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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38439
Tipo: | Tese |
Título: | Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. |
Autor(es): | Barbosa, Sara Rogéria Santos |
Primeiro Orientador: | Souza, Florentina da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Florentina da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Nancy Rita Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Alvanita Almeida |
metadata.dc.contributor.referee4: | Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da |
metadata.dc.contributor.referee5: | Freitas, Joseania Miranda |
Resumo: | Esta tese analisa expressões de identidades étnicas negras nas letras das músicas interpretadas pela Banda Reflexu’s entre os anos de 1987 a 1993 a fim de compreender como se deram naquelas músicas interpretadas pela referida banda as representações identitárias negras. Para tanto, as letras foram separadas por temáticas recorrentes como valorização das identidades étnicas negras, ancestralidade e religiosidade, e, por fim, as representações da mulher negra. Tratase de um estudo desenvolvido interdisciplinarmente com pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, Feminismo negro e historiografia literária contemporânea. Para tanto, discutem-se os conceitos de representação (WOODWARD, 2014), identidade (HALL, 2003; MUNANGA, 2009a), diferença (HALL, 2003) e negritude (MUNANGA, 2009b; FERREIRA, 2021), a fim de compreender como tais representações contribuem para as construções discursivas das identidades étnicas, confronta-se o corpus selecionado a partir da identificação das temáticas mais recorrentes e como elas apresentam discursivamente negros e negras. O recorte aqui apresentado vai desde os registros de memória da Banda Reflexu’s encontrados em páginas digitais, análise das capas dos discos de vinil e depoimentos publicados em postagens de músicas em mídias digitais; a apresentação pelos principais conceitos utilizados neste estudo e, por fim, a análise das letras elencadas para este estudo. Aventa-se a hipótese, portanto, que os discursos presentes no corpus deste trabalho possibilitam pensar expressões identitárias negras naquele momento a partir da análise das letras, da importância da banda e o que representou na década de 90, como, mais de trinta anos após seu estopim, novos ouvintes recepcionam as letras e performance da banda e como tudo isso dialoga com as impressões da autora deste estudo que se apresenta em primeira pessoa do começo até o fim. |
Abstract: | This thesis analyzes expressions of black ethnic identities in the lyrics of songs performed by Banda Reflexu's between the years 1987 to 1993 in order to understand how the representations of black identity occurred in those songs performed by that band. Therefore, the lyrics were separated by recurring themes such as the appreciation of black ethnic identities, ancestry and religiosity, and, finally, the representations of black women. It is a study developed interdisciplinary with theoretical assumptions of Cultural Studies, Black Feminism and contemporary literary historiography. To this end, the concepts of representation (WOODWARD, 2014), identity (HALL, 2003; MUNANGA, 2009a), difference (HALL, 2003) and blackness (MUNANGA, 2009b; FERREIRA, 2021) are discussed in order to understand how such representations contribute to the discursive constructions of ethnic identities, the selected corpus is confronted from the identification of the most recurrent themes and how they discursively present black men and women. The clipping presented here ranges from the memory records of Banda Reflexu’s found on digital pages, analysis of vinyl record covers and testimonies published in posts of songs in digital media; the presentation of the main concepts used in this study and, finally, the analysis of the letters listed for this study. It is hypothesized, therefore, that the discourses present in the corpus of this work make it possible to think about black identity expressions at that moment from the analysis of the lyrics, the importance of the band and what it represented in the 90's, as, more than thirty years after its trigger, new listeners receive the lyrics and performance of the band and how all this dialogues with the impressions of the author of this study that presents itself in first person from beginning to end. |
Palavras-chave: | Literatura e sociedade Análise do discurso narrativo Música - Aspectos sociais. Negros - Canções e músicas Negros - Identidade étnica Negros- Identidade racial Bandas (Música) - Salvador(BA) |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38439 |
Data do documento: | 11-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLITCULT) |
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