Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38737
Tipo: Dissertação
Título: Literatura de cordel: corpo, alma e movimento Uma análise sobre o trabalho com a literatura oral nos anos finais do Ensino Fundamental como prática motivadora de leitura na Escola do Campo
Título(s) alternativo(s): Cordel literature: body, soul and movement An analysis of working with oral literature in the final years of Elementary School as a motivating reading practice in rural area schools
Autor(es): Silva, Daniela Souza
Primeiro Orientador: Santos, Alvanita Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Roiphe, Alberto
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Alvanita Almeida
Resumo: Afinal, o que é literatura? Quais resultados teríamos se as práticas de leitura literária promovidas nas Escolas do Campo tivessem como centralidade o aluno e não o autor do texto? Estes foram questionamentos que nortearam a presente pesquisa, cujo objetivo é refletir sobre o lugar da oralidade na literatura – até aqui, muito presa à escritura e outras questões que envolvem marcadores como gênero e classe – e o letramento literário na Escola do Campo. O incentivo à leitura e à escrita é uma questão emergente nas escolas, sobretudo as públicas. Contudo, é perceptível a falta de motivação e engajamento, por parte dos/das estudantes do campo, quando a proposta da aula é a leitura de livros. É bastante evidente também a dificuldade que a maioria sente quando está diante de determinados textos literários, pois parece um tanto complexo para um leitor que ainda está iniciando seu processo de formação, enquanto leitor de textos literários, compreender uma realidade e uma linguagem que, em momento algum, dialoga com a sua. Diante disso, o trabalho com a literatura oral nos anos finais do Ensino Fundamental comparece como uma proposta exitosa, sobretudo na etapa inicial e de consolidação da formação literária dos estudantes, que exige, nos momentos da leitura, um trabalho de mediação e a oferta de textos que sejam capazes de “seduzir” e encantar leitores que ainda estão em processo de construção. Entendendo que, para haver verdadeiramente a promoção do letramento literário, são necessárias ações que vão muito além do simples acesso ao livro. A literatura de cordel, com a força que há na oralidade e o movimento do corporal impulsionado pelo ritmo da métrica e das rimas, mostra-se uma importante aliada ao estimular esse processo encantatório que perpassa também pela identidade e identificação com o que está sendo lido. Deste modo, partindo de uma pesquisa de campo, realiza-se um estudo de caso com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo, onde foi empregado o método da pesquisa-ação, isto é, uma pesquisa participante. Logo, este trabalho analisa o potencial da Literatura de Cordel para a promoção do letramento literário em sala de aula. Para tal propósito, apresenta-se um importante debate ao tencionar questões que circundam o ensino literário, como a noção de literatura, o lugar da oralidade nesse contexto, o letramento literário e as problemáticas que envolvem o termo popular quando relacionado ao literário. Assim, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a literatura e o processo de formação literária dos estudantes da Escola do Campo a partir da literatura de cordel, compreendendo-a como um caminho profícuo para a formação destes sujeitos-inacabados que, como todo ser humano, vivem em um permanente movimento de construção e reconstrução. A pesquisa situou-se teoricamente no âmbito dos Estudos Literários e de Letramentos, para tanto, utiliza-se o aparato de Eagleton (2006), Durão e Cechinel (2022), Candido (2011), Cruz (2012), Cosson (2019, 2020) e Colomer (2007); assim como da literatura de cordel, a partir da concepção de Cascudo (2006), Abreu (1999), Zumthor (2018), Haurélio (2013), Marinho e Pinheiro (2012), dentre outros.
