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Tipo: Dissertação
Título: Por um diálogo interétnico: uma introdução ao estudo da troca na Reserva Indígena Thá-Fene (BA) e na Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro (BA)
Autor(es): Nascimento, Larissa de Jesus
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee2: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Pavelic, Nathalie Le Bouler
Resumo: A interface cultural entre grupos étnicos distintos representa um momento privilegiado para a observação dos elementos definidores da identidade de um povo. É no contato interétnico, promovido pelo encontro com o Outro, que os traços característicos de um grupo social se manifestam, seja para a reafirmação, seja para a transformação dos valores e práticas que o definem. A partir do contraste que resulta do contato entre comunidades étnicas diferentes entre si, acentuam-se as marcas da identidade e são reconhecidos os aspectos não intercambiáveis, evidenciados nas fronteiras das comunidades indígenas. Neste trabalho, examino as relações interétnicas e suas implicações na construção da identidade indígena. A análise volta-se, em particular, para a manifestação de traços definidores da identidade no contexto das ações indígenas educacionais promovidas pela Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro e pela Reserva Indígena Thá-Fene, comunidades localizadas no estado da Bahia. Dedico especial atenção a um aspecto da vida social no encontro com o Outro, que rege todo o fenômeno da dádiva, a saber, o sentimento de solidariedade que, para além das relações de reciprocidade, opera como redutor de assimetria nas relações sociais. O sentimento de solidariedade exprime um conflito constitutivo, na medida em que é, a um só tempo, produto e produtor do “diálogo” interétnico entre comunidades indígenas e não indígenas. Procuro mostrar de que maneira, embora pertencendo a duas comunidades indígenas distintas, as ações educacionais – ou, mais amplamente, os projetos indígenas – apresentam um ponto em comum no exercício do “diálogo”. Defendo que o “diálogo” é uma manifestação da dádiva, síntese do fenômeno de ensinar – aprender – a troca, fazendo dele um equivalente da fórmula maussiana de “dar”, “receber”, “retribuir”. Neste estudo, apresento os indígenas, seja como “forças da natureza”, no caso da Thá-Fene, seja como composição entre “espírito” e “matéria”, no caso Tupinambá, aproximando-os da retratação realizada por Taussig entre os planos espiritual e material acessados pelo xamã. Essa aproximação à condição xamânica permitirá identificar os autores originais dos projetos das ações indígenas educacionais ao localizar a dádiva no contexto da cosmologia dos povos indígenas.
Abstract: The cultural interface between distinct ethnic groups constitutes a pivotal moment for scrutinizing the defining elements within the identity of a community. The manifestation of characteristic traits within a social group occurs through interethnic contact, fostered by encounters with the “Other”. This contact serves as a platform for either reaffirming or transforming the values and practices that delineate the communities’ identity. The resulting contrast from the interaction between ethnically diverse social groups underscores the markers of identity and highlights non-interchangeable aspects that become evident at the boundaries of indigenous communities. This study examines interethnic relations and their implications in constructing indigenous identity. The analysis primarily focuses on the expression of identity-defining traits within the context of indigenous educational initiatives promoted by the Tupinambá Village of Serra do Padeiro and the Thá-Fene Indigenous Reserve, both situated in the State of Bahia. Special attention is devoted to an aspect of social life in encounters with the “Other” which governs the overarching phenomenon of gift-giving, namely, the sentiment of solidarity, which operates beyond the confines of reciprocal relationships, serving as a mitigator of asymmetry within social connections. The sentiment of solidarity encapsulates an intrinsic conflict, functioning simultaneously as a product and producer of interethnic “dialogue” between indigenous and non-indigenous communities. This study seeks to illustrate how, despite belonging to two distinct indigenous communities, educational endeavors, or more broadly, indigenous projects, share a common ground in the exercise of “dialogue”. It is argued that “dialogue” represents a manifestation of the gift-giving, embodying the essence of the teach-learn-exchange phenomenon. This concept aligns with Mauss’s formulation of “giving”, “receiving”, and “reciprocating”. This study presents indigenous individuals, whether as “forces of nature” in the case of Thá-Fene or as a fusion of “spirit” and “matter” among the Tupinambá. This approach draws them closer to Taussig’s representation of the spiritual and material planes accessed by the shaman. This alignment with the shamanic condition facilitates the identification of the original authors of indigenous educational initiatives, as the concept of the gift is situated within the cosmological context of indigenous peoples.
Palavras-chave: Tupinambá
Thá-Fene
Relações interétnicas
Identidade indígena
Dádiva
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38713
Data do documento: 29-Jun-2023
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Larissa Nascimento - Por um dialogo interetnico - Dissertacao de mestrado - PPGCS-UFBA - 2023.pdf
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