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Tipo: Dissertação
Título: Palavra preta”, “som das binha” e “sonora”: espaços de mobilização e fortalecimento da produção musical de mulheres de Salvador
Autor(es): Costa, Alexandra Martins
Primeiro Orientador: Rosa, Laila Andressa Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Laila Andressa Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Fernanda Capibaribe
metadata.dc.contributor.referee3: Mano, Maíra Kubík Taveira
Resumo: A partir da necessidade de investigar a produção coletiva de mulheres dentro do campo musical, tomando como base as epistemologias feministas, se pretende analisar de que forma iniciativas coletivas como “Palavra Preta: Mostra de autoras negras”, “Som das Binha” e “Sonora – Encontro Internacional de Compositoras” se constituem como espaços de mobilização e fortalecimento de uma cena musical formada e organizada por compositoras da cidade de Salvador, Bahia. Para tanto foram realizados registros fotográficos e audiovisuais, além de anotações de campo e entrevistas com musicistas que se apresentaram nos eventos citados. E assim, a partir de uma reflexão que parte de leituras feministas, etnomusicologia feminista, compreende-se essas ações como estratégia de retroalimentação e criação de uma rede de compartilhamento e saberes no qual as compositoras se constituem enquanto uma identidade política historicamente silenciada pelas estruturas sociais de opressão de gênero, raça e classe. Trazer as mobilizações para o centro da reflexão, enquanto prática coletiva, nos dá margem para pensar como a autogestão é um importante instrumento de uma produção poética-sonora, que busca uma proposta alternativa à invisibilidade das mulheres enquanto criadoras. Desmistifica-se o mito das mulheres enquanto concorrentes, que estariam em constante disputa entre si. Esse tema é de grande relevância, pois há um abismo que separa as musicistas do papel de compositoras, fazendo com que dificilmente as mulheres sejam pensadas enquanto pessoas que criam.
Abstract: From the need to investigate the collective production of women within the musical field, based on feminist epistemologies, it is intended to analyze how initiatives such as "Palavra Preta: Mostra de autoras negras" (freely translated as "Black Word: Black Artist Show"), "Som das Binha" and "Sonora - Encontro Internacional de Compositoras (freely translated as "Sonora - International Encounter of Composers") are constituted as spaces of mobilization and strengthening of a female musical scene silenced by the social structures of oppression. For that, photographic and audiovisual records were made, as well as field notes and interviews with artists who presented themselves at the mentioned events. And so, from a reflection that starts from feminist readings, feminist ethnomusicology, these actions are understood as a strategy of feedback and creation of a network of sharing and knowledge in which the composers are constituted as a political place of power. Bringing the mobilizations to the center of reflection, as a collective practice, gives us the opportunity to think how self-management is an important instrument of a poetic-sound production, which seeks an alternative proposal for the invisibility and the silencing of women as creators. Demystifying the myth of women as competitors and in constant dispute and how to show musicality as an artivist practice and as a place of speech and political action. This theme is of great relevance, because there is an abyss that separates the musicians from the role of composers, because women are hardly thought of as people who create.
Palavras-chave: Artivismo
Compositoras
Música e Gênero
Feminismo Interseccional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38882
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGNEIM)

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