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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Memória e imaginação na origem da ideia do Eu segundo Condillac
Título(s) alternativo(s): Memory and imagination at the origin of the idea of the Self according to Condillac
Autor(es): Cerqueira, Greice Quelen Miranda
Primeiro Orientador: Ibertis, Carlota Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Ibertis, Carlota Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Franceschini, Pedro Augusto
metadata.dc.contributor.referee3: Molina, Jorge Alberto
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar como se apresenta a formação da ideia do Eu em Condillac, baseado na sua obra Tratado das Sensações. Todavia, para entender esse processo é necessário investigar quais são os elementos que constituem a origem da ideia do Eu e acompanhar os diversos momentos em que o filósofo explora, com base na ficção da estátua, a origem de ideias e faculdades. Acentuando-se, particularmente, a memória e a imaginação como obtendo um papel fundamental na constituição dessa ideia. A primeira como imprescindível em todo o percurso, sem se ausentar nem mesmo diante da reunião de todos os sentidos. A segunda, por sua vez, com a sua presença significativa até a introdução e desenvolvimento do sentido do tato. Para tratar disso de forma estruturada o escrito se dividirá em duas partes. A primeira aborda a constituição da ideia do Eu que corresponde ao desenvolvimento mental da estátua que antecede o seu conhecimento dos objetos exteriores. Na segunda parte examinar-se-á a contribuição do sentido do tato e seus desdobramentos relacionado à memória, imaginação e reflexão. Por fim, será considerado o impacto da memória após a reunião de todos os sentidos buscando explicitar as relações entre os diferentes aspectos da explicação conjectural acerca da origem da ideia do Eu.
Abstract: The present work aims to investigate how the formation of the idea of the Self appears in Condillac, based on his work Treatise on Sensations. However, to understand this process it is necessary to investigate which elements constitute the origin of the idea of the Self and follow the different moments in which the philosopher explores, based on the fiction of the statue, the origin of ideas and faculties. Particularly emphasizing memory and imagination as playing a fundamental role in the constitution of this idea. The first is essential throughout the journey, without being absent even when all the senses come together. The second, in turn, with its significant presence until the introduction and development of the sense of touch. To address this in a structured way, the writing will be divided into two parts. The first addresses the constitution of the idea of the Self, which corresponds to the mental development of the statue that precedes its knowledge of external objects. The second part will examine the contribution of the sense of touch and its implications related to memory, imagination and reflection. Finally, the impact of memory will be considered after the gathering of all the senses, seeking to explain the relationships between the different aspects of the conjectural explanation about the origin of the idea of the Self.
Palavras-chave: Conhecimento
Eu
Memória
Imaginação
Sensações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38936
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia

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