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dc.creatorOliveira, Laisa Araujo de-
dc.date.accessioned2024-03-08T17:07:46Z-
dc.date.available2024-03-08T17:07:46Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39196-
dc.description.abstractIn this research, we aim to understand, through the perceptions of undergraduate students at the Teacher Training Center of the Federal University of Recôncavo Bahia/UFRB, how the actions carried out by the extension programs: Pet Afirmação, Poéticas Periféricas, and Cafuné impact or do not impact their academic formation. Both programs have as their main objective to foster discussions on Ethnic-Racial issues within the context of extension activities. In university settings, extension actions with themes related to race and blackness have proven to be essential for dialogues and educational development. In the case of a Teacher Training Center, this dialogue becomes even more crucial. However, it is important to understand how their development has facilitated these exchanges and how they have reached the student body of the center. In this vein, this research takes a qualitative approach. For this purpose, an exploratory field research was conducted. To comprehend the students' perceptions, we used semi-structured interviews conducted with 8 students, one from each course at the center, each in different semester periods. Additionally, as a means of delimiting the programs involved, semi-structured interviews were conducted with the three program coordinators. This research allows us to understand how extension activities at the Teacher Training Center have been developed, how these actions have been guided, and how they have impacted the student community at the center. It also suggests pathways for Ethnic-Racial Relations education that may emerge through the actions offered by programs and projects engaged in racial discussions within academic spaces.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectFormação de Professores/aspt_BR
dc.subject.otherEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subject.otherUniversity Extensionpt_BR
dc.subject.otherTeacher Trainingpt_BR
dc.titleExtensão e formação de professores/as: o papel dos programas de extensão como estratégia para o ensino das relações étnico-raciais no centro de formação de professores/as -UFRBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.contributor.advisor-co1Pimentel, Adriana Miranda-
dc.contributor.referee1Santos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Silva, Rosangela Souza da-
dc.contributor.referee3Santos, Andreia Barbosa dos-
dc.contributor.referee4Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3500704382361471pt_BR
dc.description.resumoNos espaços universitários, ações de extensão com temas sobre raça e negritude têm apontado como importantes meios de diálogos e formações. Nos centros de formação de professores/as , o diálogo se faz ainda mais necessário. No entanto, é importante compreender como o desenvolvimento das ações extensionistas têm permitido trocas e de que forma tem alcançado o corpo estudantil. Nesse sentido, buscamos compreender como objetivo central deste estudo, as percepções dos estudantes de licenciatura do Centro de Formação de Professores/as , da Universidade Federal do Recôncavo Bahia/UFRB, sobre como as ações realizadas pelos programas de extensão: Pet Afirmação, Poéticas Periféricas e Cafuné impactam em sua formação. Tais programas possuem como objetivo principal, trazer em torno da extensão, o debate acerca das discussões Étnico-Raciais. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada com 8 estudantes, sendo um de cada curso do CFP, em diferentes períodos semestrais. Além disso, como forma de delimitação dos programas envolvidos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as três coordenadoras dos programas. Esta pesquisa nos possibilitou conhecer como têm sido desenvolvidas as atividades extensionistas no Centro de Formação de Professores/as , entendendo como essas ações têm se norteado e sobre como tem alcançado a comunidade estudantil do Centro. Também aponta caminhos de uma formação para as Relações Étnico-Raciais, permitida por meio das ações de extensão, que tem não só possibilitado aos estudantes do Centro de Formação de Professores/as/CFP a permanência qualificada nesse espaço de formação superior, como também possibilitado o acesso a discussões necessárias à formação sociopolítica e profissional, como raça e diversidade nos espaços acadêmicos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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