Abstract: In the end, what is literature? What results would we have if literary reading practices promoted in Rural Schools centered around the student rather than the text's author? These were questions that guided the present research, aiming to reflect on the place of orality in literature – so far, closely tied to writing and other issues involving markers such as gender and class – and literary literacy in Rural Schools. Encouraging reading and writing is an emerging issue in schools, especially public ones. However, there is noticeable lack of motivation and engagement among rural students when the lesson involves reading books. The difficulty that most students face when confronted with certain literary texts is also evident, as it seems somewhat complex for readers who are still initiating their literary formation to comprehend a reality and language that never truly engages with their own. In light of this, working with oral literature in the final years of Elementary School emerges as a successful proposal, especially in the initial and consolidation stages of students' literary education. This requires, during reading sessions, a mediation effort and the provision of texts capable of "captivating" and enchanting readers who are still in the process of development. Understanding that the promotion of literary literacy truly requires actions that go beyond mere access to books, cordel literature, with its strength in orality and the bodily movement driven by the rhythm of metrics and rhymes, proves to be an important ally in stimulating this enchanting process that also involves identity and identification with what is being read. Thus, based on field research, a case study was conducted with a 9th-grade class in a Rural School, employing the method of action research, namely, participant research. Consequently, this work analyzes the potential of Cordel Literature for promoting literary literacy in the classroom. For this purpose, it engages in a significant debate, addressing issues surrounding literary education, such as the notion of literature, the place of orality in this context, literary literacy, and the problems associated with the term "popular" when related to the literary. Therefore, this work aims to reflect on literature and the literary formation process of students in Rural Schools through cordel literature, considering it as a fruitful path for the formation of these unfinished individuals who, like all humans, live in a constant process of construction and reconstruction. The research is theoretically situated in the field of Literary Studies and Literacies, utilizing the frameworks of Eagleton (2006), Durão and Cechinel (2022), Candido (2011), Cruz (2012), Cosson (2019, 2020), and Colomer (2007). It also draws on cordel literature, based on the conceptions of Cascudo (2006), Abreu (1999), Zumthor (2018), Haurélio (2013), Marinho, and Pinheiro (2012), among others.
En última instancia, ¿qué es la literatura? ¿Qué resultados obtendríamos si las prácticas de lectura literaria promovidas en las Escuelas del Campo tuvieran como centro al alumno en lugar del autor del texto? Estos fueron los interrogantes que guiaron esta investigación, cuyo objetivo es reflexionar sobre el papel de la oralidad en la literatura, hasta ahora muy ligada a la escritura y a otras cuestiones que implican marcadores como género y clase, así como sobre la alfabetización literaria en la Escuela del Campo. El estímulo a la lectura y la escritura es una cuestión emergente en las escuelas, especialmente en las públicas. Sin embargo, es evidente la falta de motivación y compromiso por parte de los estudiantes del campo cuando la propuesta de clase implica la lectura de libros. También es bastante evidente la dificultad que la mayoría siente al enfrentarse a ciertos textos literarios, ya que parece bastante complejo para un lector que aún está comenzando su proceso de formación literaria entender una realidad y un lenguaje que, en ningún momento, se relaciona con la suya. Ante esto, el trabajo con la literatura oral en los últimos años de la Educación Básica se presenta como una propuesta exitosa, especialmente en la etapa inicial y de consolidación de la formación literaria de los estudiantes, lo que requiere, en los momentos de lectura, una labor de mediación y la oferta de textos que sean capaces de "seducir" y encantar a lectores que aún están en proceso de construcción. Entendiendo que, para promover verdaderamente la alfabetización literaria, son necesarias acciones que van mucho más allá del simple acceso al libro. La literatura de cordel, con la fuerza que tiene en la oralidad y el movimiento corporal impulsado por el ritmo de la métrica y las rimas, se presenta como una aliada importante al estimular este proceso encantador que también se relaciona con la identidad y la identificación con lo que se está leyendo. De esta manera, a partir de una investigación de campo, se lleva a cabo un estudio de caso con una clase de noveno grado de la Educación Básica en una Escuela del Campo, donde se empleó el método de la investigación-acción, es decir, una investigación participativa. Por lo tanto, este trabajo analiza el potencial de la Literatura de Cordel para la promoción de la alfabetización literaria en el aula. Para este propósito, se presenta un debate importante al abordar cuestiones que rodean la enseñanza literaria, como la noción de literatura, el papel de la oralidad en este contexto, la alfabetización literaria y los problemas que involucran el término popular cuando se relaciona con lo literario. Así, este trabajo se propone reflexionar sobre la literatura y el proceso de formación literaria de los estudiantes de la Escuela del Campo a través de la literatura de cordel, considerándola como un camino fructífero para la formación de estos sujetos inacabados que, como todo ser humano, viven en un movimiento constante de construcción y reconstrucción. La investigación se situó teóricamente en el ámbito de los Estudios Literarios y de Alfabetización, utilizando el enfoque de Eagleton (2006), Durão y Cechinel (2022), Candido (2011), Cruz (2012), Cosson (2019, 2020) y Colomer (2007); así como de la literatura de cordel, desde la concepción de Cascudo (2006), Abreu (1999), Zumthor (2018), Haurélio (2013), Marinho y Pinheiro (2012), entre otros.
Palavras-chave: Educação rural
Literatura - Estudo e ensino
Literatura popular - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Literatura de cordel - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Oralidade na literatura
Tradição oral
Letramento
Incentivo à leitura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38737
Data do documento: 11-Out-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons