Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39208
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Radiojornalismo diário em formato podcast: uma descrição analítica do Aos Fatos
Other Titles: Daily radio journalism in podcast: an analytical description of "Aos Fatos"
metadata.dc.creator: Santana, Luciana Oliveira Barbosa Freire de
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Maurício Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares, Maurício Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Lívia de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Silvana
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o podcast jornalístico Aos Fatos, antigo Fim do Dia, produto da empresa jornalística soteropolitana Grupo Metropole (o acento agudo convencional foi abolido da marca, nome próprio, da empresa, bem como de seus veículos, não incorrendo em erro ortográfico de minha parte), com base em sua detalhada descrição de transformações e da análise de episódios. Vamos entender como o produto se constitui enquanto podcast jornalístico diário. Busca-se entender ainda se os processos de produção, divulgação e consumo estão mais ligados ao radiojornalismo diário do que ao podcast jornalístico. Será apresentado como o formato “podcast” diversifica as estruturas de produção e distribuição da informação, a fim de um maior alcance e aproximação com o ouvinte. Essas questões são trabalhadas por meio de conceitos centrais do Jornalismo, como rádio expandido e experiência midiatizada de escuta, além de radiojornalismo e podcast como uma nova forma de interação sonora. O trabalho se propõe ainda a buscar perspectivas para entender qual o momento do radiojornalismo no contexto da convergência midiática. Observamos que o maior desafio para a produção do Aos Fatos reside no rompimento do modelo de "re-empacotamento" baseado no tratamento da notícia feito pela Rádio Metropole.
Abstract: This work aims to study the journalistic podcast Aos Fatos, formerly Fim do Dia, a product of the journalistic company Grupo Metropole (the conventional acute accent was abolished from the brand, its own name, the company, as well as its vehicles, not incurring in error spelling on my part), based on his detailed description of transformations and analysis of episodes. Let's understand how the product is constituted as a daily journalistic podcast. We also seek to understand whether the processes of production, dissemination and consumption are more linked to daily radio journalism than to journalistic podcasts. It will be presented how the “podcast” format diversifies the structures of production and distribution of information, in order to achieve greater reach and closer contact with the listener. These issues are addressed through central concepts of Journalism, such as expanded radio and the mediatized listening experience (EME), in addition to radio journalism and podcasts as a new form of sound interaction. The work also aims to seek perspectives to understand the current state of radio journalism in the context of media convergence. We observed that the biggest challenge for the production of Aos Fatos lies in breaking the "re-packaging" model based on the treatment of news carried out by Rádio Metropole.
Keywords: Rádio expandido
Radiojornalismo diário
Podcast
Experiência midiatizada de escuta
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39208
Issue Date: 28-Nov-2023
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - LUCIANA FREIRE.pdf942,82 kBAdobe PDFView/Open
TCC - LUCIANA FREIRE - PDF.pdf4,61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons