Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38977
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: era uma vez outra vez: Inês de Castro e o Enreduana para crianças.
Autor(es): Almeida, Leccicia Pires
Primeiro Orientador: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Aline Cesar
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Jamilly Starling Santos de
Resumo: Os livros Inês e Enreduana foram escritos por Roger Mello, ilustrados por Mariana Massarani e publicados pela Companhia das Letrinhas em 2015 e 2018, respectivamente. O primeiro conta a história da rainha póstuma de Portugal, Inês de Castro, e de seu relacionamento com o Príncipe de Portugal, Dom Pedro, pelos olhos de sua filha. A personagem narradora deste livro narra a história de amor de seus pais, explicitando os rumores que rondavam a corte de Dom Afonso, seu avô e rei de Portugal da época, e as dificuldades que se apresentaram ao longo de seu caso amoroso. Já o segundo livro tem como personagem narradora um grão de areia, que, ao viajar pelo deserto da Mesopotâmia nas costas de uma cobra, conta a história de Enheduana, a primeira filósofa e poeta de que se tem conhecimento na história, e de sua jornada inusitada até se tornar uma Alta Sacerdotisa. Os livros têm como foco a vida de figuras femininas que realmente existiram e os objetivos deste trabalho são: analisar como são recontadas as vidas destas personalidades, a fim de discutir como a literatura infantil brasileira contemporânea desenvolve debates com o público infantil sobre identidades de gênero. Além disso, buscou-se discutir a relação complexa entre os textos verbais e visuais que se instaura perante as forças poéticas, simbólicas e narrativas das imagens presentes nas obras. A metodologia adotada neste estudo foi a leitura crítica dos dois objetos de estudo, de forma concomitante à configuração de um arcabouço teórico e crítico de literatura, para ser utilizado como base para as discussões e reflexões estabelecidas. Para escrever sobre as experiências de vida das mulheres nos contextos históricos tratados nos objetos de pesquisa, foram selecionados textos como: “Mulheres portuguesas na idade média”, de Wilson Biasotto, e “O Sacerdócio Feminino da Antiga Mesopotâmia”, de Simone Dupla. Em relação à reunião de fatos biográficos sobre Enheduana e Inês de Castro, o livro Inana foi escolhido, assim como o artigo “As vidas de D. Pedro e de D. Inês de Castro na historiografia medieval portuguesa”, de António de Oliveira. Por fim, para analisar o relacionamento entre texto visual e texto verbal, O ato fotográfico e outros ensaios, escrito por Philippe Dubois e A imagem nos livros infantis: Caminhos para ler o texto visual, por Graça Ramos foram selecionados. Fotos de pinturas e esculturas também foram incluídas para uma análise comparativa entre ilustração e fotografia. As análises presentes neste trabalho são feitas com o intuito de contribuir para as discussões sobre representação de gênero na literatura e a importância da literatura infantil como espaço de conhecimento e criatividade.
Palavras-chave: Literatura infantil
Biografias
Identidade de gênero
Representação de gênero
Castro, Inês, 1320?-1355
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38977
Data do documento: 21-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leccicia Pires Almeida.pdf40,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons