Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38546
Tipo: Tese
Título: Efeitos da educação em saúde na prevenção do pé diabético: meta-análise
Título(s) alternativo(s): Effects of health education on the prevention of diabetic foot: Systematic review with meta-analysis
Efectos de la educación para la salud en prevención del pie diabético: Revisión sistemática con metaanálisis
Autor(es): Schulz, Renata da Silva
Primeiro Orientador: Santa Rosa, Darci de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Santa Rosa, Darci de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Mantovani, Maria de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Tânia Fraga
metadata.dc.contributor.referee4: David, Rose Ana Rios
metadata.dc.contributor.referee5: Santana, Maria Teresa Brito Mariotti de
Resumo: Avaliar na literatura científica o efeito das ações de educação em saúde, para os cuidados com os pés, comparada ao tratamento convencional, voltadas para pessoas com Diabetes mellitus. Foi realizada uma revisão sistemática com meta-análise. Para as fontes de informação foram utilizadas as bases: National Library of Medicine (Pubmed), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Central Register of Controlled Trials (Cochrane), Web of Science e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e literatura cinzenta. Os descritores utilizados foram: “Nursing”, “Self care”, “Disease Prevention” e “Diabetic Foot” associados aos seus respectivos Mesh e aos Booleanos AND e OR. Critérios de inclusão: estudos randomizados, quase experimentais, experimentais, controlados, prospectivos, que avaliam o emprego da ação educativa em saúde para cuidados com os pés das pessoas com DM. Para os critérios de exclusão: agravamento do pé diabético, estudos duplicados ou complementares. A coleta de dados final resultou em 10 artigos. Para as análises descritivas, foram utilizados: gráfico em floresta e funil, razão de covariância, distância de Cook e Baujat. Houve predomínio do sexo feminino nas amostras. A análise compilada dos desfechos dos artigos mostra que a Standard Mean Difference (SMD) entre os grupos passou de -1.56 (-4.0; 0.9) na primeira avaliação para 14.1 (9.3; 18.9) na avaliação final do comportamento; para o conhecimento passou de -0.2 (-0.6; 0.2) para 2.4 (1.2; 3.7) na avaliação final e na autoeficácia passou de 0.6 (-1.1; 2.3) para 9.6 (7.2; 12) na avaliação final. Todas essas avaliações apontam melhora significativa no comportamento, conhecimento e autoeficácia dos pacientes com a educação em saúde para os pés. Os estudos estiveram vinculados a diversos países: EUA, México, Irã, Indonésia, Malásia, Vietnã e Turquia, e isso demonstra como as complicações dos pés são preocupantes em várias regiões do mundo. As intervenções de educação em saúde foram diversificadas e mistas e estiveram presentes nos formatos Face-to-face, panfleto/livreto e via mensagem/ligação telefônica. As intervenções com interação direta entre os participantes e profissionais foram as mais utilizadas, e a internet não esteve presente como intervenção. Destaca-se a presença de fundamentação teórica principalmente de Bandura sobre a Aprendizagem social e houve menção a Dorothea Orem. Os estudos corroboram que os cuidados dos pés envolvem aspectos internos e externos no processo de cuidar, sendo semelhantes entre os participantes que recebem cuidados individuais e grupais. É entendido que reforçar habilidades, com educação dialógica e estimulação da participação individual podem favorecer a aquisição do autocuidado. Houve efeito positivo das ações da educação em saúde para o conhecimento, o comportamento e a autoeficácia nos cuidados com os pés em pessoas com diabetes o que pode reduzir a incidência de ulceração do pé e amputação dos membros inferiores.
