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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes negras: um estudo sobre o acesso aos serviços de saúde no contexto do SUS a partir de uma revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Sexual and reproductive rights of black teenage girls: A study about the access to te public heath service in the context of SUS form a literature review
Autor(es): São Pedro, Ana Carolina Assis Oliveira de
Primeiro Orientador: Noronha, Valéria dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Clemente, Flávia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Gilmara Silva de
metadata.dc.contributor.referee3: Noronha, Valéria dos Santos
Resumo: Este trabalho busca estudar o acesso das adolescentes negras aos seus direitos sexuais e reprodutivos por meio dos serviços de saúde que atendem à saúde sexual e reprodutiva no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). No que diz respeito à metodologia utilizada neste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em uma revisão integrativa de literatura e nos diários de campo produzidos durante o estágio em uma maternidade pública de Salvador/BA, de natureza qualitativa e caráter exploratório, com o objetivo de analisar sob uma perspectiva crítica como vem ocorrendo o acesso das adolescentes negras aos seus direitos sexuais e reprodutivos. No segundo capítulo do trabalho, primeiramente será feita uma introdução do tema, discutindo sobre a heterogeneidade nas formas de ser adolescente e os impactos dessa fase na sexualidade humana, para depois levantar os marcos históricos e legais sobre os direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes no Brasil e no mundo. Já no terceiro capítulo, o foco passa a ser direcionado para as adolescentes negras e a forma em que elas acessam os serviços de saúde públicos relacionados à saúde sexual e reprodutiva. A discussão se inicia pelo entendimento de como se configura o acesso dos adolescentes aos seus direitos sexuais e reprodutivos pelos serviços de saúde públicos, para posteriormente tratar, de maneira crítica e à luz da interseccionalidade, sobre os dados que a literatura e as minhas vivências no processo de estágio possuem sobre o acesso das adolescentes negras aos direitos sexuais e reprodutivos pelo SUS.
Abstract: This monography seeks to study the access of black teenagers girls to their sexual and reproductive rights in the context of Sistema Único de Saúde (SUS). With regard to the methodology utilized in this study, it was made a bibliography research, based on a integrative literature review and field journals produced during internship on a public maternity from Salvador/BA, of a qualitative and exploratory nature, with the purpose of analyze under a critical perspective how it’s been happening the access of the black teenagers girls to their sexual and reproductive rights. In the second chapter of this work, first will be done an introduction to the theme, discussing the heterogeneity of ways of being a teenager, and the what are the impacts of this period on the human sexuality, and then bring the historical and legal landmarks about sexual and reproductive rights of teenagers in Brazil and in the world. In the third chapter, the focus shifts to the black teenagers girls and the way that they access the public health service related to the sexual and reproductive health. The discussion begins by understanding how teenagers access their sexual and reproductive rights through the public heath service, for later treat, critically and in the light of the intersectionality about the data that the literature and my experiences in the internship process have on the access of black teenagers to sexual and reproductive rights through the SUS.
Palavras-chave: Adolescentes negras
Direito sexual
Direito reprodutivo
Acesso
SUS
Interseccionalidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39044
Data do documento: 1-Dez-2022
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