Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Artur Carvalho Aranha-
dc.date.accessioned2024-01-17T12:29:17Z-
dc.date.available2024-01-17T12:29:17Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationJESUS, Artur Carvalho Aranha de. Memórias em movimento: a memória, ficcionalidade e a Educação de Jovens e Adultos no ensino do teatro. Orientadora: Profa. Dra. Celida Salume Menconça. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Teatro, Universidade Federal da Bahia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38876-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFiccionalidadept_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleMemórias em movimento: a memória, ficcionalidade e a Educação de Jovens e Adultos no Ensino do Teatropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Celida Salume-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2100812081751886pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Celida Salume-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2100812081751886pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781619787919218pt_BR
dc.contributor.referee3Barreto, Cristiane Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979465154325416pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3381844711051691pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo relatar uma experiência teórico-prática decorrida da oficina intitulada “Memória em movimento: a oralidade para contar, recontar e inventar narrativas”. A experiência foi desenvolvida com um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Santa Bárbara em Salvador, Bahia. A proposição foi realizar um processo de criação cênica partindo dos aspectos da memória e ficcionalidade recorrendo a metodologias como: a Improvisação Teatral e o Drama Como Método de Ensino. Portanto, foram utilizadas referências como Viola Spolin (2015), Beatriz Vieira Cabral (2006) e outros. Além de expor sobre a referida oficina, são apresentados aspectos da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesBARRETO, Cristiane. S. A função estética-política-pedagógica da apreciação de espetáculos teatrais no ensino de jovens. In: II Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo: Desafios Interdisciplinares: trilhas da resiliência. Santo Amaro da Purificação. Caderno de artigos de trabalhos apresentados, 2021. BRASIL. Ministério Da Educação. Resolução CNE/CP N º 2, de 20 de Dezembro De 2019. Disponível em: https://apoiocoordenadoriascursosgraduacao.paginas.ufsc.br/files/2020/01/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CNE_CP-2_20dez2019.pdf. Acesso em 20 de set. 2023. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama Como Método de Ensino. São Paulo: Hucitec, 2006. CALDAS, Alberto Lins. Oralidade, texto e história. 2ª ed. São Paulo. Loyola: 1999. CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de Teatro: Fundamentos e Didática. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020. CANDA, Cilene Nascimento; CARVALHO, Meire Pires de Carvalho. Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos. Interfaces da Educação, Paranaíba, V. 12, N. 35, p. 138 a 161, 2021. DESCARTES, Renér. O Discurso do Método. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo. Paz e Terra: 2011. MENDONÇA, Célida Salume. Sobre Importâncias: Saboreando Materialidades No Processo De Criação Cênica. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, Sergipe, p. 1-10, 2010. FELICIANO, Creuza Bonono; FERREIRA, Denilza Oliveira Costa; DELGADO, Omar Carrasco. O Perfil E Os Desafios Enfrentados Pelos Alunos Da Educação De Jovens E Adultos – EJA. [S.I: s.n], p. 01-16. FERREIRA, Tássio. Oficina de Práticas Pedagógicas I: Relações Étnicos-Raciais. Salvador: UFBA, Escola de Teatro, 2021, E-Book. SANTOS, Elise Tuma Vieira Dos. Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção. V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, p. 1-6, s.n, São Paulo, s.d. SOLER, Marcelo. Teatro Documentário – A Pedagogia da Não Ficção. Dissertação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008. SOMMERS, John. Narrativa, Drama e Estímulo Composto. Tradução: Beatriz Cabral. Santa Catarina: Urdimento, set. de 2011. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 6ª ed. São Paulo. Perspectiva: 2015. ____________. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001. VENÂNCIO, Beatriz Pinto. Pequenos espetáculos da memória. 1ª ed. São Paulo. Aderaldo & Rothschild: 2008. VENTURA, Jaqueline. A EJA E Os Desafios Da Formação Docente nas Licenciaturas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.ArturCarvalho.pdfTCC.MemóriaEmMovimento.ArturCarvalho5,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.