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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38883
Tipo: Dissertação
Título: Entrelaçando memórias: o fantasma da ditadura civil-militar em "A noite da espera" e "Pontos de fuga", de Milton Hatoum.
Autor(es): Gomes, Camila Araújo
Primeiro Orientador: Lima, Rachel Esteves
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rachel Esteves
metadata.dc.contributor.referee2: Herrera, Antonia Torreão
metadata.dc.contributor.referee3: La Regina, Anne Greice Soares
Resumo: Esta dissertação propõe-se a analisar como Milton Hatoum, em seus romances de formação A noite da espera (2017) e Pontos de fuga (2019) – ambos pertencentes à trilogia O lugar mais sombrio – revisita as memórias da ditadura civil-militar brasileira, considerando os recursos estéticos empregados pelo autor. Investiga-se, também, em que medida os dois objetos literários retratam temas já tão explorados na literatura dos anos de chumbo: o exílio e o encarceramento políticos, a tortura e a censura, a repressão e o obscurantismo. Ao realizar uma (re)leitura contemporânea da ditadura, o escritor leva-nos a perceber que esse período sombrio é uma espécie de ferida ainda aberta no tecido histórico-cultural da nação brasileira, colocando-se ao lado daqueles que reivindicam historicamente seu direito à memória democrática, além de flagrar as transformações sociopolíticas e econômicas no presente, sem esquecer os efeitos nefastos desse passado ditatorial recentíssimo que ainda se manifestam no cotidiano do país redemocratizado. Busca-se também explorar a interface teórica entre memória, melancolia e identidade, por meio da trajetória fictícia de Martim, narrador-protagonista de ambas as tramas sequenciais – cuja adolescência e vida adulta desenrolam-se sob o jugo militar, sobretudo depois da promulgação do Ato Institucional n.º 5 (AI-5), o ato mais repressor firmado ao longo dos 21 anos de regime. Ademais, pelo viés da crítica literária e cultural, examina-se a composição da escrita híbrida de Hatoum adotada nas duas obras referenciadas. Esse hibridismo advém da combinação dos seguintes gêneros literários: romance de formação, autobiografia e diário. Esse trato plural engloba o memorialismo e a autorreferencialidade correntes na prosa literária brasileira produzida nas décadas de 1970 e 1980. Logo, esse gesto artístico evidencia um diálogo com a fortuna crítica sobre as produções de literatura correspondentes aos períodos de 1964 a 1979, 1980 a 2000 e 2001 aos dias atuais. Pode-se dizer, portanto, que o trabalho ficcional em tela se traduz sensivelmente em um projeto de vida, de arte, de justiça, dentro do imaginário social de um Brasil que segue contornado por discursos seculares de opressão e resistência.
Abstract: This dissertation aims to analyze how Milton Hatoum revisits the memories of the Brazilian civil-military dictatorship in his coming-of-age novels A noite da espera (2017) and Pontos de fuga (2019), both part of the trilogy O lugar mais sombrio, considering the aesthetic resources employed by the author. This study also investigates to what extent these two literary works portray themes previously explored in literature during the dictatorship: political exile and imprisonment, torture and censorship, repression, and obscurantism. By offering a contemporary (re)reading of the dictatorship, the writer suggests that this dark period is still an open wound in Brazilian history. He aligns himself with those who historically demand their right to promote democratic memory and captures the socio-political and economic transformations in the present time without forgetting the harmful effects of this recent dictatorial past that still manifests itself in the daily life of this democratic country. This investigation also seeks to explore the theoretical interface between memory, melancholy, and identity through Martim's journey, the narrator-protagonist of both sequential plots, whose adolescence and adulthood develop under military rule, especially after the promulgation of Institutional Act 5 (AI-5), the most repressive decree during the 21 years of the regime. Besides, from the perspective of literary and cultural criticism, it examines the composition of Hatoum's hybrid writing adopted in the two referenced works. This hybridism arises from the mixture of the following literary genres: bildungsroman, autobiography, and diary. This plural approach encompasses the memorialism and self-referentiality prevalent in Brazilian literary prose produced in the 1970s and 1980s. Therefore, this artistic gesture reveals a dialogue with the critical reception of literature produced in the periods spanning from 1964 to 1979, 1980 to 2000, and from 2001 to the present day. This fact implies that the fictional work significantly represents a project of life, art, and justice within the social imagination of a nation that continues to be shaped by centuries-old discourses of oppression and resistance.
Palavras-chave: Literatura brasileira - História e crítica
Literatura moderna - Séc. XXI - História e crítica
Memória na literatura
Ditadura na literatura
Identidade social na literatura
Hatoum, Milton, 1952- - Crítica e interpretação
Hatoum, Milton, 1952 - Pontos de fuga
Hatoum, Milton, 1952- - Anoite da espera
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38883
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

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ENTRELAÇANDO MEMÓRIAS O FANTASMA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA EM A NOITE DA ESPERA E PONTOS DE FUGA, DE MILTON HATOUM.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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