Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38894
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise cartográfica das pesquisas em inteligibilidade e compreensibilidade nas áreas de letras e linguística no Brasil
Autor(es): Rocha, Camila Bastos
Primeiro Orientador: Kupske, Felipe Flores
metadata.dc.contributor.referee1: Kupske, Felipe Flores
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, MANOELA CRISTINA CORREIA CARVALHO DA
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Sânio Santos da
Resumo: O interesse em pesquisar a percepção e produção da fala é recente em termos históricos, remontando o período pós Primeira Guerra Mundial, justificado pelo intenso aumento na interação comunicacional entre pessoas de diferentes países, falantes nativos e não nativos. Nesse sentido e em um posicionamento minoritário, Abercrombie (1949) já refletia que a interação comunicacional deveria ter como foco “uma pronúncia confortavelmente inteligível”, em oposição a uma produção livre de sotaque estrangeiro. Apenas após esse interesse na percepção da fala que os estudos acerca da “inteligibilidade” e “compreensibilidade” começam a ser pensados. Segundo Munro e Derwing (2015), ambos os construtos devem ser entendidos em relação à forma que os ouvintes reagem à fala em L2 de um não nativo. Ainda segundo eles, “inteligibilidade” é “a extensão até onde as percepções dos ouvintes correspondem às intenções dos falantes (entendimento real)” e “compreensibilidade” é o grau de dificuldade da percepção dos falantes nativos sobre a fala dos não nativos. Assim, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise cartográfica das teses e dissertações brasileiras resultantes da pesquisa das palavras-chave “inteligibilidade” e/ou “compreensibilidade”, entre os anos 2013-2023, buscando detalhar que grandes áreas do conhecimento mais adotam os construtos em seus estudos, mapeando a localização e universidades em que essas pesquisas estão concentradas. Pretende ainda investigar o objeto de análise de pesquisa na área de “Letras, Linguística e Artes”, analisando que áreas de concentração apresentam maior incidência. O desenvolvimento desta pesquisa vislumbrou ainda demonstrar possíveis interseções entre o estudo acerca desses construtos e outras áreas do conhecimento. Os dados foram coletados do Catálogo de T eses e Dissertações da CAPES, tabulados e analisados por meio de gráficos de barras, mapas de densidade e tabelas de porcentagem de concentração. Através da análise dos dados levantados, verificou-se um aumento na incidência de pesquisas a partir de 2018 e uma concentração mais difusa das pesquisas em “compreensibilidade” no tocante às suas grande áreas do conhecimento, demonstrando também um grande interesse por parte das Ciências da Saúde. Além disso, foi possível verificar uma maior densidade de pesquisas acerca de inteligibilidade e/ou compreensibilidade oral no Sul do país, havendo um considerável número de pesquisas acerca dos construtos gerais no Sudeste, Nordeste e Sul. Palavras-chave: Inteligibilidade. Compreensibilidade. Análise Cartográfica.
Abstract: The interest in researching speech perception and production is recent in historical terms, dating back to the period after the First World War , justified by the intense increase in communicational interaction between people from different countries, native and non-native speakers. In this sense and in a minority position, Abercrombie (1949) already reflected that communicational interaction should focus on “a comfortably intelligible pronunciation” instead of a production free of a foreign accent. Only after this interest in speech perception do studies on “intelligibility” and “comprehensibility” begin to be considered. According to Munro and Derwing (2015), both constructs must be understood in terms of listeners’ responses to L2 speech. Still, according to them, “intelligibility” is the “extent to which listeners’ perceptions match speakers’ intentions (actual understanding)” and “comprehensibility” is the degree of difficulty in the native speakers' perception of non-native speech. Therefore, this work aimed to carry out a cartographic analysis of Brazilian theses and dissertations resulting from research on the keywords “intelligibility” and/or “comprehensibility”, between the years 2013-2023, seeking to detail which major areas of knowledge most adopt the constructs in their studies, mapping the location and universities in which this research is concentrated. It is also intended to investigate the object of analysis of research in the area of “Languages, Linguistics and Arts”, analyzing which areas of concentration have the highest incidence. The development of this research also envisioned demonstrating possible intersections between the study of these constructs and other areas of knowledge. Data were collected from the CAPES Catalog, tabulated, and analyzed using bar graphs, density maps, and concentration percentage tables. Through the analysis of the data collected, there was an increase in the incidence of research from 2018 onwards and a more diffuse concentration of research on “comprehensibility” in relation to its major areas of knowledge, also demonstrating a great interest on the part of the Health Sciences area. In addition, it was possible to verify a greater density of research on oral intelligibility and/or comprehensibility in the South of the country , with a considerable number of studies on the general constructs in the Southeast, Northeast and South. Keywords: Intelligibility . Comprehensibility . Cartographic Analysis.
Palavras-chave: Linguística
Linguística - Estudo e ensino - Brasil
Pronúncia (Linguística)
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38894
Data do documento: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Camila Bastos Rocha.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons