: Teaching in higher education is an activity permeated with specificities and complexities that requires learning and development of teaching knowledge. In order to identify such knowledge, Koehler and Mishra (2006, 2007) developed the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) model, pointing out content, pedagogical and technological knowledge and their interrelations as fundamental to teaching. However, the TPACK model does not indicate possibilities regarding learning modes for the construction of this knowledge. Given this theoretical finding, we carried out a systematic literature review (RSL) which, during the period of its completion, aimed to map out research that used TPACK with higher education as its context. The gaps identified by RSL, especially those that concern the correlations between learning modes, teacher training and teaching knowledge, which added to our personal experiences as a teacher motivated the development of this thesis, whose general objective is to evaluate, through construction and validation of scales, the relationships between teaching learning modalities and content, pedagogical and technological knowledge for teaching in higher education. To this end, in addition to the TPACK model, we mobilize a theoretical discussion around teaching knowledge and epistemic approaches to individual-cognitive and socio-practical learning. In order to fulfill the objective, we adopted a methodological approach of a quantitative nature for the construction and validation of two scales (learning modalities and teaching knowledge), both contextually adapted to the higher education scenario. The scales had their content validated by expert teachers. We had the participation of 838 professors from public higher education institutions in the state of Bahia. For the purposes of operationalizing the methodological procedures, we used exploratory and confirmatory factor analysis and structural equation modeling using the computational language for statistics R and the Rstudio environment. In this way, we defend the thesis that it is possible to associate the learning modalities of the individual-cognitivist and socio-practical approach with the construction of content, pedagogical and technological knowledge, through the construction and validation of scales, aimed at teaching within the scope of college education. The scales showed evidence of validation based on the internal structure of the instrument (internal consistency and reliability). In addition to the theoretical and practical contributions, we highlight how the theoretical innovative contribution of the thesis occurred when we advanced theoretically by associating learning modalities with this teaching knowledge. In general, the results showed that: learning modalities can, alone or together, provide, to a greater or lesser extent, support for the construction, development and sharing of knowledge typified by TPACK; the scales, in addition to the validation process, can serve as a diagnostic instrument for evaluating teaching practice; reflexivity, dialogicity and interactions can serve as catalysts in the collaborative learning process; that learning occurs, most of the time, with the combined action of two epistemic approaches (individual-cognitive and socio-practical); that it is necessary to deepen a continuous process of teacher training for higher education, mainly with regard to pedagogical and technological knowledge, which becomes more complex when related to sociodemographic variables and teaching profile. In this way, given the results obtained, we confirm our thesis, but we take it as a starting point for future research that can unfold the results found in the form of several other investigations that can contribute to thinking about the topic.
Palavras-chave: Saberes docente
Aprendizagem docente
Modelo TPACK
Escala modalidades de aprendizagem
Escala de saberes docente
CNPq: CNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÂO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39243
Data do documento: 27-Nov-2023
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcio Santos Sampaio.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.