Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38516
Tipo: Dissertação
Título: Interação pai-mãe-filho: praticas de enfermeiras em UTI neonatal
Título(s) alternativo(s): Father-mother-child interaction: practices of nurses in neonatal ICU
Autor(es): Veigas, Karina Braga
Primeiro Orientador: Martins, Ridalva Dias Félix
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Whitaker, Maria Carolina Ortiz
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Ridalva Dias Félix
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Lucas Amaral
metadata.dc.contributor.referee3: Palombo, Cláudia Nery Teixeira
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Josielson Costa da
Resumo: A gestação e o nascimento do bebê são momentos únicos para a mãe, pai e família. Especialmente transformador quando acontece o nascimento precoce com a chegada do bebê prematuro, que ao necessitar dos cuidados intensivos na UTI Neonatal para sobreviver impacta a idealização do bebê real, emoções e rotina dos pais/família. E requer diuturnamente da enfermeira capacitação, empatia e habilidade de comunicação para o exercício da prática assistencial, na realização do acolhimento e apoio aos pais para superação das suas dificuldades, empoderamento e participação nos cuidados com o filho. No sentido de suprir as necessidades físicas e socioemocionais do bebê e dos pais ao proporcionar a interação e o desenvolvimento do vínculo. Este estudo tem como propósito apreender como as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) proporcionam a interação para a formação do vínculo pai- mãe-filho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 11 enfermeiras assistenciais numa UTIN em Salvador-Ba. Ancorada na Teoria do Apego de John Bowlby, referente as suas ações assistenciais desenvolvidas nesta unidade para a formação do vínculo pai-mãe-filho, compreendendo a sua repercussão sobre o desenvolvimento infantil saudável do bebê. A coleta de dados ocorreu no formato presencial, no período de março à abril de 2022, em contexto pandêmico, com respeito as medidas sanitárias de proteção e contenção de propagação da doença. Através de entrevistas semiestruradas audiogravadas e observação direta não participativa da prática assistencial das enfermeiras no lócus da pesquisa. Com inclusão das enfermeiras assistenciais atuantes a mais de um ano na unidade. E exclusão das enfermeiras em licença/férias. Utilizando-se das seguintes perguntas: 1. Como você define vínculo?; 2. Quais ações realizadas por você na UTIN promovem a interação para a formação do vínculo pai-mãe-filho? e 3. Para você quais ações assistenciais e gerenciais da enfermagem estão direcionadas a promoção da interação para a formação do vínculo entre o trinômio nessa unidade? Na análise dos conteúdos, utilizou-se do auxílio do software NVivo 12 para organização e codificação dos dados, a fim de otimizar a interpretação da pesquisadora e construto da pesquisa. Como resultado a nuvem de palavras permitiu identificar os atores e correlacionar as ações que envolvem a formação do vínculo afetivo. Com a identificação das categorias de análise: 1. O vínculo para as enfermeiras na UTIN; 2. Ações da enfermeira para a interação e formação do vínculo na UTIN; 3. Ações da equipe para a interação e formação do vínculo na UTIN e 4. Ações gerenciais para a interação e formação do vínculo na UTIN. Conclui-se que as enfermeiras da UTIN compreendem o vínculo como uma relação duradoura que envolve a interação entre duas pessoas para se desenvolver, e se reconhecem como mediadoras nesse processo entre pais e filhos. Nesse sentido, espera-se da enfermagem neonatal o desenvolvimento de práticas assistenciais individualizadas direcionadas à promoção precoce da interação social entre pai-mãe-filho, com vistas ao fortalecimento do vínculo afetivo fragilizado pela hospitalização, como garantia à recuperação clínica, ao desenvolvimento da saúde mental do bebê e consolidação da família.
Abstract: Pregnancy and the birth of the baby are unique and transformative moments for the mother, father and family. Especially transformative when the premature birth happens with the arrival of the premature baby, which, when needing intensive care in the Neonatal ICU to survive, impacts the idealization of the real baby, emotions and routine of the parents/family. And it requires training, empathy and communication skills from nurses on a daily basis in the exercise of care practice, in welcoming and supporting parents to overcome their difficulties, empowerment and participation in child care. In order to meet the physical and socio-emotional needs of the baby and parents by providing interaction and bonding development. This study aims to apprehend how the nurses of the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) provide interaction for the formation of the father-mother-child bond. This is a qualitative, descriptive and exploratory research, carried out with 11 nurses from the NICU in Salvador-Ba. Anchored in John Bowlby's Attachment Theory, referring to his care actions developed in this unit for the formation of the father-mother-child bond, understanding its repercussion on the healthy psychic infant development of the baby. Data collection took place in the face-to-face format, from March to April 2022, still in the pandemic context, with respect to sanitary measures to protect and contain the spread of the disease. Through semi-structured audiograde interviews and non-participatory direct observation of nurses' care practice in the research locus. Assistant nurses who had worked in the unit for more than one year were included. And excluding those who were on leave/vacation. Using the following questions: 1. How do you define bond?; 2. What actions did you take at the NICU to promote interaction to form a father-mother-child bond? and 3. In your opinion, which nursing care and management actions are aimed at promoting interaction to form a bond between the trinomial in this unit? In the analysis of the contents, the help of the NVivo 12 software was used, organizing and coding the data, in order to optimize the researcher's interpretation and research construct. As a result, the word cloud allowed identifying the actors and correlating the actions that involve the formation of the affective bond was identified. With the following categories of analysis: 1. The nurse's bond in the NICU, 2. The individual actions of the nurse in the promotion of the interaction and formation of the bond in the NICU, 3. The actions of the team in the promotion of the interaction and formation of the bond in the NICU and 4. The managerial actions in the promotion of the interaction and formation of the bond in the NICU. It is concluded that nurses the NICU nurses understand the bond as a lasting relationship that involves the interaction between two people to develop, and they recognize themselves as mediators in this process between parents and children. In this sense, neonatal nursing is expected to develop individualized care practices aimed at the early promotion of social interaction between father-mother-child, with a view to strengthening the affective bond weakened by hospitalization, as a guarantee of clinical recovery, health development baby mentality and family consolidation of the family.
Palavras-chave: Relações pais-filho
Cuidados de enfermagem
Prematuridade
Recém-nascido prematuro
Unidades de Terapia Intensiva
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: ufba
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: VEIGA, Karina Braga. Interação pai-mãe-filho: práticas de enfermeiras em UTI neonatal. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38516
Data do documento: 2-Out-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-KARINA BRAGA VEIGA.pdfdissertação Karina1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons