Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38533
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação entre humanos e animais no biotério
Autor(es): Santos, José Adailton
Primeiro Orientador: Souza, Iara Maria de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Iara Maria de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Laniado, Ruty Nadia
metadata.dc.contributor.referee3: Cruz, Elizeu Pinheiro da
Resumo: O presente trabalho visa revelar o recôndito e pouco explorado mundo do biotério, que está situado no Instituto Gonçalo Moniz (IGM) em Salvador, buscando compreender a sua dinâmica, seus habitantes e frequentadores, bem como procura entender quais as relações que se estabelecem entre os técnicos e os animais. Interessa saber como esses animais são percebidos pelos técnicos e quais as relações que se desenvolvem entre eles para além das questões técnicas. A sociologia da ciência e tecnologia vem quebrando com a dicotomia sujeito/objeto, pois compreende que esse pressuposto limita nosso entendimento quanto às relações que se estabelecem entre humanos e não humanos. Portanto, devemos adotar uma concepção que considere os diversos agentes como sujeitos para que possamos ampliar o entendimento sobre os humanos e não humanos. Assim, é preciso que eles, técnicos e animais utilizados em pesquisa biomédica, deixem a zona sombreada em que se encontram e passem também a protagonizar as narrativas sobre ciência. Pois a relação entre técnicos e animais não está alicerçada apenas na objetividade como preveem os manuais de manuseio, também há espaço para a subjetividade e com isso se estabelece uma relação intersubjetiva.
Palavras-chave: Biotério
Relação humanos e animais
Sociologia da ciência e da tecnologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
Citação: SANTOS, José Adailton. A Relação entre Humanos e Animais no Biotério. 2017. Monografia (Bacharelado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38533
Data do documento: 17-Mar-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.