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Tipo: Dissertação
Título: Satisfação no processo de trabalho e seus determinantes: interfaces com a Educação Permanente em Saúde.
Título(s) alternativo(s): Satisfaction in the work process and its determinants: interfaces with Continuing Health Education.
Autor(es): Camargo, Sócrates Coelho
Primeiro Orientador: Esperidião, Monique Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Esperidião, Monique Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Denise Vieira da
metadata.dc.contributor.referee3: Pinto, Isabela Cardoso de Matos
Resumo: Esta pesquisa analisou a satisfação no processo de trabalho e seus determinantes, identificando as potencialidades da Educação Permanente em Saúde (EPS) frente à questão. Identifica-se no atual contexto econômico, político e social do Brasil o aumento do desemprego e a perda progressiva dos diretos dos trabalhadores, assim como o acirramento de situações negativas vivenciadas no ambiente de trabalho como intensificação do ritmo e carga de trabalho, aumento da competitividade e conflitos trabalhistas e o aumento da exposição a riscos ambientais no trabalho Essas circunstâncias têm resultado em esgotamentos físicos e emocionais do trabalhador. Tais condições são propícias para promover à insatisfação no trabalho, que pode ocasionar adoecimento e falta de comprometimento ético por parte do trabalhador, fatores que trazem problemas para o processo de trabalho desse agente. A Educação Permanente em Saúde (EPS) visa a transformação das práticas de saúde em direção aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), partindo da análise do processo de trabalho, identificando os problemas e formulando ações para resolvê-los. A EPS apesenta-se como importante ferramenta que permite transformações no processo de trabalho que resultam em maior satisfação dos profissionais. Com desenho descritivo e exploratório, foi realizado um estudo transversal por meio de questionário com questões abertas e fechadas. A amostra foi composta 204 trabalhadores da saúde. Os dados foram analisados se utilizando da estatística descritiva, através da construção de um banco de dados no SPSS. A análise das questões abertas foi feita através do agrupamento por proximidade de conteúdo, apresentados por meio de tabelas com números absolutos e porcentagem. Os resultados encontrados mostraram que os maiores níveis de insatisfação são na categoria condições de trabalho, tendo a maior porcentagem o salário (64,7%). Além disso, nessa categoria a maior porcentagem de nível de satisfação foi com o vínculo empregatício (82,3%). Na categoria relações no trabalho, a maior porcentagem de insatisfação foi a preocupação da instituição com o bem-estar dos trabalhadores (35,3%) e os maiores índices de satisfação estão nas relações com os colegas de trabalho (89,7%). Na categoria do conteúdo significativo do trabalho, os maiores índices de insatisfação foram com o reconhecimento do seu trabalho pela sociedade (32,8%) e os maiores índices de satisfação foi com o propósito do seu trabalho (85,3%). Na categoria EPS, a oportunidade de desenvolvimento profissional teve o maior índice de insatisfação, com 30,4%, e o maior índice de satisfação é com a disponibilidade de atividades de EPS com 51%. A maioria dos determinantes que estão levando à satisfação no trabalho está na categoria conteúdo significativo do trabalho com 61,2% e na subdivisão relações no trabalho foi citada por 17,6% da amostra. Os determinantes que estão levando à insatisfação no trabalho estão na categoria condições de trabalho com 38,8% das respostas. Partindo disso, a EPS pode desenvolver ações que tragam discussões sobre respeito, participação política, relações interpessoais, reconhecimento e valorização do trabalhador, tanto internamente, como externamente à instituição, construir espaços de feedback e de discussão sobre o contexto político, econômico e social, ancorando essas ações na micropolítica do trabalho vivo, método de roda e na problematização/aprendizagem significativa.
Abstract: This research analyzed satisfaction in the work process and its determinants, identifying the potential of continuing education in health in face of the issue. In the current economic, political and social context in Brazil, the increase in unemployment and the progressive loss of workers' rights are identified, as well as the intensification of negative situations experienced in the work environment, such as an intensification of the pace and workload, increased competitiveness and labor disputes and increased exposure to environmental hazards at work. These circumstances have resulted in the worker's physical and emotional exhaustion. Such conditions are conducive to promoting dissatisfaction at work, which can cause illness and lack of ethical commitment on the part of the worker, factors that bring problems to the work process of this agent. The EPS presents itself as an important tool that allows transformations in the work process that result in greater satisfaction of professionals.. With a descriptive and exploratory design, a cross-sectional study was carried out using a questionnaire with open and closed questions. The sample consisted of 204 health workers. Data were analyzed using descriptive statistics, through the construction of a database in SPSS. The analysis of open questions was performed by grouping by proximity of content, presented through tables with absolute numbers and percentage. The results found showed that the highest levels of dissatisfaction are in the working conditions category, with the highest percentage being salary (64.7%). Furthermore, in this category, the highest percentage of satisfaction level was with the employment relationship (82.3%). In the category relationships at work, the highest percentage of dissatisfaction was the institution's concern with the well-being of workers (35.3%) and the highest levels of satisfaction are in relationships with co-workers (89.7%). In the category of significant content of work, the highest rates of dissatisfaction were with the recognition of their work by society (32.8%) and the highest levels of satisfaction were with the purpose of their work (85.3%). In the EPS category, the professional development opportunity had the highest dissatisfaction rate, with 30.4%, and the highest satisfaction rate is with the availability of EPS activities with 51%. Most of the determinants that are leading to job satisfaction are in the significant content of work category with 61.2% and in the work relationships subdivision it was mentioned by 17.6% of the sample. The determinants that are leading to job dissatisfaction are in the working conditions category with 38.8% of the responses. Based on this, the EPS can develop actions that bring discussions about respect, political participation, interpersonal relationships, recognition and appreciation of the worker, both internally and externally to the institution, build spaces for feedback and discussion about the political, economic and social context, anchoring these actions in the micropolitics of living work, the wheel method and in the problematization / meaningful learning.
Palavras-chave: Trabalho
Satisfação no trabalho
Educação Permanente em Saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38090
Data do documento: 19-Abr-2022
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