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Tipo: Dissertação
Título: Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares Ad Hoc
Autor(es): Pereira, Marcela Alves
Primeiro Orientador: Sá, Alírio Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Alírio Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Raimundo José de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Cordeiro, Weverton Luis
Resumo: (VANETs, Vehicular Ad hoc Networks) constituem um tipo específico de redes móveis cujos nós são veículos capazes de enviar e receber mensagens diretamente entre si usando enlaces de comunicação sem fio. Essas redes oportunizam a criação de diversas aplicações distribuídas sem a dependência de uma infraestrutura específica para a comunicação entre os veículos. Em ambientes urbanos e rodovias, as VANETs têm sido vistas como uma oportunidade na construção de Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS, Intelligent Transportation Systems), voltados não apenas para a melhoria da fluidez, segurança e bem-estar no trânsito, mas também na redução da emissão de poluentes. Todavia, muitas aplicações distribuídas para ITS requerem que grupos de veículos coordenem suas ações de forma consistente, confiável e com restrições temporais. Contudo, em VANETs constituídas em ambientes urbanos e rodovias, os veículos trafegam por vias que demarcam um padrão de mobilidade e que apresentam uma estrutura de comunicação altamente dinâmica. Portanto, as VANETs são propensas a mudanças constantes em sua topologia, desconexões frequentes na comunicação entre veículos e perdas de mensagens nos meios de comunicações. Por isso, atender aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseado em VANETs é um desafio. Nesse contexto, este trabalho propõe o Protocolo para Comunicação Veicular Confiável Baseado em Blocos Causais (VCBP, Vehicular Causal Block Protocol) para dar suporte aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseados em VANETs. O protocolo de comunicação em grupo proposto oferece facilidade na difusão de mensagens com garantias de entrega confiável, com restrições temporais e ordenação causal e total das mensagens. O VCBP foi implementado e avaliado em um ambiente de simulação de redes veiculares e o seu desempenho foi comparado com outros protocolos disponíveis na literatura. Os resultados mostram que o VCBP oferece mais garantias na entrega das mensagens, com uma taxa de entrega de mensagens semelhante ou superior às demais abordagens avaliadas.
Abstract: Vehicular Ad hoc Networks (VANETs) constitute a specific type of mobile ad hoc network in which nodes are vehicles capable of sending and receiving messages directly between each other using wireless communication links, enabling the creation of several distributed applications without the dependence on a specific infrastructure for vehicle communication. In urban and highway environments, VANETs have been seen as an opportunity in the development of Intelligent Transportation Systems (ITS), aiming not only to improve traffic flow, security, and well-being but also to reduce pollutant emissions. However, many distributed applications for ITS require groups of vehicles to coordinate their actions consistently, reliably, and with temporal constraints. Nevertheless, in VANETs formed in urban and highway environments, vehicles travel along pathways exhibiting a mobility pattern and highly dynamic communication structure. Therefore, network topology changes, communication link disconnections, and message losses are frequent in a VANET. Hence, meeting the requirements for vehicle coordination in distributed ITS applications based on VANETs represents a challenge. In this context, this work proposes the Vehicular Causal Block Protocol (VCBP) to support the vehicle coordination requirements in distributed ITS applications based on VANETs. The proposed group communication protocol offers the facility of message multicast with guarantees of reliable delivery, temporal constraints, and causal and total ordering of messages. VCBP has been implemented and evaluated in a vehicular network simulation environment, and its performance has been compared with other protocols available in the literature. The results show that VCBP can provide enhanced message delivery guarantees with a message delivery rate similar to or better than other evaluated approaches.
Palavras-chave: Redes Veiculares Ad Hoc
Sistemas Distribuídos
Comunicação em Grupo
Tempo Real
Difusão Confiável
CNPq: Mecatrônica, Ciência da Computação, Eletrônica
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Computação - IC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38925
Data do documento: 15-Set-2023
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