Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38957
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa de estruturas de redes neurais artificiais para modelagem baseada em dados do bombeio centrífugo submerso
Autor(es): Anunciação, Gabriel Azevedo
Primeiro Orientador: Fontes, Raony Maia
metadata.dc.contributor.referee1: Fontes, Raony Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Daniel Diniz
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Leonardo Silva
Resumo: Este trabalho propõe uma comparação das estruturas de redes neurais artificiais com o objetivo de desenvolver um modelo substituto baseado em dados, oferecendo uma alternativa aos modelos fenomenológicos. O modelo visa prever variáveis de interesse, como vazão e pressão na válvula choke, e nível do anular em um sistema de elevação artificial por Bombeio Centrífugo Submerso (BCS), utilizando informações como a frequência do motor da bomba, abertura da válvula choke, pressão de fundo e do reservatório. Os dados para o treinamento e validação do modelo são gerados a partir de um simulador da planta piloto do BCS no Laboratório de Elevação Artificial (LEA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A avaliação das diferentes estruturas de redes neurais considera métricas de desempenho como Root Mean Squared Error (RMSE), Mean Absolute Error (MAE), velocidades de treinamento e estimação da saída com novos dados, além do critério de Akaike, proporcionando uma análise abrangente e criteriosa.
Palavras-chave: redes neurais
bombeamento submerso
modelagem dinâmica
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38957
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Controle e Automação de Processos (Escola Politécnica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gabriel_Azevedo_Anunciacao_Ajustado.pdfVersão Final5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.