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Tipo: Tese
Título: Modelo para desenvolvimento e aperfeiçoamento dos potenciais para resiliência assistido por meio do monitoramento da segurança com VANT
Autor(es): Melo, Roseneia Rodrigues Santos de
Primeiro Orientador: Costa, Dayana Bastos
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Dayana Bastos
metadata.dc.contributor.referee2: Costella, Marcelo Fabiano
metadata.dc.contributor.referee3: Hirota, Ercilia Hitomi
metadata.dc.contributor.referee4: Ferreira, Emerson de Andrade Marques
metadata.dc.contributor.referee5: Saurim, Tarcisio Abreu
Resumo: A gestão da segurança é responsável pela identificação, controle e avaliação dos perigos no ambiente laboral. Entretanto, sua eficiência tem sido questionada devido aos altos índices de acidentes enfrentados pela indústria da construção. Essa ineficiência pode ser associada à dificuldade em monitorar processos em canteiro sem o suporte tecnológico adequado e a abordagem reativa aplicada na construção ao longo dos anos. Para aprimorar tais aspectos, estudos destacam os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) como uma alternativa eficaz, capaz de monitorar as condições de segurança on-site e apoiar a tomada de decisão em tempo hábil. Com relação às abordagens proativas, a Engenharia de Resiliência (ER) emerge como um novo paradigma para lidar com a variabilidade diária, apoiando os ajustes de desempenho responsáveis pela continuidade das operações após eventos inesperados ou na presença de um estresse contínuo. Em vista disso, esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo prescritivo para orientar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de potenciais de resiliência assistido por meio do monitoramento da segurança com VANT. Como objetivos específicos, esta tese buscou: (a) propor um protocolo para monitoramento com VANT integrado às rotinas do Sistema de Gestão da Segurança (SGS), (b) identificar as contribuições do monitoramento com VANT para o desenvolvimento das perspectivas Safety-I e Safety-II, e (c) propor diretrizes para a aplicação do modelo para desenvolvimento e aperfeiçoamento dos potenciais para resiliência assistido pelo monitoramento com VANT. A estratégia de pesquisa adotada é a Design Science Research, envolvendo três estudos empíricos ao longo das seguintes etapas: (a) a etapa de investigação do problema buscou identificar as lacunas quanto ao monitoramento da segurança com VANT; (b) a etapa de proposta de solução deu ênfase ao desenvolvimento do protocolo para monitoramento com VANT integrado às rotinas do SGS à luz da ER; (c) a etapa de implementação e refinamento do modelo consistiu na combinação do protocolo e das contribuições teóricas para o desenvolvimento dos potenciais para resiliência; e (d) avaliação do modelo e da sua implementação a partir dos construtos utilidade e impactos e riscos. Como principais resultados, foi observado que o modelo proposto favorece a identificação dos perigos e não conformidades (Safety-I) e a identificação de práticas informais e mecanismos que contribuem para a manutenção das operações diárias (Safety-II), por exemplo, a observação do trabalho realizado e o aprendizado com os fatores de sucesso e falhas. Como achados teóricos, esta tese contribui para o avanço no conhecimento por meio da proposição de um modelo e diretrizes para orientar o desenvolvimento dos mecanismos de resiliência e suas práticas visando melhorar a capacidade das organizações em monitorar, responder, antecipar e aprender. Como contribuição prática, o modelo proposto permite uma melhor colaboração, transparência e agilidade nas tomadas de decisão. Além de apresentar rotinas operacionais e de segurança que facilitam a integração do monitoramento com VANT ao SGS. Dentre as limitações percebidas, ressalta-se a dificuldade dos usuários em utilizar as informações fornecidas pelo monitoramento com VANT para o desenvolvimento das habilidades de resiliência. Essa dificuldade foi atribuída à fatores humanos e organizacionais, tais como, priorização da produtividade em sacrifício consciente da segurança, falta de recursos, alta demanda de trabalho pelos técnicos, treinamentos ineficientes, falha de planejamento, ausência de memória organizado, entre outros.
Abstract: Safety management is responsible for identifying hazards, evaluating, and control of risks on construction sites. However, its efficiency has been questioned due to the high accident rates faced by the construction industry. This inefficiency can be associated with the difficulty in monitoring processes without the appropriate technological support and the reactive approach applied in the construction over the years. In order to improve such aspects, studies highlight the Unmanned Aerial Systems (UAS) as an effective alternative to monitor safety conditions on-site and support timely decision making. Regarding the proactive approaches, Resilience Engineering (RE) emerges as a new paradigm capable of dealing with everyday variability and support the performance adjustments responsible for continuing operations after unexpected events or in the presence of continuous stress. Thus, this thesis aimed to propose a prescriptive model to guide the development and improvement of resilience potentials through safety monitoring with UAS. As specific objectives, this research sought to (1) propose a protocol for monitoring using UAS integrated into safety management routines, (2) identify the contributions of UAS monitoring for developing Safety-I and Safety-II perspectives, and (3) propose guidelines to apply the model for the development and improvement of the resilience potentials assisted by UAS monitoring. The research was developed based on Design Science Research strategy, involving three empirical studies along the following stages: (a) the problem investigation stage sought to identify the gaps regarding the safety monitoring using UAS at construction sites; (b) the suggestion stage emphasized the development of a protocol for UAS monitoring integrated into the SGS routines in light of the RE; (c) the implementation stage aimed to combine the protocol and theoretical contributions to the development of potentials for resilience; and (d) evaluation of the model and its implementation based on the utility and impacts and risks constructs. As main results, it was observed that the proposed model facilitates the identification of hazards and non-conformities (Safety-I) and make it easy to understand informal practices and mechanisms that contribute to the maintenance of daily operations (Safety-II), for example, the observation of work-as-done and the learning with the success and failure factors. As theoretical findings, this thesis contributes to the advancement of knowledge by proposing a model and guidelines for developing resilience mechanisms and their practices in order to improve the abilities of organizations to monitor, respond, anticipate and learn. As practical contributions, the proposed model enables better collaboration, transparency and agility in decision making. In addition, its present operational and safety routines that facilitate the integration of UAS monitoring into safety management system. The perceived limitations emphasized the users' difficulty in using the information provided by UAS monitoring for the development of resilience potentials. This difficulty must be attributed to human and organizational factors, such as prioritizing productivity in the conscious safety sacrifice, lack of resources, safety personnel overwork, inefficient training, planning failure, absence of organizational memory, among others
Palavras-chave: Construção civil
Monitoramento de segurança
Tecnologias digitais
Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT)
Engenharia de Resiliência
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37992
Data do documento: 17-Dez-2020
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