Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Bruna Mascaro Seabra de-
dc.date.accessioned2023-11-14T18:18:41Z-
dc.date.available2023-11-14T18:18:41Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38456-
dc.description.abstractThis work seeks to reflect on Maculelê, often interpreted as a popular practice of resistance by cultures from Africa. The study focuses on understanding five organizational structures that constitute Maculelê: the character of dance, fight, game, ritual and play. Therefore, the work seeks to understand the historical paths of the denominations of Brazilian cultures through terms such as Folklore, Popular Culture and Heritage, as well as to reflect on the philosophy of coloniality in the construction of subjectivities. The research relies on a field study carried out in Salvador and Santo Amaro da Purificação, in Bahia. Several interviews were carried out with male and female masters, researchers, male and female makers of Maculelê, which culminated in the making of a feature-length documentary video entitled “Maculelê: entre sticks and grimas”. Finally, the work intends to think about how the image and the visual dilate the field of epistemologies, methodologies and ways of producing knowledge. With this, we seek to continue with questions that feed debates about Maculelê, collaborating with studies that deal with the reflection of Brazilian dances.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDanças folclóricas brasileiraspt_BR
dc.subjectDanças folclóricas - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectDanças folclóricas - Santo Amaro (BA)pt_BR
dc.subjectDanças folclóricas - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectMaculelê (Dança)pt_BR
dc.subject.otherMaculelêpt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherFightpt_BR
dc.subject.otherPlaypt_BR
dc.subject.otherRitual.pt_BR
dc.subject.otherGamept_BR
dc.subject.otherAudiovisualpt_BR
dc.titleSaberes e fazeres em cruzeta: olhares multifacetados sobre o maculelê.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Amoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.referee1Amoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela Bemfica-
dc.contributor.referee3Machado, Lara Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804428429307597pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir sobre o Maculelê, frequentemente interpretado como prática popular de resistência das culturas advindas da África. O estudo debruça-se em compreender cinco estruturas organizativas que constituem o Maculelê: o caráter de dança, luta, jogo, ritual e brincadeira. Para tanto, o trabalho procura compreender os trajetos históricos das denominações das culturas brasileiras através de termos como Folclore, Cultura Popular e Patrimônio, assim como refletir sobre as implicações da colonialidade na construção das subjetividades. A pesquisa conta com um estudo de campo realizado em Salvador e Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Foram realizadas diversas entrevistas com mestres, mestras, pesquisadores, pesquisadoras, fazedores e fazedoras do Maculelê, que culminaram na realização de um vídeo documentário longa-metragem intitulado “Maculelê: entre paus, grimas e cacetes”. Por fim, o trabalho pretende pensar de que forma a imagem e o visual dilata o campo das epistemologias, das metodologias e das formas de produzir conhecimento. Com isto, buscamos avançar em questões que alimentam debates sobre o Maculelê, colaborando com estudos que se ocupam da reflexão das danças brasileiras.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruna Mascaro.pdf_87,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.