Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38870
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dashboard de gestão acadêmica para o curso de engenharia de controle e automação de processos da Ufba
Autor(es): Lima, Jonathas Miranda
Primeiro Orientador: Santana , Daniel Diniz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fontes, Raony Maia
metadata.dc.contributor.referee1: Fontes, Raony Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Márcio André Fernandes
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Isabel Cristina Silva
Resumo: Este trabalho se propõe a desenvolver um dashboard interativo voltado para gestão acadêmica com os principais indicadores do curso de Engenharia de Controle e Automação de Processos da UFBA a fim de apoiar as tomadas de decisões do colegiado. Os dados foram tratados com o auxílio da linguagem de programação Python integrada ao Power BI®, software utilizado para representação visual das informações. O dashboard permite relacionar as disciplinas que possuem maior dependência dos pré-requisitos sugeridos na matriz curricular, avaliar as taxas de aprovação e reprovação em relação à antecipação ou atraso nas inscrições das disciplinas, bem como observar essas relações por período letivo. Além disso, possibilita a análise do desempenho individual dos alunos e oferece apoio ao planejamento acadêmico com base nas sugestões de disciplinas para os alunos. O Dashboard Acadêmico CCECA é uma ferramenta que segue as melhores práticas de interface amigável e pode ser alimentada com novos dados semestralmente, agregando valor às análises e informações que podem ser extraídas dele.
Abstract: This work aims to develop an interactive dashboard for academic management with key indicators of the Process Control and Automation Engineering at UFBA to support the Collegiate's decision making. Data was processed using the Python programming language integrated with Power BI®, a software used for visual representation of information. The dashboard enables the examination of curricular courses that have a strong dependence on suggested prerequisites in the curriculum, measuring the approval and failure rates concerning the anticipation or delay in course enrollments, and observe these relationships per semester. Furthermore, it allows the analysis of individual student performance and provides support for academic planning based on course recommendations. The Academic Dashboard CCECA is a tool that follows the best practices of a user-friendly interface and can be updated with new data semester by semester, adding value to the analyses and information that can be extracted from it.
Palavras-chave: Dashboard
Power BI
Python
Indicadores de Gestão Acadêmica
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38870
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Controle e Automação de Processos (Escola Politécnica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jonathas Miranda Lima.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.