Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38262
Tipo: Tese
Título: Para quem é a cidade? redes de gestão público-privadas nas reformas urbanas dos centros de Salvador (Brasil) e Cali (Colômbia)
Autor(es): Mosquera Díaz, Carlos Andrés
Primeiro Orientador: Arantes, Rafael de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Zimmermann, Clovis Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Mourad, Laila Nazem
metadata.dc.contributor.referee3: Carrión Mena, Fernando
metadata.dc.contributor.referee4: Martínez Toro, Pedro
metadata.dc.contributor.referee5: Arantes, Rafael de Aguiar
Resumo: Esta tese analisa a forma e os sentidos de como são consolidadas as redes de gestão público-privadas em processos de reformas urbanas contemporâneas de duas cidades latino-americanas: Salvador, Bahia, Brasil e Cali, Departamento del Valle del Cauca, Colômbia. Foram analisados mais especificamente o Programa Revitalizar implementado desde o ano de 2017 e o Programa Revive, de mais recente execução, na cidade de Salvador, da mesma forma que o Projeto Cidade Paraíso desenvolvido desde 2009 na cidade de Cali. Esta tese apresenta os principais roteiros e diretrizes institucionais dos respectivos programas, identificando seus principais agentes urbanos dos setores público e privado, além dos tipos e lógicas das redes de gestão para a execução dos programas. Para identificar e analisar os agentes urbanos, se fez uma análise de conteúdo dos documentos institucionais, analise dos jornais, entrevistas desenvolvidas com agentes públicos, privados e com população moradora, assim como uma revisão da literatura produzida sobre as reformas nos centros históricos das duas cidades. Este tipo de redes de gerenciamento urbano no contexto da neoliberalização das cidades e do capitalismo global caracteriza-se por consolidar um poder territorial que visa a consolidação de práticas urbanas ao redor de lógicas de Modernização, Recuperação, Revitalização, Competitividade, Refuncionalização de espaços e a consolidação de Cidades Inteligentes. Nesse sentido, estamos assistindo a uma capitalização do funcionamento do público que age paralelamente e de maneira associada aos interesses do capital privado nas reformas urbanas analisadas. Estas reformas fortalecem e afiançam, segundo o caso analisado, o viés turístico patrimonial, a recuperação administrativa, a refuncionalização do centro, consolidação de um centro de negócios e boutiques, aperfeiçoamento da mobilidade ou a redensificação por empreendimentos. Nestas redes, os governos e poderes políticos locais de turno se articularam a uma tendência nacional e continental de construir cidades de negócios e diversos empreendimentos urbanos. Alguns dos postulados dos programas como é o caso específico do Revive em Salvador, provêm de agendas internacionais, fazem parte das relações geopolíticas entre os governos e são implementados sem considerar as particularidades dos contextos sócio históricos nacionais. Conclui-se que as redes de gerenciamento público privado no contexto de produção neoliberal das cidades latino-americanas produzem conflitos ao redor dos usos e contra usos do solo urbano, na medida em que focalizam única e exclusivamente a consolidação de uma cidade de negócios e não possuem programas sociais nem de habitação social para a população moradora. Mesmo esta tendência sendo de caráter continental também se evidenciam especificidades nos casos analisados.
Abstract: This thesis analyzes the form and meanings of how public-private management networks are consolidated in contemporary urban reform processes in two Latin American cities: Salvador and Cali. More specifically, the Revitalize Program implemented since 2017 and the most recently executed Revive Program in the city of Salvador were analyzed, as well as the Ciudad Paraíso Project developed since 2009 in the city of Cali. This thesis presents the main scripts and institutional guidelines of the respective programs, their main public-private urban agents were named and the types and logics of the management networks for the execution of the programs were identified. To identify and analyze the urban agents, a content analysis of institutional documents, newspaper analysis, interviews with public and private agents and the resident population, as well as a review of the literature produced around the reforms in the center were carried out. history of the two cities. This type of urban management networks in the context of the neoliberalization of cities and global capitalism, are characterized by organizing a territorial power that seeks to consolidate old discourses and new urban practices around the logics of Modernization, Recovery, Revitalization, Competitiveness. , Refunctionalization of spaces and the consolidation of Smart Cities. In this sense, we are witnessing a capitalization of the functioning of the public sector that acts in parallel with the interests of private capital in the urban reforms analyzed. These reforms strengthen and ensure, depending on the case analyzed, the heritage tourism approach, the administrative recovery, the refunctionalization of the center, the structuring of an urban center for businesses and boutiques, the improvement of mobility or redensification by the enterprises. In these networks, local governments and political powers were in turn linked to a national and continental trend of building business cities and diverse urban developments. Some of the postulates of the programs, such as the specific case of Revive in Salvador, come from international agendas, are part of the geopolitical relations between governments and are implemented without considering the particularities of the national socio-historical contexts. It is concluded that the networks of public-private management in the context of neoliberal production of Latin American cities, produce conflicts around the uses and against the uses of urban land, to the extent that they focus solely and exclusively on the consolidation of a business city that disdains social programs or social housing for the resident population. Even though this trend is continental in nature, specificities are also evident in the cases analyzed.
Palavras-chave: Redes Público-Privadas
Reformas Urbanas
Centros Históricos
Globalização
Boutiquização
Gentrificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Citação: Mosquera Díaz, Carlos Andrés Para quem é a cidade? redes sócio institucionais e os processos de desenvolvimento urbano nos centros de Salvador (brasil) e Cali (colômbia) Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38262
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Para quem é a cidade. Gestão Público Privada de dois centros urbanos Latinoamericanos. Tesis Andres Mosquera.pdfTese doutorado Carlos Andrés Díaz Mosquera. Para quem é a cidade? gestão público privada de dois centros urbanos latinoamericanos.6,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons