Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38379
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise documental e etnográfica de componentes curriculares de estágio supervisionado em letras - língua inglesa e de sessões de formação docente do PROFICI.
Autor(es): Oliveira, Ângelo de Souza Castro
Primeiro Orientador: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Christine Sant’ Anna de
metadata.dc.contributor.referee3: Ramos, Fabiano Silvestre
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa que utiliza a metodologia qualitativa em uma perspectiva etnográfica, a observação participativa e ferramentas da pesquisa documental para analisar as sessões de formação de professores do PROFIC I -PROEMI em relação ao fazer e ao conteúdo trabalhado em comparação com as ementas das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II de Língua Inglesa para flagrar o que pode ser aproveitado da experiência das sessões de formação para esses componentes. Nesse sentido, a pesquisa produziu relatórios sobre as sessões de formação de professor de língua inglesa através da etnografia e da observação participativa periférica, modos de fazer da pesquisa qualitativa, atribuindo significado às sessões de formação q ue serão analisadas a partir de configurações teóricas da Linguística Aplicada para, assim, flagrar estratégias de formação docente que podem ser implementadas nos componentes de Estágio Supervisionado I e II de Língua Inglesa. Palavras-chave: PROFICI; PROEMI; Estágio Supervisionado; Inglês; Formação Docente.
Abstract: This final paper consists in a research which uses a qualitative methodology in an ethnographic perspective, the participative observation and tools of the documental research to analyze PROFICI - PROEMI teacher education sessions related to actions and the content comparing them to the syllabus of the Teaching Practicum I and II courses of English Language to spot what can be used from the teacher education sessions to these courses. In this regard, the research produced reports about the English teacher e ducation sessions through ethnography and peripheral participative observation, ways to do the qualitative research, giving meaning to the teacher education sessions which will be analyzed from theoretical settings of the Applied Linguistics to, thus, spot teacher education strategies, which can be implemented in the Teaching Practicum I and II of English Language. Keywords: PROFICI; PROEMI; Teaching Practicum; English, Teacher Education.
Palavras-chave: Professor - Formação
PROEMI
Estágio supervisionado
Língua inglesa - Estudo e ensino
Formação Docente
PROFICI
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38379
Data do documento: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso de Ângelo Oliveira.pdf308,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons