Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
Autor(es): Barbosa, Liniker de Jesus
Primeiro Orientador: Delgado, Juan Pedro Moreno
metadata.dc.contributor.referee1: Pedrasolli, Julio Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Portugal, Licinio da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Mourad, Laila Nazem
Resumo: Transit Oriented Development - TOD, traduzido como Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público pode ser definido como o desenvolvimento que ocorre na área de influência de um sistema de transporte público de alta capacidade onde se verifica a combinação de um desenho urbano excelente, uso do solo variado e uma densidade adequada, abrangendo as modalidades não motorizadas. Atrelado a esse conceito, o Brasil conta com uma legislação urbanística com o objetivo de preconizar o pleno desenvolvimento urbano garantindo assim o bem-estar daqueles que vivem nas cidades. Nesse contexto, nasce o Estatuto da Cidade (EC), com grande potencial de transformação urbana através de seus instrumentos, os quais são usados de forma precária ou até equivocada. Desse ponto de vista, o objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar estratégias do Desenvolvimento Orientado ao Transporte considerando o potencial contido nos diversos instrumentos do Estatuto da Cidade e na Lei de Mobilidade, visando a promoção de padrões de uso e ocupação do solo, assim como, de mobilidade urbana ditos sustentáveis, na área de influência das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador. A metodologia leva em consideração as duas dimensões que embasam esta investigação (Mobilidade e Microacessibilidade), traduzidos em indicadores específicos, os quais são correlacionados à abordagem TOD a ser aplicada nessa pesquisa. Cada etapa fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de implementação de políticas TOD integradas e espacializadas mediante técnicas de geoprocessamento, identificando as localidades onde se deverá densificar e/ou diversificar o solo urbano, entre outras ações, em função da aplicação dos instrumentos do EC, da Lei da Mobilidade e o instrumento de gestão urbana TUL. Finalmente, os resultados obtidos poderão subsidiar políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano integradas.
Abstract: Transit Oriented Development - TOD, translated as Public Transport Oriented Development can be defined as the development that occurs in the area of influence of a high capacity public transport system where there is an urban design, varied land use and an adequate density, covering non-motorized modes. Linked to this, Brazil has urban legislation with the objective to be developed with urban development in cities so the full well being that. In this, the City Statute (EC) was born, with great potential for urban transformation through its instruments, which are used in a precarious or even mistaken way. From this point of view, the aim of this research is to identify and evaluate transport-oriented development strategies considering the potential maintained in the various mobility instruments, aiming at promoting patterns of land use and occupation, as well as urban mobility occupied here, in the area of influence of the metropolitan stations of the Metropolitan Region of Salvador. The methodology takes into account the two dimensions that support this investigation (Mobility and Microaccessibility), translated into specificity, which are correlated to the TOD approach to be applied in this research. Each will provide technical steps between devices for the elaboration of integrated TOD urban implementation strategies by means of the identification of the localities where to densify and/or diversify the soil, depending on the application of the EC instruments, the Mobility Management Law and the Instrument of TUL urbanization. Finally, the results obtained can support public policies for integrated mobility and urban development.
Palavras-chave: TOD
Estatuto da Cidade
Mobilidade
Desenvolvimento Urbano
CNPq: ENGENHARIAS 1
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745
Data do documento: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons