Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38208
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Discutindo LGBTfobia nas aulas de teatro: reflexões a partir de uma experiência pedagógica.
metadata.dc.creator: Santos, João Alberto Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, José Stênio Paulino
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, José Stênio Paulino
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Maria da Conceição Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Luiz Claudio Cajaíba
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresentou uma proposta de reflexão social e cultural ao Colégio estadual onde leciono, em Salvador – Bahia, através do projeto: Discutindo LGBTfobia nas aulas de teatro: reflexões a partir de uma experiência pedagógica. A discussão acerca das questões de gênero e sexualidade para questionar o preconceito escolar. A pesquisa é um estudo de caso de modo exploratório, prático, experimental e descritivo, realizada nas aulas de teatro com estudantes colaboradores de duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental II. A fase de atividade de campo foi realizada de maio a dezembro de 2021, ocasião em que foi possível aplicar um questionário entre as e os estudantes colaboradores, realizar rodas de conversas, leituras e produções textuais. A mencionada prática pedagógica motivou a confecção de painéis informativos, histórias ilustradas e criações dramatúrgicas (monólogos) e cênico performáticas, em estreito diálogo com a literatura de cordel e a música de expressão rap. Através deste projeto, foi possível desenvolver posturas em combate ao preconceito no contexto escolar.
Abstract: The present work presented a proposal for social and cultural reflection at college where I teach, in Salvador – Bahia, through the project: Discussing LGBTphobia in theater classes: reflections from a pedagogical experience. The discussion about gender and sexuality issues to question school prejudice. The research is a case study in an exploratory, practical, experimental, and descriptive way, carried out in theater classes with collaborating students from two classes of the eighth year of Elementary School II. The field activity phase was carried out from May to December 2021, when it was possible to apply a questionnaire between the student-collaborators, carry out rounds of conversations, readings and textual productions. The aforementioned pedagogical practice led to the creation of informative panels, illustrated stories and dramaturgical creations (monologues) and scenic performative creations, in close dialogue with cordel literature and rap music. Through this project, it was possible to develop positions in the fight against prejudice in the school context.
Keywords: Artes cênicas - Estudo e ensino
Teatro - Estudo e ensino
Teatro na educação
Homofobia nas escolas
Educação - Aspectos sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
metadata.dc.publisher.initials: IHAC
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Outro
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38208
Issue Date: 20-Oct-2023
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ProfArtes)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons