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Tipo: Tese
Título: A abordagem científica no ensino, pesquisa e prática da conservação e restauração de arquitetura no Brasil: a institucionalização e as contribuições da UFBA
Autor(es): Gribel, Renata Lucena
Primeiro Orientador: Oliveira, Mário Mendonça de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Mário Mendonça de
metadata.dc.contributor.referee2: Sant Anna, Márcia Genésia de
metadata.dc.contributor.referee3: Muñoz, Rosana
metadata.dc.contributor.referee4: Sanjad, Thais Alessandra Bastos Caminha
metadata.dc.contributor.referee5: Tognon, Marcos
Resumo: O conhecimento científico que integra a práxis arquitetônica é ainda mais importante para o campo da conservação e da restauração de edificações de valor cultural, pois pode ser determinante para o sucesso das intervenções que visam à longevidade dos monumentos. Dessa forma, esta tese pretende construir uma visão panorâmica e crítica do processo histórico de desenvolvimento e de adoção de abordagens científicas no campo da conservação e do restauro de arquitetura no Brasil, desde o surgimento do IPHAN até a atualidade. Por meio de pesquisas documentais, que elucidaram a circulação de ideias entre pesquisadores e instituições, demonstramos que essas abordagens foram adotadas gradativamente e se deram em função da institucionalização do ensino e da pesquisa científica voltados para a preservação de monumentos nas Universidades brasileiras e que a UFBA teve papel fundamental, determinante e pioneiro nesse processo, estabelecendo-se como polo brasileiro de ensino e pesquisa dentro do campo. Ao analisar um elenco de importantes procedimentos científicos desenvolvidos no Brasil para conservação e restauração de monumentos, observamos que grande parte destes têm relação com investigações realizadas pelo Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração da UFBA, que, por sua vez, ensejaram o desenvolvimento de pesquisas semelhantes em outras partes do país. Embora muitas obras de restauração executadas no Brasil por intermédio do IPHAN recorram à tecnologia e apliquem procedimentos cientificamente validados para conter efeitos da degradação, outras tantas intervenções ignoram o estado da arte e os grandes investimentos que foram feitos pelo próprio Estado no ensino e na produção de conhecimento voltados para o patrimônio construído. Tomando a Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador, como objeto de estudo de caso que buscou revelar o caráter de várias propostas de intervenção no monumento desde o seu tombamento, entendemos que os projetos e obras não necessariamente acompanham o progresso científico das técnicas de caracterização e tratamento de patologias. Quando propostas ficam limitadas a recomendações gerais e imprecisas, mesmo que o conhecimento produzido no âmbito das Universidades esteja disponível, fica evidente o esvaziamento do compromisso entre o poder executivo e o meio acadêmico; compromisso este que, outrora, foi a base para o surgimento dos primeiros investimentos em ensino e pesquisa voltados para o patrimônio. Ao longo do trabalho, buscou-se, portanto, destacar as contribuições dos profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento científico da conservação e do restauro de arquitetura no Brasil, ressaltar o papel da Universidade como alicerce da produção do conhecimento específico e contribuir para a difusão da importância do conhecimento técnico-científico como etapa crucial das atividades de conservação e restauração.
Abstract: The scientific knowledge that integrates the architectural praxis is even more important for conservation and restoration of buildings with cultural values, as it can be decisive for the success of interventions that aim the longevity of monuments. Thus, this thesis intends to set a panoramic and critical view of the historical process of development and adoption of scientific approaches in the field of conservation and restoration of architecture in Brazil, since the establishment of IPHAN to the present day. Through documentary research, which elucidated the circulation of knowledge between researchers and institutions, we demonstrate that this approaches were gradually adopted and occurred because of the institutionalization of teaching and scientific researching for the preservation of monuments in Brazilian Universities and that UFBA played a fundamental, decisive and pioneering role in this process, establishing itself as a Brazilian center of education and research within this field. When analyzing a roll of important scientific procedures developed in Brazil for conservation and restoration of monuments, we observed that most of these are related to investigations carried out by UFBA's Preservation and Restoration Technology Center, which, in turn, led to the development of similar researches in other parts of the country. Although many restoration works carried out in Brazil through IPHAN use technology and apply scientifically validated procedures to restrain the effects of degradation, many other interventions ignore the state of the art and the large investments that were made by the State itself in teaching and knowledge production focused on the built heritage. Taking the Church and Convent of São Francisco, in Salvador, as the object of a case study that sought to reveal the character of several intervention proposals in the monument since its inscription in the legal protection bureau, we realize that the projects and the executed works do not necessarily follow the scientific progress of the techniques for characterization and treatment of pathologies. When proposals are limited to general and imprecise recommendations, even though the knowledge produced by Universities is available, it is evident the lack of commitment between the executive branch and the academic staff; this commitment was once the basis for the first investments in education and research on heritage. Throughout this work, therefore, we sought to point out the contributions of professionals involved in the process of scientific development for conservation and restoration of architecture in Brazil, highlight the role of the University as a foundation for the production of specific knowledge and contribute to disseminate the importance of technical-scientific knowledge as a crucial step in conservation and restoration activities.
Palavras-chave: Arquitetura - Conservação e restauração - Brasil - 1930-
Conservação histórica - Estudo e ensino
Conservação histórica - Conhecimentos
Conservação histórica - Pesquisa
Universidade Federal da Bahia - Estudo e ensino (Superior)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Arquitetura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
Citação: GRIBEL, Renata Lucena. A abordagem científica no ensino, pesquisa e prática da conservação e restauração de arquitetura no Brasil: a institucionalização e as contribuições da UFBA. 2022. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38658
Data do documento: 19-Nov-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

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