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Tipo: Tese
Título: Colaboração interprofissional no programa de educação pelo trabalho para a saúde/interprofissionalidade
Título(s) alternativo(s): Interprofessional collaboration in the education through work for health program / Interprofessionality
Colaboración interprofesional en el programa de educación a través del trabajo para la salud / Interprofesionalidad
Autor(es): Silva, Elaine Andrade Leal
Primeiro Orientador: Silva, Rosana Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rosana Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Marcelo Viana da
metadata.dc.contributor.referee4: Fernandes, Josicélia Dumêt
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Resumo: O estudo se trata da Colaboração Interprofissional no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade (IP), tendo como objetivo geral: analisar como ocorre o desenvolvimento da colaboração interprofissional no PET-Saúde IP. Os objetivos específicos foram: descrever características do PET-Saúde interprofissionalidade; analisar os elementos da dimensão colaborativa interprofissional contidos nos projetos do PET-Saúde IP; descrever a colaboração interprofissional (CIP) desenvolvida pelos preceptores e tutores do PET-Saúde IP; analisar dimensões da CIP nas atividades do PET-Saúde IP. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo cenário foi composto por cinco Universidades Federais que desenvolvem atividades do PET-Saúde IP no Nordeste do Brasil e que participaram do programa nos editais números 14/2013 e 13/2015 no mesmo campus. As fontes de informação constituíram-se de cinco projetos PET-Saúde IP e 44 participantes – tutores e preceptores – que atuaram no PET-Saúde IP por mais de 12 meses. Após parecer favorável pelo comitê de ética em pesquisa, aconteceu a coleta de informações entre julho e outubro de 2020, com auxílio de matriz documental e de questionário online. De posse dos documentos e das respostas aos questionários via Google Forms®, com ajuda do Software WebQDA®, foram tratados por análise de conteúdo e conduzidos pelo referencial teórico do modelo de colaboração de D’Amour e outros autores. As categorias de análise foram: 1) Características do PET-Saúde IP; 2) elementos da CIP em projetos de educação pelo trabalho para a saúde;3) CIP em Saúde: atuação dos preceptores e tutores no PET-Saúde; 4) dimensões colaborativas da interprofissionalidade: práticas indutoras em programas de formação em saúde. Os resultados revelam que o desenvolvimento da CIP ocorre no PET-Saúde IP em um programa que possui características relacionadas à interinstitucionalidade, conectividade entre participantes e articulação entre os cursos, sendo constituído por enfermeiras experientes e qualificadas que atuaram como preceptores e tutoras na elaboração e realização do plano de ações do programa. Os elementos que compõe as dimensões da CIP contidos nos projetos estão relacionados ao fazer juntos para produzir uma ação coletiva. A CIP desenvolvida por preceptoras e tutoras aparece na identificação e compartilhamento de objetivos comuns, internalização da interdependência entre os profissionais e ajustes para sua realização. Ela está presente no PET-Saúde IP e acontece em um clima favorável, em que há disponibilidade para a interação entre profissionais de saúde e estudantes, produção de ações coletivas e ajustes de condutas para um fazer colaborativo. As dimensões da CIP nas atividades do PET-Saúde IP se conectam a práticas de caráter instrucional, formativa e experimental, destacando-se mais no âmbito relacional. Conclui-se que a CIP no PET- Saúde foi planejada e aplicada com maior ênfase para as dimensões ligadas a interações e internalizações da ação
Abstract: The study is about Interprofessional Collaboration in the Work Education Program for work in Health (PET-Saúde) Interprofessionality (IP), and the general objective was to analyze how the development of interprofessional collaboration occurs in PET-Saúde IP. The specific objectives were: to describe characteristics of PET-Saúde IP; to analyze elements of the interprofessional collaborative dimension contained in PET-Saúde IP projects; to describe interprofessional collaboration (IPC) developed by PET-Saúde IP preceptors and tutors; to analyze dimensions of IPC in PET-Saúde IP activities. This was a qualitative research, which scenario was composed by five Federal Universities that develop activities of PET-Saúde IP in Northeastern Brazil and that participated in the program in the calls for proposals numbers 14/2013 and 13/2015 on the same campus. The sources of information were five PET-Saúde IP projects and 44 participants – tutors and preceptors – who worked in PET-Saúde IP for more than 12 months. After approval by the research ethics committee, information was collected between July and October 2020, using a document matrix and an online questionnaire. The documents and the answers to the questionnaires via Google Forms®, with the help of the WebQDA® software, were treated by content analysis and conducted by the theoretical framework of the collaboration model of D'Amour and other authors. The analysis categories were: 1) Characteristics of PET-Saúde IP; 2) elements of IPC in projects of education through work for health; 3) IPC in Health: performance of preceptors and tutors in PET-Saúde; 4) collaborative dimensions of interprofessionality: inductive practices in health training programs. The results reveal that the development of IPC occurs in PET-Saúde IP in a program that has characteristics related to inter-institutionality, connectivity among participants, and articulation between courses, being constituted by experienced and qualified nurses who acted as preceptors and tutors in the elaboration and realization of the program's action plan. The elements that make up the dimensions of IPC contained in the projects are related to doing together to produce a collective action. The IPC developed by preceptors and tutors appears in the identification and sharing of common objectives, internalization of interdependence among professionals, and adjustments to carry out the IPC. It is present in PET-Saúde IP and occurs in a favorable environment, in which there is availability for interaction between health professionals and students, production of collective actions and adjustments of behaviors for a collaborative practice. The dimensions of IPC in PET-Saúde IP activities are connected to instructional, formative and experiential practices, standing out more in the relational scope. It is concluded that the IPC in PET-Saúde was planned and applied with greater emphasis on the dimensions related to interactions and internalization of collective action, being necessary to advance to operational and organizational actions.
Palavras-chave: Colaboração Interprofissional
Prática Colaborativa
Enfermeiras
Educação interprofissional
Relações Interprofissionais
Saúde
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: SILVA, Elaine Andrade Leal. Colaboração interprofissional no programa de educação pelo trabalho para a saúde/interprofissionalidade. 2021. 199 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e saúde) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2021.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38531
Data do documento: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

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