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Tipo: Dissertação
Título: Trabalho remoto e saúde docente: fatores associados as dores musculoesqueléticas em docentes da rede privada de ensino, durante a primeira onda da pandemia da COVID-19
Autor(es): Silva, Jéssica Silva da
Primeiro Orientador: Araújo, Tânia Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Tânia Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Milena Maria Cordeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso, Jefferson Paixão
Resumo: O ensino remoto emergencial (ERE) foi uma estratégia pedagógica operacionalizada pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que garantiu a prática docente durante a situação de pandemia COVID-19. Objetivo: Avaliar os fatores associados à dor musculoesquelética (DME) em docentes da rede privada de ensino, durante o trabalho remoto na primeira onda da pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo de corte transversal, descritivo e analítico, com 1444 docentes de todos os níveis de ensino da rede particular da Bahia, por meio de formulário eletrônico contendo questões estruturadas para caracterização sociodemográfica, do trabalho remoto, dos hábitos de vida e da situação de saúde docente (presença de DME em membros superiores e em dorso ou costas). Foram realizadas análises descritivas, bivariadas e multivariadas. Resultados: A prevalência de dor musculoesquelética (DME) foi elevada, 70,6% de dor em membros superiores, e 69,9% em dor de coluna ou costa, sendo mais prevalente nas mulheres 74%. As variáveis associadas a DME nos docentes para membros superiores foram: sexo RP=1,18 IC95% (1,08-1,29), aumento do tempo dedicado ao trabalho RP=1,19 IC95% (1,08-1,30), dificuldade para organizar a agenda RP=1,14 IC95% (1,04-1,26) e satisfação consigo mesmo RP=1,11 IC95% (1,03-1,19). Para coluna ou costas: o sexo RP=1,22 IC95% (1,10-1,34), aumento do tempo dedicado ao trabalho RP=1,30 IC95% (1,18-1,44), dificuldade para organizar agenda RP=1,25 IC95% (1,12-1,39), dificuldade com aluno RP=1,15 IC95% (1,05-1,25) e sobrecarga doméstica RP=1,08 IC95% (1,01-1,15). Atividade de lazer estava negativamente associada à DME em membros superiores, RP=0,83 IC95% (0,77-0,89). Atividade física RP=0,90 IC95% (0,84-0,97), de lazer RP=0,90 IC95% (0,84-0,98) e idade > 40 anos RP=0,87 IC95% (0,81-0,93) em coluna ou costas. Houve diferenças entre os aspectos de gênero. Conclusões: O ensino remoto fará parte da rotina de trabalho docente e torna necessária a incorporação nas políticas públicas em saúde do trabalhador/a, levando-se em consideração as desigualdades de gênero.
Abstract: Emergency remote teaching (ERE) was a pedagogical strategy operationalized by the use of Information and Communication Technologies (ICT), which ensured teaching practice during the COVID-19 pandemic situation. Objective: To assess the factors associated with musculoskeletal pain (MSD) in private school teachers during remote work during the first wave of the COVID-19 pandemic. Methods: Cross-sectional, descriptive and analytical study, with 1444 teachers from all levels of education in the private network of Bahia, using an electronic form containing structured questions for sociodemographic characterization, remote work, life habits and the health status of teachers (presence of MSD in the upper limbs and in the back or back). Descriptive, bivariate and multivariate analyzes were performed. Results: The prevalence of musculoskeletal pain (MSD) was high, 70.6% pain in the upper limbs, and 69.9% pain in the spine or back, with 74% being more prevalent in women. The variables associated with MSD in teachers for upper limbs were: sex PR=1.18 CI95% (1.08-1.29), increased time dedicated to work PR=1.19 CI95% (1.08-1.30), difficulty organizing the agenda PR=1.14 CI95% (1.04-1.26) and satisfaction with oneself PR=1.11 CI95% (1.03-1.19). For spine or back: gender PR=1.22 CI95% (1.10-1.34), increase in time dedicated to work PR=1.30 CI95% (1.18-1.44), difficulty organizing schedule RP=1.25 CI95% (1.12-1.39), difficulty with student PR=1.15 CI95% (1.05-1.25) and domestic burden RP=1.08 CI95% (1.01-1.15). Leisure activity was negatively associated with MSD in the upper limbs, PR=0.8395%CI (0.77-0.89). Physical activity PR=0.90 CI95% (0.84-0.97), leisure PR=0.90 CI95% (0.84-0.98) and age > 40 years PR=0.87 CI95% (0.81-0.93) in spine or back. There were differences between gender aspects. Conclusions: The remote teaching will be part of the teaching work routine, it is necessary to incorporate it into public policies on workers' health, taking into account gender inequalities.
Palavras-chave: professor
trabalho remoto
pandemia
Covid-19
dores musculoesqueléticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38477
Data do documento: 8-Ago-2023
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