Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena Junior, Luiz Antonio Pereira de-
dc.date.accessioned2023-11-01T07:51:55Z-
dc.date.available2023-11-01T07:51:55Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38316-
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the correlation between scene and city based on a reflection over the process of dramaturgical creation of the piece Ruína de Anjos, by the theatre group from Bahia, Brazil, A Outra Theatre Company and the experience of its national circulation with the Palco Giratório project, from the SESC organization, in 2017. Considering the city as dramaturgy, the theatrical performance as a document and the forms of theatre that articulate the real as an experience, its construction is based especially on the dialogue with artistresearchers involved in performing practices that happen on the streets. From the concept of expanded dramaturgy, we propose the concept of Crossroads Dramaturgy, which manages segments, mediates elements of the scene and the city, engages in dialogues with spaces and times, articulating itself on the border of languages, mobilizing different forms of knowledge, emphasising conflicts and configuring itself as a document, although ephemeral and unfinished, culminated from a unique experience that involves artists and audiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDramaturgia encruzilhadapt_BR
dc.subjectCena e cidadept_BR
dc.subjectTeatro de Grupopt_BR
dc.subjectTeatros do Realpt_BR
dc.subjectA Outra Companhia de Teatropt_BR
dc.subject.otherCrossroads Dramaturgypt_BR
dc.subject.otherScene and citypt_BR
dc.subject.otherGroup theatrept_BR
dc.subject.otherReal Theatrespt_BR
dc.subject.otherA Outra Theatre Companypt_BR
dc.titleDRAMATURGIA ENCRUZILHADA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO CENA-CIDADE A PARTIR DA CRIAÇÃO DRAMATÚRGICA DO ESPETÁCULO RUÍNA DE ANJOSpt_BR
dc.title.alternativeCrossroads Dramaturgy: a study on the correlation between scene and city from dramaturgical creation for the piece Ruína de Anjospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, João Alberto Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3315565311444245pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Francis Wilker de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9301-8821pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364443962519272pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Marcelo Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5194494386826287pt_BR
dc.contributor.referee3Sanches, João Alberto Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3315565311444245pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0341345439463366pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre a relação entre cena e cidade a partir de uma reflexão sobre o processo de criação dramatúrgica do espetáculo Ruína de Anjos, do grupo baiano A Outra Companhia de Teatro e a experiência de sua circulação nacional pelo projeto Palco Giratório, do SESC, em 2017. Considerando a cidade como dramaturgia, a obra teatral como um documento e os teatros que articulam o real como experiência, sua construção teórica erguese, especialmente, no diálogo com artistas-pesquisadores envolvidos em práticas cênicas que se dão na rua. A partir da noção de dramaturgia expandida, propõe-se uma Dramaturgia Encruzilhada, que negocia camadas, media elementos da cena e da cidade, dialoga com espaços e tempos, articulando-se na fronteira das linguagens, mobilizando saberes, acentuando conflitos e configurando-se como um documento, ainda que efêmero e inacabado, resultado de uma experiência singular que envolve artistas e públicos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - Luiz Antonio Pereira de Sena Junior - final completa.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons