Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38226
Tipo: Dissertação
Título: Comunidade de prática docente-assistencial como estratégia de educação permanente na atenção hospitalar em enfermagem: uma abordagem teórica
Título(s) alternativo(s): Community of teaching-care practice as a permanent education strategy in hospital care training in nursing: a theoretical approach
Autor(es): Fraga, Fernanda Moreira Ribeiro
Primeiro Orientador: Backes, Vânia Marli Schubert
metadata.dc.contributor.referee1: Zamprogna, Katheri Maris
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Gilberto Tadeu Reis da
metadata.dc.contributor.referee3: Amestoy, Simone Coelho
metadata.dc.contributor.referee4: Vieira, Silvana Lima
metadata.dc.contributor.referee5: Backes, Vânia Marli Schubert
Resumo: A formação profissional em enfermagem conta com a participação ativa da organização hospitalar, do docente orientador, do enfermeiro supervisor e do estudante, estabelecendo uma relação simbiótica e de compartilhamento de saberes. Compreendendo a importância da integração ensino-serviço, o necessário preparo pedagógico para atuar na formação, a Comunidade de Prática emerge como espaço viável para o desenvolvimento coletivo docente- assistencial, este estudo de abordagem teórica, teve como objetivos: Conhecer as potencialidades e os desafios da educação permanente em saúde na atenção hospitalar e analisar os contributos das comunidades de prática para a formação e prática docente, na perspectiva de valorizar a atuação docente-assistencial na qualificação da formação profissional em enfermagem, defendendo a comunidade de prática docente-assistencial como estratégia de educação permanente em saúde na atenção hospitalar. Com o método de pesquisa do tipo bibliográfico, caracterizado como um estudo de abordagem qualitativa, descritivo, desenvolveram-se uma revisão narrativa da literatura, com 18 documentos capturados pelo Google Acadêmico contemplando produções de 2005 a 2020, sobre educação permanente em saúde na atenção hospitalar, e uma revisão integrativa da literatura sobre os contributos da Comunidade de Prática, constituída de 27 artigos, identificados mediante buscas nas bases MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL e ERIC, entre abril e junho de 2020, permitindo o acesso a estudos recentes dos temas em pauta, e uma interpretação reflexiva e crítica. Os resultados apontaram que os estudos sobre educação permanente evidenciaram temas como: Contextualização histórica da educação permanente em saúde; Levantamento de necessidades e obstáculos para educação permanente em saúde na atenção hospitalar; Desenvolvimento de propostas de educação permanente em saúde; Papel da educação permanente em saúde na atenção hospitalar; e a Educação permanente em saúde promovendo a integração ensino-serviço. Em relação aos contributos das Comunidades de Prática, destacaram-se: A aprendizagem colaborativa; Espaço pedagógico transformador; Estratégia para produção de conhecimento inovador; e Aproximação de profissionais de fronteiras regionais, nacionais e internacionais por meio de recursos virtuais. Concluiu-se que a abordagem teórica utilizada evidenciou as contribuições que o desenvolvimento de comunidades de prática docente-assistencial na atenção hospitalar permite avançar no conhecimento pedagógico desses atores como estratégia de educação permanente nas organizações hospitalares e para valorizar a integração docente-assistencial qualificando a formação profissional e atenção à saúde.
Abstract: Professional training in nursing relies on the active participation of the hospital, the faculty member, the supervising nurse and the student, establishing a symbiotic relationship and knowledge sharing. understanding the importance of teaching-service integration, the necessary pedagogical preparation to act in training, the community of practice as a viable space for the collective development of teaching-assistance, this study of theoretical approach. Had as objectives: to know the potential and challenges of permanent health education in hospital care and analyze the contributions of communities of practice to teacher training and practice, with a view to valuing the teaching-care performance in the qualification of professional training in nursing, defending the community of teaching-care practice as a strategy for permanent health education in hospital care. With the bibliographic research method, characterized as a qualitative, descriptive study, a narrative review of the literature was developed, with 18 documents captured by google scholar contemplating productions from 2005 to 2020, on permanent health education in hospital care , and an integrative literature review on the contributions of the community of practice, consisting of 27 articles, identified through searches in the MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL AND ERIC databases, between april and june 2020, allowing access to recent studies of the themes on the agenda, and a reflective and critical interpretation. The results showed that studies on permanent education showed themes such as: historical contextualization of permanent health education; survey of needs and obstacles for permanent health education in hospital care; development of proposals for permanent health education; role of permanent health education in hospital care; and permanent health education promoting the integration of teaching and service. In relation to the contributions of the communities of practice, the following stand out: collaborative learning; transformative pedagogical space; strategy for the production of innovative knowledge; and approaching professionals from regional, national and international borders through virtual resources. It was concluded that the theoretical approach used evidenced the contributions that the development of communities of teaching-assistance practice in hospital care allows advancing in the pedagogical knowledge of these actors as a permanent education strategy in hospital organizations and to value the teaching-assistance integration, qualifying the training professional and health care.
Palavras-chave: Assistência Hospitalar
Docentes de Enfermagem
Integração Docente Assistencial
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Educação Continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: FRAGA, Fernanda Moreira Ribeiro. Comunidade de prática docente-assistencial como estratégia de educação permanente na atenção hospitalar em enfermagem: uma abordagem teórica. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2021.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38226
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons