Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Boldrim, Marcos Hortolani | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T14:51:30Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T14:51:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38306 | - |
dc.description.abstract | This intervention project deals with the use of the Soil Mechanics and Building Materials Laboratory at the Federal Institute of Espírito Santo, Nova Venécia campus, aiming to promote interdisciplinary teaching of scientific concepts in the Buildings Technician course integrated with high school. The work aimed to investigate the possibility of improving curricular integration among physical and mathematical concepts in laboratory practices through the collaborative construction of didactic interventions involving Physics, Mathematics, and Soil Mechanics teachers. The applied research used a qualitative approach based on a collaborative perspective. The work held its theoretical foundations on learning and school interest as concepts based on Krasilchik, Pozo, Crespo, and Nóvoa. It also had the contributions on teaching physical and mathematical concepts from Moreira, Bezerra, and Mega, as well as theoretical support from Lopes and Fazenda regarding curriculum and interdisciplinary concepts. As an interventional research, the work presented results and reflections arising from the collaborative research process, indicating a proposal for curricular integration among the subjects of Physics, Mathematics, and Soil Mechanics. As a result of the collaborative planning, didactic sequences were developed to compose the Educational Curricular Material as the product of this research-intervention work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Integração curricular | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Material Curricular Educativo | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching | pt_BR |
dc.subject.other | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculum integration | pt_BR |
dc.subject.other | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject.other | Educational Curriculum Material | pt_BR |
dc.title | Uso do laboratório de mecânica dos solos e materiais de construção na promoção da interdisciplinaridade no ensino de conceitos científicos | pt_BR |
dc.title.alternative | Soil mechanics and construction materials laboratory use to promote interdisciplinarity in the teaching of scientific concepts | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Rosiléia Oliveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8537424533648716 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Rosiléia Oliveira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8537424533648716 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cesana, Andressa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9217101684156531 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vieira, Fábio Pessoa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8433209181393882 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7298809572850899 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto de intervenção trata do uso do Laboratório de Mecânica dos Solos e Materiais de Construção do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia na promoção da interdisciplinaridade no ensino de conceitos científicos no curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio. O trabalho teve como objetivo investigar a possibilidade da promoção de uma maior articulação entre os conceitos físicos e matemáticos nas práticas laboratoriais por meio da construção colaborativa de intervenções didáticas envolvendo os professores de Física, Matemática e de Mecânica dos Solos. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem de caráter qualitativa e aplicada em uma perspectiva colaborativa. O trabalho buscou embasamento teórico sobre a aprendizagem e o interesse escolar em Krasilchik, Pozo e Crespo e Nóvoa, contribuições de Moreira, Bezerra e Mega sobre o ensino de conceitos físicos e matemáticos, além de buscar sustentação teórica em Lopes e Fazenda quanto aos conceitos de currículo e interdisciplinaridade. Por tratar-se de uma pesquisa de cunho interventivo, o trabalho apresentou como resultados e reflexões oriundos do processo de pesquisa uma forma de planejamento colaborativo e participativo apontando para uma proposta de integração curricular entre as disciplinas de Física, Matemática e Mecânica dos Solos. Como fruto desse planejamento, foram elaboradas sequências didáticas para compor o Material Curricular Educativo como produto do trabalho de pesquisa-interventiva. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.relation.references | ABNT Catálogo. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/grd.aspx. Acesso em: 10 jul. 2023. AGUIAR, Wagner R. e OLIVEIRA, A. M. Pereira. A Transformação dos Textos dos Materiais Curriculares Educativos por Professores de Matemática: uma análise dos princípios presentes na prática pedagógica. Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro, São Paulo, v. 28, n. 49, p. 580-600, ago. 2014. ASIMOV, Isaac; ASIMOV’S GUIDE TO SCIENCE, Edição reimpressa, Universidade da California – EUA: Basic Books, 1972. BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Multirreferencialidade e produção do conhecimento diferentes histórias de aprendizagens. Revista Educação em Questão, Natal, v. 32, n. 18, p. 209-223, maio/ago. 2008. BATISTA, Suênya Marley Mourão e IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Possibilidades da prática avaliativa no ensino superior: uma experiência colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1994-2011, 2016. BEZERRA, D. P. et al. A evolução do ensino da física – perspectiva docente. SCIENTIA PLENA. Departamento de Ensino Médio e Licenciatura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, v. 5, n. 9, p. 1-8, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CARVALHO, Anna M. P. As práticas experimentais no ensino de Física. Ensino de Física. São Paulo: CENGAGE, 2011. cap. 3, p. 53-78. CASTORIADIS, Cornelius. O Mundo Fragmentado: As encruzilhadas do Labirinto, III. Tradução Rosa Maria Boavetura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. CERQUEIRA PORTO, S. C.; AMANTES, A.; HOHENFELD, D. P. O que se Aprende sobre Pêndulo Simples em Atividades Investigativas nos Laboratórios Material e Computacional?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 19, p. 825–858, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2019u825858. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/14836. Acesso em: 10 ago. 2023. CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado. In: CALDART, Roseli Salete et al. (org) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. CUNHA, Eduardo Lucindo Rodrigues da. Galvanizar o Frankenstein: currículo(s) integrado(s) no ensino médio integrado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2023. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: Didática e Prática de Ensino. Revista Interdisciplinaridade. São Paulo, n. 6, p. 9-17, 2015. FERREIRA, Ana Luisa do Amaral Fernandes; AFONSO, Anfréia Francisco. Sequência Didática Interdisciplinar para o Estudo de Geometria Molecular. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 89–101, 2021. Disponível em: https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3929. Acesso em: 15 jul. 2023. GIORDAN, M.; GUIMARÃES, Y. A. F. Estudo Dirigido de Iniciação à Sequência Didática. Especialização em Ensino de Ciências, Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012 IBIAPINA, Maria Lopes de Melo e SOUSA, José Ribamar de Brito, ENAD, PESQUISA COLABORATIVA E MÉTODO INSTRUMENTAL DE VYGOTSKY: DELINEAMENTOS DE UMA PESQUISA, VI Encontro De Pesquisa Em Educação Da UFPI, Teresina, Piauí. 2010. Disponível em: <http://leg.ufpi.br/ppged/index/pagina/id/4072> Acesso em: 2 ago. 2023. IFES. Projeto do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. Disponível em <https://novavenecia.ifes.edu.br/cursos/tecnicos/edificacoes>. Acesso em: 5 ago. 2023. IFES. Regimento Geral. Disponível em: <https://ifes.edu.br/images/stories/Regimento_Geral_do_Ifes.pdf> Acesso em: 12 out. 2023. IFES. Institucional – História. Disponível em: <https://ifes.edu.br/o-ifes?start=1> Acesso em: 13 out. 2023. KRASILCHIK, Myriam. Ensino de ciências e a formação do cidadão. Revista Em Aberto, Brasília, ano 7, n. 40, p. 55- 60, out./dez. 1988. LIMA VERDE, Eudóxio Soares. Didática e seu objeto de estudo. Teresina, Piauí: Editora da Universidade Federal do Piauí – EDUFPI, 2019 LIMA, Reinaldo Feio. Mensagem pedagógica em textos de materiais curriculares educativos. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2020. LOPES, Alice Casimiro. Políticas de Integração Curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. LOPES, Alice Casimiro. Políticas Curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação,n. 26, p. 109-118, 2004. MAFFEI ENENHARIA, Reaprumo de Edifício Inclinado ("Torto") em Santos - Maffei Engenharia. YouTube, 12 de setembro de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=R22WWyFpjS0. Acesso em: 25 de julho de 2023. MEGA, D. Farias et al. Comunidades de Prática no Ensino de Ciências: uma revisão da literatura de 1991 a 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física [online]. 2020, v. 42. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0264>. Acesso em: 23 de agosto de 2022. MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados. Porto Alegre, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018. MORELATTI, M. R. M. et al. Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 3, p. 639-652, 2014. MORIN, Edigar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Universidade de Lisboa: Lisboa. Portugal, 2009. O CANAL DA ENGENHARIA, Torre de PISA - História das Estruturas. YouTube, 30 de junho de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=ChybYIeZyIo. . Acesso em: 25 de julho de 2023. OLIVEIRA, A. M. P. DE; BARBOSA, J. C. Potencialidade de Materiais Curriculares Educativos para a Componente Curricular Prática de Ensino. Educação Matemática em Revista, v. 21, n. 49B, p. 116-123, 3 maio 2016. PAEBES 2019, Desempenho e Participação (RE e RM). Disponível em <https://paebes.caedufjf.net/resultados/>. Aceso em: 5 ago. 2022. PEREIRA, Antônio. Pesquisa de intervenção em educação. Salvador: Eduneb, 2019. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. Por que os alunos não aprendem a ciência que lhes é ensinada? In: _________. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Parte 1, cap. 1, p. 14-28. POMBO, Olga. Práticas Interdisciplinares. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 15, p. 208-249, 2006. PRADO, Airam da Silva; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de; BABOSA, Jonei Cerqueira. Uma Análise Sobre a Imagem da Dimensão Estrutural da Prática Pedagógica em Materiais Curriculares Educativos. Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro, São Paulo, v. 30, n. 55, p. 738-762, ago. 2016. TARGED Gedweb, Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios. Disponível em: https://www.gedweb.com.br/ifes/. Acesso em: 10 jul. 2023. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos_Boldrim_TCC_Dissertação.pdf | Dissertação - Marcos Hortolani Boldrim | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons