Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38204
Tipo: Dissertação
Título: Pelas ruas, becos e encruzilhadas da identidade: as relações da memória, corpo e espaço em "Minha casa é onde estou", de Igiaba Scego
Autor(es): Vicente, Bruno Ferreira
Primeiro Orientador: Souza, Carla Dameane Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Carla Dameane Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de
metadata.dc.contributor.referee3: Regina, Silvia La
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Edson Oliveira da
Resumo: Esta dissertação nasce como uma confluência de vozes e textos que se entrelaçam a minha voz no intento de realizar uma leitura da obra Minha casa é onde estou, de Igiaba Scego (escritora e pesquisadora italiana de origem somali). O texto é apresentado em um formato hipermídia e foi construído por meio de notas teóricas, literárias e pessoais, além de hiperlinks para outras textualidades, o que permite às leitoras e aos leitores possibilidades de leitura várias. Para tal, segui uma abordagem metodológica experimental, na qual procurei dialogar de maneira afetiva a obra de Igiaba Scego com produções artísticas, teóricas, audiovisuais e culturais brasileiras ou do Sul Global. Desse modo, dividi este trabalho em 6 partes: os dois primeiros textos, Notas para abrir caminho e Os primeiros passos, apresentam a pesquisa e situam-na espaço-temporalmente; o texto Nos caminhos da História e das memórias: notas históricas, literárias e sobre a sala de aula de língua italiana apresenta um percurso histórico da Itália que perpassa notas literárias e de ensino de língua; já no texto Que corpo é esse que brada em meio a selva de pedra? apresento algumas questões relativas aos refugiados e imigrantes na Itália e às violências raciais; em As encruzilhadas da identidade em “Minha casa é onde estou”, estabeleço uma breve leitura de Igiaba Scego e da obra tomada para construção desta pesquisa; por fim, concluo com O fim de um percurso: não um “adeus”, mas um “até mais tarde”, que são notas de reflexão sobre esse trabalho.
Abstract: This work was born as a confluence of voices and texts that intertwine with my voice in the attempt to promote a reading of the autobiography Minha casa é onde estou (La mia casa è dove sono), by Igiaba Scego (Italian writer and researcher of Somali origin). The text is presented in a hypermedia format and was constructed using theoretical, literary and personal notes, as well as hyperlinks to other textualities, which allows readers various reading possibilities. To do this, I followed an experimental methodological approach, in which I engaged in an affective dialogue between Igiaba Scego's work and artistic, theoretical, audiovisual and cultural productions from Brazil or the Global South. Therefore, I divided this work into 6 parts: the first two texts, Notas para abrir caminho and Os primeiros passos, present the research and place it spatiotemporally; the text Nos caminhos da História e das memórias: notas históricas, literárias e sobre a sala de aula de língua italiana presents a historical course on Italy that covers literary and language teaching notes; already in the text Que corpo é esse que brada em meio a selva de pedra? I present some questions regarding refugees and immigrants in Italy and racial violence; in As encruzilhadas da identidade em “Minha casa é onde estou” I establish a brief reading of Igiaba Scego and the work taken to construct this research; Finally, I conclude with O fim de um percurso: não um “adeus”, mas um “até mais tarde”, which are notes of reflection on this work.
Palavras-chave: Igiaba Scego
Memória
Corpo
Identidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38204
Data do documento: 10-Jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Vicente - Dissertação.pdf11,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons