Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Pereira, Helitânia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T17:54:17Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T17:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38512 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to discuss the presence of literature in high school, assuming
literary literacy as a teaching paradigm capable of promoting the formation of critical and
creative readers, in addition to promoting, as a result of literary fruition, the humanization of
subjects. This theoretical perspective is opposed to traditional literature teaching paradigms that
prioritize peripheral aspects of the text, instead of reading the text itself, a practice that
mischaracterizes literature and endangers its existence. This is a documentary and
bibliographical research, of an interpretative nature, which has as its corpus the BNCC of
Languages of Secondary Education, in addition to four collections of textbooks from the PNLD
2018. They are: “Vivá Língua Portuguesa” (VLP) collection, “ Being a Protagonist” (SP), “New
Words” (NP) and “Language and Interaction” (LI). At BNCC, we seek to identify its potential
to guide curricula towards a teaching-learning of literature capable of forming critical and
creative readers. In textbooks, we analyzed the place that literature occupies, the repertoire of
texts available for reading and the ways of reading proposed by the activities. The data reveal,
on the part of the BNCC, a lightened, non-specific treatment and with gaps regarding the
teaching of literature. As for textbooks, advances were noted in relation to previous research
regarding the place of literature and the composition of the repertoire. As for the proposed
reading modes, there is a strong tendency to guide reading through the text, to the detriment of
context and intertext readings, which we understand to be a remnant of the grammaticalist
tradition in mother tongue teaching. Among the main theoretical references with which we
dialogue in this research are Paulino and Cosson, 2009; Cosson 2014a, 2014b, 2020, 2021;
Morin, 2003; Candido, 2011, 2012; Gallian, 2017; Barthes, 1979; Milk, 1983; Bordini and
Aguiar, 1993; Colomer, 2007; Champagne, 2009; Todorov, 2009; Zilberman, 2009; Lajolo,
2009; Dalvi et al, 2017. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Lingua portuguesa - Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching literature | pt_BR |
dc.subject.other | Middle school | pt_BR |
dc.subject.other | BNCC | pt_BR |
dc.subject.other | Portuguese language textbook | pt_BR |
dc.subject.other | Literary literacy | pt_BR |
dc.title | "Trouxeste a chave?" Letramento literário no ensino médio: uma análise da BNCC e de livros didáticos do PNLD 2018. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Simone Bueno Borges da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Simone Bueno Borges da | - |
dc.contributor.referee2 | Muniz, Márcio Ricardo Coelho | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Mônica Menezes | - |
dc.contributor.referee4 | El Fahl, Alana de Oliveira Freitas | - |
dc.contributor.referee5 | Borges, Carla Luzia Carneiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6086250706511009 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo discutir a presença da literatura no ensino médio assumindo o
letramento literário como paradigma de ensino capaz de promover a formação de leitores
críticos e criativos, além de promover, como desdobramento da fruição literária, a humanização
dos sujeitos. Essa perspectiva teórica se contrapõe a paradigmas tradicionais de ensino de
literatura que priorizam aspectos periféricos ao texto, ao invés da leitura do texto em si, prática
essa que descaracteriza a literatura e põe em perigo a sua existência. Trata-se de pesquisa
documental e bibliográfica, de cunho interpretativista, que tem como corpus a BNCC de
Linguagens do Ensino Médio, além de quatro coleções de livros didáticos do PNLD 2018. São
elas: coleção “Vivá Língua Portuguesa” (VLP), “Ser Protagonista” (SP), “Novas Palavras”
(NP) e “Linguagem e Interação” (LI). Na BNCC, procuramos identificar o seu potencial de
orientar currículos para um ensino-aprendizagem de literatura capaz de formar leitores críticos
e criativos. Nos livros didáticos, analisamos o lugar que a literatura ocupa, o repertório de textos
disponibilizados para leitura e os modos de ler propostos pelas atividades. Os dados revelam,
por parte da BNCC, um tratamento aligeirado, inespecífico e com lacunas acerca do ensino de
literatura. Quanto aos livros didáticos, foram percebidos avanços com relação a pesquisas
anteriores no que concerne ao lugar da literatura e à composição do repertório. Quanto aos
modos de leitura propostos, há uma tendência acentuada em direcionar a leitura pela via do
texto, em detrimento das leituras do contexto e do intertexto, o que entendemos ser resquício
da tradição gramaticista no ensino de língua materna. Dentre os principais referenciais teóricos
com os quais dialogamos nesta pesquisa estão Paulino e Cosson, 2009; Cosson 2014a, 2014b,
2020, 2021; Morin, 2003; Cândido, 2011, 2012; Gallian, 2017; Barthes, 1979; Leite, 1983;
Bordini e Aguiar, 1993; Colomer, 2007; Champagnon, 2009; Todorov, 2009; Zilberman, 2009;
Lajolo, 2009; Dalvi et al, 2017. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC)
|