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Tipo: Dissertação
Título: Educação permanente em diagnóstico do câncer infantojuvenil: vivências significativas de profissionais da atenção primária à saúde
Título(s) alternativo(s): Permanent education in early diagnosisof cancer in children and adolescents: significant experiences of primary health care professionals.
Autor(es): Silva, Mariana Moitinho Freire Queiroz da
Primeiro Orientador: Whitaker, Maria Carolina Ortiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ramos, José Lúcio Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Milena Dórea de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Márcia Maria Carneiro
metadata.dc.contributor.referee3: Amaral, Juliana Bezerra do
Resumo: Os processos de aprendizagem em saúde buscam oferecer o fortalecimento, a atualização e a emancipação dos sujeitos envolvidos. Para os profissionais de saúde, a educação permanente tem-se mostrado como estratégia que permite a ampliação dos conhecimentos, de habilidades, competências e atitudes que permitirão melhorias na assistência à saúde e para a sociedade. Os temas que direcionam os processos educativos para profissionais de saúde são distintos e são planejados de acordo com a necessidade do grupo de profissionais, por demandas do processo assistencial e de trabalho ou ainda para responder às necessidades da sociedade. Entre essas demandas sociais, destaca-se o câncer infantojuvenil que está entre as principais causas de mortalidade em menores de 18 anos no cenário mundial. Sabe-se que o diagnóstico precoce tem sido a principal ação para as possíveis modificações dessa realidade epidemiológica. Teve como objetivo analisar as vivências significativas de profissionais de saúde da APS de Salvador-BA em educação permanente acerca do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. O estudo será realizado com os profissionais de saúde que atuam na atenção primária à saúde de um município no estado da Bahia. Serão convidados para participar do estudo profissionais que estiveram presentes na primeira e/ou segunda edição do curso de capacitação em diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil realizado por especialistas na área da oncopediatria de uma instituição referência no cuidado à criança com câncer. A pesquisa respeitará os aspectos éticos e legais que perpassam as determinações da Resolução 466/2012 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, visto que contemplará os princípios que fundamentam a pesquisa envolvendo seres humanos, os quais perpassam pela autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade. Os dados foram organizados, codificados e caracterização de cada categoria de análise. Foram utilizados como norteadores metodológicos a análise de conteúdo e o suporte teórico para a interpretação dos dados foi apoiado no modelo da aprendizagem significativa. A partir das vivências significativas dos participantes, emergiram 2 categorias: Significados relacionados à aplicabilidade das vivências no campo de prática; Significados relacionados às possíveis dificuldades enfrentadas pelos profissionais da APS para as implicações do processo de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O estudo revelou que os profissionais da Atenção Primária à Saúde percebem o processo de aprendizagem como fundamental para melhoria da qualidade da assistência prestada às crianças com suspeita de câncer infantojuvenil. Discutir sobre as atividades de educação permanente neste contexto é uma estratégia a ser refletiva e implementada.
Abstract: Health learning processes seek to strengthen, update and emancipate the subjects involved. For health professionals, permanent education has been shown to be a strategy that allows the expansion of knowledge, skills, competencies and attitudes that will allow improvements in health care and for society. The themes that guide the educational processes for health professionals are different and are planned according to the needs of the group of professionals, the demands of the care and work process, or even to respond to the needs of society. Among these social demands, childhood cancer stands out, which is among the main causes of mortality in children under 18 years of age on the world stage. It is known that early diagnosis has been the main action for possible changes in this epidemiological reality. To analyse the significant experiences of Primary Health Care professionals in Salvador-Bahia in permanent education about the early diagnosis of cancer in children and adolescents. Descriptive, exploratory research with a qualitative approach. The study will be carried out with health professionals who work in primary health care in a municipality in the state of Bahia. Professionals who were present at the first and/or second edition of the training course on early diagnosis of childhood cancer, carried out by specialists in the area of oncopediatrics from a reference institution in the care of children with cancer, will be invited to participate in the study. The research will respect the ethical and legal aspects that permeate the determinations of Resolution 466/2012 and 510/16 of the National Health Council, since it will contemplate the principles that underlie research involving human beings, which permeate autonomy, non-maleficence, beneficence, justice and equity. Data were organized, coded and characterized for each analysis category. Content analysis and theoretical support for the interpretation of FOI data supported by the meaningful learning model were used as methodological guides. From the significant experiences of the participants, 2 categories emerged: Meanings related to the applicability of experiences in the field of practice; Meanings related to possible difficulties faced by professionals for the implications of the early diagnosis process of childhood cancer. The study revealed tha Primary Health Care professionals perceive the learning process as fundamental to improvin the quality of care to children with suspected childhood cancer. Discussing continuing education activities in this context is a strategy to be reflected upon and implemented.
Palavras-chave: Educação continuada
Atenção primária à saúde
Detecção precoce de câncer
Saúde da criança
Saúde do Adolescente
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: SILVA, Mariana Moitinho Freire Queiroz da. Educação permanente em diagnóstico do câncer infantojuvenil: vivências significativas de profissionais da atenção primária à saúde. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Salvador. 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37862
Data do documento: 31-Mar-2023
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