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Tipo: Dissertação
Título: Produção científica em acesso aberto nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil
Autor(es): Quaresma, Jamilli Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Lubisco, Nídia Maria Lienert
metadata.dc.contributor.referee1: Lubisco, Nídia Maria Lienert
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Kátia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
Resumo: As formas de criar, organizar, disseminar, utilizar e preservar a informação e o conhecimento, sobretudo no âmbito da pesquisa e da ciência, tem sido fortemente impactada pelas tecnologias e sobretudo pelo movimento de acesso aberto a produção científica, acarretando assim transformações no sistema de comunicação científica. Esse estudo busca investigar a produção científica dos pesquisadores-docentes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil publicada em acesso aberto. Justifica-se em razão da importância das discussões para a Ciência da Informação sobre as relações entre produção, comunicação e difusão do conhecimento científico dos pesquisadores-docentes brasileiros no contexto da comunicação científica e a sua produção em acesso aberto como novos espaços de democratização da ciência. O objetivo geral da pesquisa consiste em: Conhecer a produção científica em acesso aberto dos pesquisadores-docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. Os objetivos específicos a serem alcançados são: (i.) levantar a produção científica dos pesquisadores-docentes do PPGCIs do Brasil; (ii.) demonstrar a situação da produção científica em acesso aberto dos pesquisadores-docentes dos PPGCIs do Brasil. (iii.) identificar a percepção dos pesquisadores-docentes dos PPGCIs do Brasil sobre o acesso aberto. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Pretende, através do levantamento documental, mapear e identificar a produção científica em acesso aberto dos pesquisadores-docentes do PPGCIs do Brasil, identificando a modalidade de publicação adotada. Busca ainda identificar a percepção dos pesquisadores-docentes sobre o acesso aberto através de aplicação de questionário. A pesquisa consistiu no levantamento da produção científica registrada no Currículo Lattes de 221 pesquisadores-docentes de nove PPGCIs, resultando no levantamento de 25.502 tipos de documentos, dos quais foi realizada a análise dos artigos que totalizou em 8924, distribuídos em 1066 periódicos. O resultado da pesquisa demonstrou que as relações entre os atores do ecossistema da comunicação científica influenciam a produção científica e que há predominância da publicação em acesso aberto pelos pesquisadores-docentes do PPGCIs. Conclui-se que essa tendência insere os pesquisadores-docentes do PPGCIs no contexto do acesso aberto mundial, bem como a área da Ciência da Informação, o que gera benefícios individuais e coletivos para todos que buscam tornar o conhecimento científico amplamente disponível e acessível de forma gratuita.
Abstract: The ways of creating, organizing, disseminating, using and preserving information and knowledge, especially in the context of research and science, have been strongly impacted by technologies and especially by the movement of open access to scientific production, thus leading to transformations in the system of scientific communication. This study seeks to investigate the scientific production of research-teachers from the Postgraduate Program in Information Science in Brazil published in open access. It is justified due to the importance of discussions for Information Science about the relationships between production, communication and dissemination of scientific knowledge by Brazilian researchers-teachers in the context of scientific communication and its production in open access as new spaces for the democratization of science . The general objective of the research consists of: Knowing the open access scientific production of the researcher-teachers of the Postgraduate Program in Information Science in Brazil. The specific objectives to be achieved are: (i.) raise the scientific production of researchers-teachers at PPGCIs in Brazil; (ii.) demonstrate the situation of scientific production in open access by researchers-teachers at PPGCIs in Brazil. (iii.) identify the perception of researchers-teachers at PPGCIs in Brazil about open access. This is descriptive research, with a qualitative-quantitative approach. It intends, through documentary survey, to map and identify the open access scientific production of PPGCIs do Brasil researcher-teachers, identifying the type of publication adopted. It also seeks to identify the perception of research-teachers about open access through the application of a questionnaire. The research consisted of surveying the scientific production recorded in the Lattes Curriculum of 221 researcher-teachers from nine PPGCIs, resulting in the survey of 25,502 types of documents, of which an analysis of the articles was carried out, totaling 8924, distributed in 1066 journals. The research result demonstrated that the relationships between the actors in the scientific communication ecosystem influence scientific production and that there is a predominance of open access publication by PPGCIs professor-researchers. It is concluded that this trend places PPGCIs' research-teachers in the context of global open access, as well as the area of Information Science, which generates individual and collective benefits for everyone who seeks to make scientific knowledge widely available and accessible in a free.
Palavras-chave: Produção científica
Acesso aberto
Comunicação científica
Ciência da Informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39041
Data do documento: 6-Nov-2023
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