Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38899
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Doze horas restantes: neotragédia grega e autoficção no hip hop de Atheatos
Autor(es): Santos, Victor de São Tiago
Primeiro Orientador: Quadrado, Lauro Iglesias
metadata.dc.contributor.referee1: Quadrado, Lauro Iglesias
metadata.dc.contributor.referee2: Nathanailidis, Andressa Noi
metadata.dc.contributor.referee3: Laranjeira, Antonio Eduardo Soares
Resumo: Giannis Sakellariou, conhecido como Atheatos, é um ex-jogador de basquete e rapper grego que, em 2016, lançou o álbum Doze horas restantes. O álbum, caracterizado como um disco conceitual, ao se utilizar de recorrentes elementos linguísticos e musicais que lhe atribuem unidade como um todo, é concentrado na história de seu protagonista, um homem chamado Giannis, que vive na Grécia durante a crise econômica que assolou o país no ano de 2015. Este trabalho tem como objetivo analisar o álbum no que tange à sua construção e a suas conexões com a tragédia grega, com o estudo de elementos básicos do drama grego clássico e de suas concepções de tragédia e de herói trágico (Fainlight e Littman, 2009), junto com a proposta de uma leitura do protagonista como um exercício de autoficção como narrativa de sobrevivência, nas linhas de Eneida Maria de Souza (2017). Seis músicas serão analisadas mais detidamente: “Prólogo”, “Uma sociedade, uma história”, “Minha retrospectiva”, “Uma boa crítica”, “Vida Misteriosa” e “Epílogo”. Esta monografia apresenta também um panorama sobre a situação econômica, social, política e cultural grega, contextualizando a chegada do hip hop na Europa e, com maior atenção, na Grécia. Por fim, propõe-se que ela contribua para os estudos acadêmicos do hip hop atrelados temas da tragédia grega, da autoficção e de pontos de intersecção que possam haver entre essas áreas. Palavras-chave: Atheatos; Hip Hop; Tragédia Grega; Autoficção; Grécia contemporânea.
Abstract: Giannis Sakellariou, also known as Atheatos, is a former Greek basketball player and rapper who, in 2016, released the album Twelve Hours Left. The album, characterized as a concept album, as it uses recurring linguistic and musical elements that give it unity as a whole, focuses on the story of its protagonist, a man named Giannis, who lives in Greece during the economic crisis that hit the country between 2014 and 2016. This paper aims to analyze the album in terms of its own construction and its connections with Greek tragedy, by studying the basic elements of classical Greek drama and its conceptions of tragedy and the tragic hero (Fainlight and Littman, 2009), along with the proposal of a reading of the protagonist as an exercise in autofiction as a survival narrative, along the lines of Eneida Maria de Souza (2017). Six selected songs will be analyzed more closely: "Prologue", "A society, a story", "My retrospective", "A good review", "Mysterious Life", and "Epilogue". This monograph also presents an overview of the Greek economic, social, political and cultural situation, contextualized with the arrival of Hip Hop in Europe and Greece. Finally, it is intended to contribute to academic studies of hip hop in conjunction with themes of Greek tragedy, autofiction and points of intersection that may exist between these areas. Keywords: Atheatos; Hip Hop; Greek tragedy; Autofiction; Contemporary Greece.
Palavras-chave: Literatura
Hip Hop
Tragédia grega
Autoficção
Grécia contemporânea
Atheatos
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38899
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Revisado - Victor de São Tiago Santos.pdf842,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons