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Tipo: Dissertação
Título: Desafios do Cuidado Integral à Doença Falciforme: Limites e Possibilidades de sensibilização profissional através de um curso na modalidade à distância (EAD).
Título(s) alternativo(s): Challenges of Comprehensive Care for Sickle CeDisease: Limits and Possibilities of professional awareness through a distance learning course (EAD).
Autor(es): Araújo, Fabiola azevedo
Primeiro Orientador: Mota, Clarice Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Jane Mary Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Torres, Odete Messa
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Liliana
Resumo: A atenção integral é um dos princípios básicos do SUS e é considerado um dos pilares mais importantes da Atenção Básica à saúde. Podemos considerar que este princípio engloba ações de prevenção de doenças e agravos, promoção e reabilitação da saúde individual e coletiva. Abrange o cuidado em rede, englobando os três níveis de atenção a saúde, com participação da equipe multiprofissional.Trata-se também de um conceito que revela a complexidade do cuidado, atentando para o caráter psicossocial do adoecimento, na dimensão do cuidado integral. A integralidade em Doença Falciforme demanda articulação do cuidado em rede, a concretização de uma linha de cuidado e um cuidado humanizado. Demanda também ações de educação permanente para os profissionais de saúde, de modo a reparar a invisibilidade histórica deste agravo nos cursos de formação em saúde. O cuidado integral às pessoas com Doença Falciforme ainda é uma meta a ser atingida, apesar dos avanços alcançados nos últimos quinze anos. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral deste estudo discutir os limites e potencialidades de uma estratégia de educação desenvolvida, visando sensibilizar os profissionais de saúde na Atenção Básica e nos outros níveis de atenção, para que pudessem desenvolver e estimular em seu ambiente de trabalho práticas pautadas na integralidade do cuidado. Como parte da metodologia qualitativa, foi elaborado para este estudo um roteiro para entrevista semiestruturado subdividido em sete categorias, aplicado para 30 educandos de Salvador que aceitaram participar da pesquisa. As entrevistas foram lidas exaustivamente sendo separadas por categorias e analisadas segundo as orientações de Bardin (2011) que indica análise de conteúdo com previsão de três fases relevantes como a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, a inferência e interpretação. A análise das entrevistas permitiu a categorização em temas que foram confrontados com a literatura. A análise revelou que, apesar das limitações de um curso curto e à distância, as estratégias utilizadas conseguiram sensibilizar esses profissionais em relação à Doença Falciforme, contribuindo para que houvesse mudanças no acolhimento e cuidado de pessoas com a DF no seu âmbito de trabalho.
Abstract: Comprehensive care is one of the basic principles of the SUS and is considered one of the most important pillars of Primary Health Care. We can consider that this principle includes actions to prevent diseases and injuries, promotion, and rehabilitation of individual and collective health. It covers network care, encompassing the three levels of health care, with the participation of the multidisciplinary team. It is also a concept that reveals the complexity of care, considering the psychosocial character of illness, in the dimension of comprehensive care. Integrality in Sickle Cell Disease demands articulation of networkcare, the realization of a line of care and humanized care. It also demands permanent education actions for health professionals, to repair the historical invisibility of this disease in health training courses. Comprehensive care for people with Sickle Cell Disease is still a goal to be achieved, despite the advances achieved in the last fifteen years. Thus, it was established as the general objective of this study to discuss the limits and potentialities of an education strategy developed, aiming to sensitize health professionals in Primary Care and other levels of care, so that they could develop and stimulate in their work environment practices based on the integrality of care. As part of the qualitative methodology, a script for semi-structured interviews was developed for this study, subdivided into seven categories, applied to thirty students from Salvador who agreed to participate in the research. The interviews were read exhaustively and separated by categories and analyzed according to Bardin's guidelines (2011) that indicates content analysis with prediction of three relevant phases such as pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results, inference, and interpretation. The analysis of the interviews allowed the categorization into themes that were confronted with the literature. The analysis revealed that, despite the limitations of a short and distance course, the strategies used were able to sensitize these professionals in relation to sickle cell disease, contributing to changes in the reception and care of people with DF in their scope of work.
Palavras-chave: Capacitação em Serviço
Doença Falciforme
Atenção Básica à Saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38143
Data do documento: 18-Dez-2019
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