Abstract: To analyze the effect of health education actions for foot care, compared to conventional treatment, aimed at people with Diabetes mellitus. A systematic review with meta-analysis were performed. The following information bases were searched: National Library of Medicine (Pubmed), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Central Register of Controlled Trials (Cochrane), Web of Science and Latin American and Caribbean Literature in Sciences (Lilacs). The descriptors used were: "Nursing", "Self care", "Disease Prevention" and "Diabetic Foot" associated with their respective Mesh and the Booleans operators AND and OR. Inclusion criteria: randomized, quasi-experimental, experimental, controlled, prospective studies that evaluate the use of health education for foot care of people with DM. For the exclusion criteria: worsening of the diabetic foot, duplicate or complementary studies. The final data collection resulted in 10 articles. For descriptive analyzis, the following graphical display were used: graph in forest and funnel, covariance ratio, Cook distance and Baujat analysis. There was a predominance of females in the samples. The compiled analysis of the outcomes of the articles shows that the Standard Mean Difference (SMD) between the groups went from -1.56 (-4.0; 0.9) in the first assessment, to 14.1 (9.3; 18.9) in the final behavior assessment; for knowledge it went from -0.2 (-0.6; 0.2) to 2.4 (1.2; 3.7) in the final assessment and in self-efficacy it went from 0.6 (-1.1; 2.3) to 9.6 (7.2; 12) in the final assessment. All these evaluations point to significant improvement in the behavior, knowledge and self-efficacy of patients with health education for the feet. The studies were developed in different countries like: USA, Mexico, Iran, Indonesia, Malaysia, Vietnam and Turkey. This shows how the foot complications are worrying in several regions of the world. The health education interventions were diverse and mixed and were applied in the Face-to-face, pamphlet / booklet and via message / telephone call formats. Interventions with direct interaction between participants and professionals were the most used, and the internet was not present as a source intervention. The presence of theoretical foundation mainly of Bandura on social learning stands out and there was mention to Dorothea Orem, the studies corroborate that the foot care involves internal and external aspects in the care process, being similar among the participants who receive individual care and group. It is understood that reinforcing skills, with dialogic education and stimulation of individual participation can favor the acquisition of self-care. There was a positive effect of health education actions on knowledge, behavior and self-efficacy in foot care in people with diabetes, which can reduce the incidence of foot ulceration and lower limb amputation.
Evaluar en la literatura científica el efecto de las acciones de educación en salud para el cuidado del pie, en comparación con el tratamiento convencional, dirigido a personas con Diabetes Mellitus. Revisión sistemática con metaanálisis. Para las fuentes de información se utilizaron las bases: National Library of Medicine (Pubmed), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Central Register of Controlled Trials (Cochrane), Web of Science y Literatura y Ciencias de la Salud de América y el Caribe (Lilacs) y literatura gris. Los descriptores utilizados fueron: “Nursing”, “Self care”, “Disease Prevention” y “Diabetic Foot” asociados con sus respectivos Mesh y los Booleanos AND y OR. Criterios de inclusión: estudios aleatorizados, casi experimentales, experimentales, controlados y prospectivos que evalúen el uso de la acción educativa en salud para el cuidado de los pies de personas con DM. Para los criterios de exclusión: agravamiento del pie diabético, estudios duplicados o complementarios. La recopilación de datos final resultó en 10 artículos. Para los análisis descriptivos se utilizó lo siguiente: gráfico en bosque y embudo, relación de covarianza, distancia desde Cook y Baujat. Hubo predominio del sexo femenino en las muestras. El análisis compilado de resultados de los artículos muestra que la Standard Mean Difference (SMD) entre los grupos pasó de -1.56 (-4.0; 0.9) en la primera evaluación para 14.1 (9.3; 18.9) en la evaluación final del comportamiento; en conocimientos pasó de -0,2 (-0,6; 0,2) a 2,4 (1,2; 3,7) en la evaluación final y en autoeficacia pasó de 0,6 (-1,1; 2,3) a 9,6 (7,2; 12) en la evaluación final. Todas estas evaluaciones apuntan a una mejora significativa en el comportamiento, el conocimiento y la autoeficacia de los pacientes con educación para la salud de los pies. Los estudios se vincularon a varios países: Estados Unidos, México, Irán, Indonesia, Malasia, Vietnam y Turquía, y esto muestra cómo las complicaciones del pie son preocupantes en varias regiones del mundo. Las intervenciones de educación para la salud fueron diversas y mixtas y estuvieron presentes en los formatos Faceto-face, folleto / folleto y a través de mensajes / llamadas telefónicas. Las intervenciones con interacción directa entre participantes y profesionales fueron las más utilizadas, e Internet no estuvo presente como intervención. Destaca la presencia de fundamentos teóricos, principalmente de Bandura sobre el aprendizaje social y se mencionó Dorothea Orem. Los estudios corroboran que los cuidados de los pies involucran aspectos internos y externos en el proceso de cuidado, siendo similar entre los participantes que reciben cuidado individual y grupal. Se entiende que el refuerzo de habilidades, con educación dialógica y estimulación de la participación individual puede favorecer la adquisición del autocuidado. Hubo un efecto positivo de las acciones de educación para la salud sobre el conocimiento, el comportamiento y la autoeficacia en el cuidado de los pies en personas con diabetes, lo que puede reducir la incidencia de ulceración del pie y amputación de miembros inferiores.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Pé diabético
Educação em saúde
Autocuidado
Úlcera do pé
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: SCHULZ, Renata da Silva. Efeitos da educação em saúde na prevenção do pé diabético: revisão sistemática com meta-análise. 2021. 98 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2021.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38546
Data do documento: 12-Fev-2021
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