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Tipo: Tese
Título: Estratégia colaborativa para apoio do processo de pesquisa e publicação: uma proposta de estrutura informacional por áreas temáticas no campo da gestão
Autor(es): Tellechea, Justina
Primeiro Orientador: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Gillian Leandro De Queiroga
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, José Gileá de
metadata.dc.contributor.referee5: Ribeiro, Nubia Moura
Resumo: Partindo da premissa de que a mobilização organizacional é um dos requisitos essenciais para a introdução da gestão do conhecimento nas organizações, o presente trabalho teve por objetivo modelar, implementar e avaliar uma estratégia colaborativa de Gestão do Conhecimento para as atividades de pesquisa e publicação no programa de pós-graduação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - EAUFBA, com base em informações e conhecimentos necessários para a qualificação dessas atividades. Para tal, foi concebida uma base informacional para estruturação de referências para as diferentes áreas da gestão, além de informações que subsidiam a atividade de publicação, como relação de revistas e eventos por área temática. Fundamentado nas teorias e práticas de Gestão do Conhecimento (GC) e utilizando a metodologia de Comunidade de Prática (CoP), o trabalho relatou e explorou, crítica e propositivamente, cada fase de desenvolvimento da estratégia selecionada. Frente às limitações encontradas, ao longo do processo colaborativo, foi possível identificar, a partir da percepção dos respondentes, o grau de importância atribuído ao uso desse instrumento colaborativo de GC. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho de estruturação de materiais e informações na página oficial da instituição selecionada se mostrou extremamente relevante para os usuários, especialmente para os estudantes recém ingressos nos cursos de graduação e pós-graduação. Foi possível observar, ainda, que a relevância deste estudo revelou a importância do processo colaborativo que contou com a participação ativa de mais de 30 membros da CoP criada para esse fim (entre docentes, discentes e egressos). Merece ser ressaltado outro impacto relevante que resultou na criação de uma página web, alimentada com conteúdos de 12 áreas temáticas atinentes ao campo da administração/gestão que incluiu os seguintes aspectos: principais abordagens, referências seminais e contemporâneas, possibilidades de estudos com base em questões de pesquisa, links de interesse, lista das principais revistas e periódicos e glossários com os principais verbetes da área. Adicionalmente, foi possível organizar e disponibilizar para a comunidade acadêmica selecionada um conjunto de informações sobre ferramentas de pesquisa (referentes a análises quanti-quali) que privilegiou o uso de base de dados, normas e eventos acadêmicos.
Abstract: Based on the premise that organizational mobilization is one of the essential requirements for the introduction of knowledge management in organizations, this work aimed to model, implement and evaluate a collaborative Knowledge Management (KM) strategy to support research activities and publication in a Postgraduate Program at the School of Administration of the Federal University of Bahia. To this end, an informational base was conceived for structuring references for the different areas of management, complemented with information that subsidizes the publication activity, such as a list of magazines and events by thematic area. Based on Knowledge Management (KM) theories and practices and using the Community of Practice (CoP) methodology, the work reported and explored, critically and positively, each development phase of the selected strategy. Faced with the limitations found throughout the collaborative process, it was possible to identify, based on the respondents' perception, the degree of importance attributed to the use of this collaborative KM tool. The results of the research showed that the work of structuring materials and information on the official page of the selected institution proved to be extremely relevant for users, especially for students who have just entered undergraduate and graduate courses. It was also possible to observe that the relevance of this study revealed the importance of the collaborative process that had the active participation of more than 30 members of the CoP created for this purpose (including professors/students and graduates). It is worth highlighting another relevant impact that resulted in the creation of a web page, fed with contents from 12 thematic areas related to the field of administration/management, which included the following aspects: main approaches, seminal and contemporary references, possibilities for studies based on questions search terms, links of interest, list of the main magazines and periodicals and glossaries with the main entries in the area. Additionally, it was possible to organize and make available to the selected academic community a set of information on research tools (referring to quanti-quali analyses) that favored the use of databases, standards and academic events.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Comunidade de prática (CoP)
Construção coletiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38396
Data do documento: 27-Jul-2023
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