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Tipo: Dissertação
Título: Tecnologia digital como estratégia de ensino do autocuidado do pé diabético.
Título(s) alternativo(s): Digital technology as a strategy for teaching foot self-care diabetic.
Autor(es): Falheiro, Keise Santos Souza
Primeiro Orientador: Santos, Kionna Oliveira Bernardes
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Kionna Oliveira Bernardes
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Milena Maria Cordeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Samilly Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Natividade, Marcio Santos da
Resumo: Dentre as complicações do diabetes mellitus (DM), aquelas relacionadas aos pés e membros inferiores afetam de 40 até 60 milhões de pessoas no mundo. Desse modo, a prevenção é considerada o elemento principal na abordagem do pé diabético. Assim, torna-se válido considerar o emprego das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para propiciar condições que viabilizem a educação em saúde através do uso de aplicativos móveis das tecnologias mHealth (saúde móvel). O estudo teve por objetivos desenvolver uma tecnologia digital educativa (aplicativo móvel) para o autocuidado, com vistas à prevenção do pé diabético. Além de validar e descrever a usabilidade do aplicativo, a partir da opinião de especialistas em enfermagem, fisioterapia e medicina da Atenção Primária e Secundária à saúde e docência/pesquisa. Trata-se de um estudo do tipo metodológico voltado ao desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta de promoção de saúde para pessoas com DM. O estudo foi conduzido por três fases distintas, a saber: a primeira, composta pelas atividades de planejamento e elaboração do conteúdo didático; a segunda, designada em construir/desenvolver a tecnologia propriamente dita e armazená-la em plataforma móvel e a terceira, voltada para a avaliação da usabilidade e validação do aplicativo pelos especialistas. A construção foi norteada pelo modelo de Design Instrucional Contextualizado e concebida no período de outubro de 2020 a março de 2021. Os resultados estão apresentados em formato de dois produtos: um produto técnico e outro acadêmico. O primeiro possibilitou o desenvolvimento do Aplicativo intitulado “EducPé - Educação para a Saúde dos Pés” para dispositivos móveis, publicado oficialmente na plataforma virtual da Google Play Store em maio de 2021. O segundo descreve os indicadores de validação e de avaliação da usabilidade da tecnologia. Na validação, 15 especialistas validaram a primeira versão do aplicativo, quanto ao seu conteúdo, adequabilidade e aparência, com o Índice de Validade de Conteúdo global (IVC) de 0,90 e alpha de Cronbach de 0,84 a 0,94. O estudo apontou uma usabilidade de 95,27 para o aplicativo móvel alcançando o nível máximo de avaliação (Nível 80). O “EducPé” comprovou ser prático, de fácil entendimento e ter alto nível de satisfação sob a ótica dessa clientela, com forte relevância para ser avaliado e utilizado pelo público-alvo.
Abstract: Among the complications of diabetes mellitus (DM), those related to the feet and lower limbs affect 40 to 60 million people worldwide. Thus, prevention is considered the main element in the approach to the diabetic foot. Thus, it is valid to consider the use of information and communication technologies (ICTs) to provide conditions that enable health education through the use of mobile applications of mHealth (mobile health) technologies. The study aimed to develop an educational digital technology (mobile application) for self-care, with a view to preventing diabetic foot. In addition to validating and describing the application's usability, based on the opinion of specialists in nursing, physiotherapy and medicine in Primary and Secondary Health Care and teaching/research. This is a methodological study aimed at the development and evaluation of a health promotion tool for people with DM. The study was conducted in three distinct phases, namely: the first, consisting of planning activities and elaboration of the didactic content; the second, designed to build/develop the technology itself and store it on a mobile platform, and the third, aimed at evaluating the usability and validation of the application by experts. The construction was guided by the Contextualized Instructional Design model and conceived in the period from October 2020 to March 2021. The results are presented in the format of two products: a technical product and an academic product. The first enabled the development of the Application entitled "EducPé - Education for the Health of the Feet" for mobile devices, officially published on the virtual platform of the Google Play Store in May 2021. The second describes the validation and evaluation indicators of the technology's usability . In the validation, 15 experts validated the first version of the application, regarding its content, suitability and appearance, with a global Content Validity Index (IVC) of 0.90 and Cronbach's alpha from 0,84 to 0,94. The study showed a usability of 95.27 for the mobile application reaching the maximum level of assessment (Level 80). “EducPé” proved to be practical, easy to understand and to have a high level of satisfaction from the perspective of this clientele, with strong relevance to be evaluated and used by the target audience.
Palavras-chave: Pé diabético
Aplicativos móveis
Educação em Saúde
Autocuidado
Estudos de Validação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38164
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

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