Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Erick Santos-
dc.date.accessioned2023-11-22T12:41:54Z-
dc.date.available2023-11-22T12:41:54Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38527-
dc.description.abstractThis research presents an afro-referenced perspective and its catalytic effects in performing arts. It is developed in the Postgraduate Program in Dance at UFBA, and it is founded on the premises of Ancestry, the Sankofa adinkra, the cosmoperception that encompasses the whole being, and Candomblé. All these premises are centralized on and has as its starting point the black body, a body that is also candomblecist, peripheral to the margins of society, and grown up on the countryside. It is urgent that performance be guided by the very doings, inspirations and theoretical-practical basis of being a black person. The employed methodologies are “Escrevivência” (“self-writing”) along with autoethnography applied to dance, bringing materials from the researcher practice, in dialogue with the theoretical basis; practice together with writing, therefore: the Juntó. The purpose of this knot is to untie ancestral Afro-diasporic paths in performing arts. The writing also comes from self-writing, based on epistemes that roots African philosophies. It describes also meetings on the theme of Ancestry, which nurture the Nagôs Dialogues that are part of this work. The practice attached to the theory is inspired by the movements of the Òrìṣà, with the aim of paying homage, therefore, the terminology dance for the Òrìṣà is used. The practice movements also rely on Sankofa's past-present-future and how it culminates in the body. The (in)finite considerations point to a path that this research intends to continue, but which for the time being rooted in black knowledge needed to exist. So, you are: Juntó Dancing Sankofa: Self-writing in the Ancestral Dance. I choose to categorize the dissertation as component parts of the ancestral tree: The Baobab, resulting in: Seed, Roots, Trunk, Branches and Fruits Loaded with Seeds.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança - Filosofia e estéticapt_BR
dc.subjectDança - Aspectos sociais.pt_BR
dc.subjectDanças afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectArtes cênicas - Influencias africanaspt_BR
dc.subject.otherAncestrypt_BR
dc.subject.otherCosmoperceptionpt_BR
dc.subject.otherSelf-writingpt_BR
dc.subject.otherJuntópt_BR
dc.subject.otherSankofapt_BR
dc.titleJuntó dançando sankof : escrevivência na dança africana-brasileira.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Paixão, Maria de Lurdes Barros da-
dc.contributor.referee1Paixão, Maria de Lurdes Barros da-
dc.contributor.referee2Conrado, Amélia Vitória de Souza-
dc.contributor.referee3Machado, Adilbênia Freire-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6114226520151785pt_BR
dc.description.resumoApresento, através dessa pesquisa, o viés afrorreferenciado e suas dinamizações para a criação cênica. O projeto desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Dança PPGDAN-UFBA toma como aportes principais os fundamentos da ancestralidade, o adinkra Sankofa, a cosmopercepção, abrangendo o ser por inteiro e o candomblé, para uma composição artística-acadêmica, centralizada no corpo negro, candomblecista, periférico, interiorano, às margens da sociedade. É urgente e mister que a criação cênica esteja pautada nos próprios fazeres, inspirações e embasamento teórico-prático no/e a partir do ser negro. As metodologias amalgamadas são: a “escrevivência”, a “autoetnografia”, aplicada na área da dança, ambas articuladas aos materiais do próprio pesquisador em diálogo com a base teórica e a prática junto com a escrita, o Juntó. O objetivo desse nó é desatar caminhos ancestrais afrodiaspóricos nos fazeres da arte cênica. A escrita vem também do “escreviver”, alicerçada às epistemes que enraízam as filosofias africanas, contando também com encontros acerca do tema da ancestralidade que alimentam os Diálogos Nagôs. A prática articulada diretamente ao teórico é inspirada e revelada nos movimentos dos Òrìṣà, com o intuito de homenageá-los. Por fim, utilizamos os movimentos da prática, contando também com a relação passado-presente-futuro de Sankofa e como eles culminam no corpo. As considerações (in)finitas apontam para um percurso em processo, cuja trajetória pretende-se e se afirma enraizada nos conhecimentos pretos. Para tanto, elegemos como título “Juntó dançando Sankofa: escrevivência na dança ancestral”, elegendo, como partes de sua composição, os componentes da árvore ancestral, a saber: o baobá, sua semente, suas raízes, seu tronco, seus galhos e seus frutos carregados de sementes.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Erick Santos.pdf13,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.