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Tipo: Dissertação
Título: Telemonitoramento em saúde mental infantojuvenil: conquistas e desafios para sua implementação
Título(s) alternativo(s): Telemonitoring in child and adolescent mental health: achievements and challenges for its implementation
Autor(es): Freitas, Ana Luiza Santos
Primeiro Orientador: Félix, Lívia Botelho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freitas, Patrícia Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Félix, Lívia Botelho
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Nília Maria de Brito Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Thayse Andrade
Resumo: Freitas, A.L.S. (2023). Telemonitoramento em saúde mental infantojuvenil: Conquistas e desafios para sua implementação. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde. Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, Bahia. A pandemia COVID-19 gerou impacto mundial na área da saúde principalmente durante o período de isolamento social, ocasionando de forma inesperada a adequação dos mais diversos serviços de saúde para o atendimento à distância. Diante deste cenário, este estudo objetivou: i) descrever a trajetória do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Brasil; ii) apresentar as diferentes formas de atendimentos à distância destinadas ao cuidado em saúde mental do público infantojuvenil durante o período de isolamento social decorrente da pandemia; iii) elaborar um produto técnico que sirva como guia de boas práticas para implementação de telemonitoramento em serviços de saúde. Os resultados desta pesquisa foram organizados em dois artigos: no primeiro foi realizada pesquisa bibliográfica utilizando-se método exploratório-descritivo. Abordou-se a trajetória do uso das TICs no Brasil de um modo geral e, foram elencadas as experiências de cuidado em saúde mental - nacionais e internacionais - no que se refere à assistência de crianças e adolescentes no período pandêmico. O segundo artigo apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa, no qual investigou-se a experiência do telemonitoramento multidisciplinar implantado durante o ano de 2020. A pesquisa foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência de Vitória da Conquista-BA, respeitando-se todos os aspectos éticos. Participaram do estudo profissionais de saúde, familiares e adolescentes usuários do serviço, totalizando 21 participantes. Como técnicas de coleta, utilizou-se de questionário online semiestruturado (com equipe de saúde) e de grupos focais presenciais (com usuários). As informações obtidas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados permitiram concluir que, embora existam limitações de acesso aos recursos tecnológicos e necessidade de melhor estruturação da proposta de telemonitoramento, foram encontrados benefícios no acompanhamento de usuários e seus familiares por meio do telefone, a saber: redução de filas de espera para atendimento, fortalecimento do vínculo entre usuários e técnico de referência, aumento da resolutividade de situações comportamentais urgentes como manejo de crises, orientações sobre tratamento medicamentoso e construção da autonomia entre usuários e familiares. Com base nesses achados foi construído um guia dirigido às equipes de saúde orientado para a implementação do telemonitoramento como ferramenta complementar de assistência. Por fim, delineia-se o telemonitoramento se apresenta como um recurso potente neste contexto, especialmente quando dirigido ao acompanhamento estratégico das famílias. Neste âmbito considera-se que a Psicologia da Saúde pode subsidiar práticas profissionais que fortaleçam a atenção psicossocial no que tange ao cuidado clínico, comunitário e territorializado.
Abstract: FREITAS, A.L.S. Telemonitoring in child and adolescent mental health: achievements and challenges for its implementation. Master's Thesis. Postgraduate Program in Health Psychology. Federal University of Bahia, Multidisciplinary Health Institute. Vitória da Conquista, Bahia: UFBA, 2023. The COVID-19 pandemic had a global impact on the health sector, especially during the period of social isolation, unexpectedly causing the adaptation of the most diverse health services to remote care. Given this scenario, this study aimed to: i) describe the trajectory of the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazil; ii) present the different forms of remote care aimed at mental health care for children and young people during the period of social isolation resulting from the pandemic; iii) develop a technical product that serves as a guide to good practices for implementing telemonitoring in health services. The results of this research were organized into two articles: in the first, bibliographical research was carried out using an exploratory-descriptive method. The trajectory of the use of ICTs in Brazil in general was discussed and mental health care experiences -national and international- were listed with regard to assistance to children and adolescents during the pandemic period. The second article presents a case study of a qualitative nature, in which the experience of multidisciplinary telemonitoring implemented during 2020 was investigated. The research was carried out at the Center for Psychosocial Care for Children and Adolescents in Vitória da Conquista-BA, respecting all ethical aspects. Health professionals, family members and adolescent users of the service participated in the study, totaling 21 participants. As collection techniques, we used a semi-structured online questionnaire (with a healthcare team) and in-person focus groups (with users). The information obtained was transcribed and subjected to content analysis. The results allowed us to conclude that, although there are limitations in access to technological resources and the need for better structuring of the telemonitoring proposal, benefits were found in monitoring users and their families via telephone, namely: reduction of waiting lines for care, strengthening the bond between users and reference technician, increasing the resolution of urgent behavioral situations such as crisis management, guidance on drug treatment and building autonomy between users and family members. Based on these findings, a guide was created aimed at health teams aimed at the implementation of telemonitoring as a complementary assistance tool. Finally, it is outlined that this presents itself as a powerful resource in this context, especially when aimed at strategic monitoring of families. In this context, it is considered that Health Psychology can support professional practices that strengthen psychosocial care in terms of clinical, community and territorialized care.
Palavras-chave: Telemonitoramento
Saúde mental
Infância e adolescência
Criança
Adolescente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Outro
Citação: FREITAS, Ana Luiza Santos. Telemonitoramento em saúde mental infantojuvenil: conquistas e desafios para sua implementação. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, Vitória da Conquista, BA, 2023
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38047
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PPGPS - IMS)

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